A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE EM ENSINO EM SAÚDE Diretrizes Educacionais para a Graduação
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger Francisco José Cândido dos Reis Victor Evangelista de Faria Ferraz

2 Diretrizes Educacionais para a Graduação
Contextualização SISTEMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO BÁSICA Ensino Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio EDUCAÇÃO SUPERIOR Sequenciais Graduação Pós-Graduação

3 Diretrizes Educacionais para a Graduação
SISTEMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS — EJA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EDUCAÇÃO ESPECIAL EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – EAD

4 Diretrizes Educacionais para a Graduação
SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRO SISTEMA FEDERAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Instituições de Educação Superior Federais e Privadas SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Instituições de Educação Superior Estaduais e Municipais Universidades Institutos e Escolas Superiores Centros Universitários Centros de Educação Tecnológica Faculdades e Faculdades Integradas

5 Diretrizes Educacionais para a Graduação
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição Princípios gerais do sistema educacional Finalidades Recursos financeiros Diretrizes para a carreira docente

6 Diretrizes Educacionais para a Graduação
Constituição Federal de 1988 – direito universal à educação Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Plano Nacional de Educação – diagnóstico, diretrizes, objetivos e metas a 2020

7 Diretrizes Educacionais para a Graduação
Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação - Resolução CNE/CES Nº4 de 2001 Perfil do Formando Egresso/Profissional Competências e Habilidades Conteúdos Curriculares Estágios e Atividades Complementares Organização do Curso Acompanhamento e Avaliação

8 Diretrizes Educacionais para a Graduação
DCN PPC DOCENTE ESTRUTURA CURRICULAR HABILIDADES COMPETÊNCIAS EGRESSO

9 BIBLIOGRAFIA 1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de ª ed. Brasília – DF Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Resolução CNE/CES Nº 4, de 7 de Novembro de Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. 3. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo Penin STS; Cortelazzo AL. Avaliação do Ensino Superior pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Disponível portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=&gid=4336&option... Acessado em 10/09/ Anastasiou, LGC; Alves, LP. Estratégias de ensinagem. In: Anastasiou, LGC; Alves, LP. (Orgs). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, p Vasconcellos, CS. Metodologia Dialética em Sala de Aula. Revista de Educação AEC. 1992; Almeida MI; Pimenta SG. Pedagogia Universitária: Valorizando o Ensino e a Docência na Universidade de São Paulo. In Pimenta SG; Almeida MI. Pedagogia Universitária. SP. Ed Universidade de São Paulo

10 Obrigada!


Carregar ppt "Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google