A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema MercúrioWeb Sistema MercúrioWeb Nova Sistemática Para a Solicitação de Empenho Adiantamento A Partir de 02 de Fevereiro de 2009 Portaria GR Nº.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema MercúrioWeb Sistema MercúrioWeb Nova Sistemática Para a Solicitação de Empenho Adiantamento A Partir de 02 de Fevereiro de 2009 Portaria GR Nº."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema MercúrioWeb Sistema MercúrioWeb Nova Sistemática Para a Solicitação de Empenho Adiantamento A Partir de 02 de Fevereiro de 2009 Portaria GR Nº. 4040/08

2 Legislação Em caso de dúvidas legais sobre empenho Adiantamento, clicar no ícone Legislação ou acessar o menu legislações na página do GEFIM (www.usp.br/gefim). NEW Em caso de dúvidas sobre empenhamento de adiantamento no Sistema MercúrioWeb, clicar em NEW, para visualizar a apresentação da nova sistemática para a solicitação de empenho adiantamento. Na apresentação consta informações desde a elaboração de uma solicitação de empenho adiantamento até o seu reforço.

3 3 Cadastros Necessários No Sistema Mercúrio (RECAD) Antes de solicitar o empenho adiantamento através do Sistema MercúrioWeb, é necessário cadastrar no Sistema Mercúrio (RECAD) as contas adiantamento abertas. Cada responsável (favorecido) por empenho adiantamento deverá ter uma conta bancária aberta em seu nome, conforme determina a legislação. No Sistema MercúrioWeb Antes da elaboração do empenho adiantamento, o Assistente da Unidade deverá fazer as seguintes autorizações (permissões): a)Solicitar Adiantamento – Definição do responsável (favorecido) por empenho adiantamento e pela elaboração da solicitação de empenho adiantamento; b) Autorizar Solicitação de Adiantamento b) Autorizar Solicitação de Adiantamento – Definição do responsável pela autorização da solicitação de empenho adiantamento; c)Aprovar Solicitação de Adiantamento – Definição do dirigente responsável pela aprovação da emissão de empenho adiantamento; d)Emitir Empenho – Definição do responsável pela emissão da nota de empenho adiantamento.

4 Primeira Etapa Cadastro de Contas Adiantamento Sistema Mercúrio RECAD Conta adiantamento é a conta corrente aberta junto ao Banco Nossa Caixa, para a movimentação dos recursos empenhados através de adiantamento. Cada responsável por empenho adiantamento deve possuir uma conta adiantamento aberta em seu nome, cadastrada no Sistema Mercúrio RECAD. Importante: Ressaltamos que os cheques emitidos devem sempre possuir a assinatura do responsável pelo empenho adiantamento (parágrafo 2º, do artigo 3º, da Portaria GR Nº. 4040/08).

5 5 Cadastro de Contas Bancárias no Sistema Mercúrio (RECAD): Roteiro: Subsistemas Execução Financeira Cadastro de Contas Bancárias (Tesouraria ou quem tiver esta ação no Sistema Mercúrio)

6 6 Objeto Contas Bancárias USP Cadastro de Contas Bancárias (Tesouraria ou quem tiver esta ação no Sistema Mercúrio)

7 7 Informar: Número do banco Nossa Caixa (151); Número da Agência; Número da conta corrente; Nome da conta corrente (pode ser um nome criado pela Unidade); Tipo (A – Adiantamento); Definir o responsável pela conta corrente, a data de início/ fim e o Tipo ( titular principal). Observação: Se o funcionário for responsável (favorecido) por empenho adiantamento, não esquecer de habilitar este campo. Cadastro de Contas Bancárias (Tesouraria ou quem tiver esta ação no Sistema Mercúrio)

8 SEGUNDA ETAPA Cadastro de Autorização (Permissão) Sistema MercúrioWEB A autorização é a permissão outorgada ao funcionário para exercer determinada ação junto ao Sistema.

9 9 Após o cadastro da(s) conta(s) corrente(s) no Sistema Mercúrio (RECAD), entrar no Sistema MercúrioWeb para autorizar o solicitante do adiantamento, o autorizador da solicitação de adiantamento, o aprovador (dirigente) da solicitação de adiantamento e o emissor do empenho adiantamento. Cadastro das Autorizações (Assistência)

10 10 Clicar em Entrar. Cadastros das Autorizações (Assistência)

11 11 Clicar em Autorização e em seguida em Cadastro. Cadastro das Autorizações (Assistência)

12 12 Definir o papel (atuação) de cada funcionário junto ao Sistema, ou seja: - quem vai solicitar adiantamento (secretária, técnico, tesoureiro, etc.); - quem vai autorizar solicitação de adiantamento (assistência); - quem vai aprovar a solicitação de adiantamento (dirigente); - quem vai emitir empenho adiantamento (contabilidade). Cadastro das Autorizações (Assistência)

13 Atuações junto ao Sistema MercúrioWeb Elaborador Responsável Autorizador Aprovador Emissor de Empenho Qualquer funcionário autorizado a solicitar adiantamento Qualquer funcionário autorizado a solicitar adiantamento com conta bancária cadastrada Assistentes, Diretores de Departamentos ou quem for delegado para autorizar as solicitações Dirigente ou quem for delegado pelo dirigente para aprovar as solicitações Contabilidade ou quem tiver permissão para emitir empenho. Somente elabora a solicitação de adiantamento Favorecido de adiantamento Autoriza a solicitação de adiantamento Aprova a solicitação de adiantamento Faz a emissão de empenho adiantamento

14 Etapas percorridas por uma solicitação de um empenho adiantamento Solicitação (Elaborador) Autorização Assistência Emissão do Empenho (Contabilidade) Aprovação (Dirigente) Elaboração: Autorização Aprovação Empenho Devolução: Antes do empenho (até o esboço), a solicitação de adiantamento pode ser devolvida para correção ou para exclusão (editar solicitação de adiantamento). Neste caso, a solicitação percorrerá o sentido inverso do encaminhamento inicial. Obs.: A exclusão de uma solicitação de adiantamento pode ser realizada apenas pelo elaborador.

15 TERCEIRA ETAPA Cadastro do Elaborador e do Responsável O Elaborador é o funcionário cadastrado no Sistema MercúrioWeb, que tem a atribuição de solicitar empenho adiantamento em nome de um outro funcionário (responsável). O elaborador também pode ser cadastrado como responsável por empenho adiantamento, desde que possua conta adiantamento aberta em seu nome e cadastrada no Mercúrio RECAD. O elaborador pode ser qualquer funcionário autorizado pela Unidade. Cada elaborador deve ter um responsável vinculado a ele. O Responsável por empenho adiantamento é o funcionário cadastrado no Sistema MercúrioWeb, que tem a atribuição de possuir empenho aberto em seu nome. Cada responsável por empenho adiantamento deve ter uma conta bancária aberta em seu nome, cadastrada no Mercúrio RECAD. Cada responsável deve possuir um elaborador vinculado a ele.

16 16, Após a concessão das autorizações (permissões), clicar em Elaborador, para realizar o cadastro dos funcionários que terão a atribuição de solicitar e de ser responsável (favorecido) por empenho adiantamento. Cadastro Elaborador/Responsável (Assistência)

17 Para o cadastramento do elaborador e do responsável por adiantamento, clicar em cadastro. Obs.: Se desejar fazer somente uma consulta do nome dos elaborados e dos responsáveis já cadastrados, basta preencher os critérios para a busca e clicar em Buscar. Cadastro Elaborador/Responsável (Assistência)

18 18 No cadastro do responsável e do elaborador (mesma tela), informar: a) a Unidade; b) o centro de despesa onde o funcionário está lotado; c) o nome do responsável (funcionário que terá empenho emitido em seu nome); Cadastro Elaborador/Responsável (Assistência)

19 19 d) o nome do Elaborador (funcionário encarregado pela elaboração da solicitação de adiantamento em nome do responsável cadastrado acima); e) data de ativação; f) data de desativação. Obs.: Procurar manter essas datas de acordo com a situação do funcionário na Unidade. Cadastro Elaborador/Responsável (Assistência)

20 20 Após a inclusão dos dados solicitados, clicar em Salvar. Cadastro Elaborador/Responsável (Assistência)

21 21 Se for realizar o cadastro de um novo responsável e de um novo elaborador, clicar novamente em Cadastro. Como informado anteriormente, se houver somente a necessidade de conhecimento dos funcionários cadastrados para solicitar adiantamento (elaborador) e dos cadastrados como responsáveis por empenho adiantamento, utilizar a opção Buscar (preencher os dados solicitados e clicar em buscar). Cadastro Elaborador/Responsável (Assistência)

22 22 Este é o resultado de uma consulta realizada. Observe que para cada elaborador há um responsável vinculado. Obs.: A Unidade deverá realizar o cadastro dos elaboradores e dos responsáveis por adiantamento conforme suas necessidades. Consulta Elaborador/Responsável (Assistência)

23 QUARTA ETAPA CADASTRO DE ADIANTAMENTO (Elaboração de Adiantamento) O menu Adiantamento é o local onde o elaborador faz o cadastro das solicitações de empenho adiantamento. Observação: O campo valor inicial constante na tela de cadastro da solicitação de adiantamento, refere-se ao valor a ser liberado (requisitado) automaticamente no momento do empenho. O prazo para o crédito na conta adiantamento não mudou. O valor inicial a ser solicitado poderá ser o valor integral do adiantamento, independentemente da fonte de recursos (receita ou tesouro) e do item de despesa. Solicitamos cautela e bom senso sobre a questão de solicitação do valor do adiantamento, principalmente, porque se o saldo requisitado não for utilizado e recolhido fora do prazo de prestação de contas, o responsável pelo adiantamento estará sujeito às penalidades previstas na Portaria GR Nº. 4040/08.

24 24. Após o cadastro das contas adiantamento, dos funcionários encarregados pela solicitação e dos funcionários responsáveis por empenho adiantamento, o Elaborador já poderá elaborar a solicitação de adiantamento. Assim que entrar no Sistema, basta clicar em Adiantamento. Cadastro Solicitação Adiantamento (Elaborador)

25 Para o elaborador cadastrar uma solicitação de adiantamento, clicar em cadastro. Obs.: Se desejar fazer somente uma consulta de uma solicitação, ou de um empenho ou ainda, de um reforço cadastrado, basta preencher os critérios de busca e clicar em Buscar. Cadastro Solicitação Adiantamento (Elaborador)

26 26 O elaborador (encarregado pela solicitação) de adiantamento deverá informar os seguintes dados: a) a Unidade; b) o centro despesa; c) o valor do empenho; d) a data de previsão do empenho; e) a finalidade da solicitação dos recursos; f) o valor inicial (valor referente à 1ª requisição de numerário); g) o recurso - tesouro ou receita (se souber); h) o item de despesa; i)o grupo base (se souber); j) o nº. do Convênio (se for o caso); k) o nome do responsável pelo empenho (favorecido). Procurar informar com clareza a finalidade da solicitação do adiantamento. Cadastro Solicitação Adiantamento (Elaborador)

27 27 Após a confirmação do cadastro da solicitação de adiantamento, aparecerá a mensagem acima. Cadastro Solicitação Adiantamento (Elaborador)

28 28 Verifique que a situação da solicitação do adiantamento está em elaboração (texto em vermelho). Então, clicar em encaminhar, para que a solicitação possa seguir para a análise do autorizador. Cadastro Solicitação Adiantamento (Elaborador)

29 29 Selecionar a opção Análise Autorizador, fazer uma sucinta descrição (se necessário) e clicar em Confirmar. Após a confirmação de cada encaminhamento, o Sistema enviará para o responsável pela análise, pela autorização e pela emissão do empenho, um notificando a solicitação do adiantamento. Independentemente da leitura do , cada funcionário poderá definir sua rotina de acompanhamento das solicitações de adiantamento, basta realizar consultas junto ao Sistema ao longo do dia. Cadastro Solicitação Adiantamento (Elaborador)

30 Assim que o Elaborador fizer o encaminhamento da solicitação, o Autorizador já poderá entrar no Sistema para realizar a análise da solicitação. Autorização Solicitação Adiantamento (Assistência)

31 Após digitar sua senha, o Autorizador deverá clicar em Adiantamento.. Autorização Solicitação Adiantamento (Assistência)

32 O Autorizador também poderá utilizar esse critério de busca, para saber quais são as solicitações que estão aguardando para serem analisadas, independentemente do recebimento do . Aparecerá esta tela, onde o Autorizador deverá informar neste campo, o número da solicitação (constante no e- mail), o ano e em seguida clicar em Buscar. Autorização Solicitação Adiantamento (Assistência)

33 Assim que o Autorizador informar o número da solicitação e clicar em Buscar, aparecerá essa tela, onde deverá clicar em Editar Solicitação Adiantamento (ícone com o formato de uma página e um lápis) Autorização Solicitação Adiantamento (Assistência)

34 34 Após clicar em Editar Solicitação Adiantamento, aparecerá essa tela para que o Autorizador possa analisar a solicitação e realizar o encaminhamento para a análise do Aprovador (dirigente) Obs.: Não poderá realizar nenhuma correção. Autorização Solicitação Adiantamento (Assistência)

35 35 Se estiver correta, a solicitação deverá ser encaminhada para o dirigente através da seleção da opção Análise da Diretoria. Se houver a necessidade de alguma correção, selecionar a opção Não Aprovada, para que a solicitação possa retornar para o elaborador realizar a correção. Em ambos os casos, após a seleção, fazer uma descrição sucinta (se necessário) e clicar em Confirmar. Autorização Solicitação Adiantamento (Assistência)

36 Assim que o Autorizador (assistente) fizer o encaminhamento da solicitação, o Aprovador (dirigente) já poderá entrar no Sistema para realizar a análise da solicitação. Aprovação Solicitação Adiantamento (Direção ou Assistência)

37 Após digitar sua senha, o Aprovador deverá clicar em Adiantamento.. Aprovação Solicitação Adiantamento (Direção ou Assistência)

38 O Aprovador também poderá utilizar esse critério de busca, para saber quais são as solicitações que estão aguardando para serem analisadas, independentemente do recebimento do . Aparecerá esta tela, onde o Aprovador deverá informar neste campo, o número da solicitação (constante no e- mail), o ano e em seguida clicar em Buscar. Aprovação Solicitação Adiantamento (Direção ou Assistência)

39 Assim que o Aprovador informar o número da solicitação e clicar em Buscar, aparecerá essa tela, onde deverá clicar em Editar Solicitação Adiantamento (ícone com o formato de uma página e um lápis). Aprovação Solicitação Adiantamento (Direção ou Assistência)

40 40 Após clicar em Editar Solicitação Adiantamento, aparecerá essa tela para que o Aprovador possa analisar a solicitação e realizar o encaminhamento para o empenhamento (Contabilidade). Obs.: Não poderá realizar nenhuma correção. Aprovação Solicitação Adiantamento (Direção ou Assistência)

41 41. Se estiver correta, a solicitação deverá ser encaminhada para a Contabilidade através da seleção da opção Para Empenho. Se houver a necessidade de alguma correção, selecionar a opção Não Aprovada, para que a solicitação possa retornar para o autorizador e em seguida para o elaborador providenciar a correção. Em ambos os casos, após a seleção, fazer uma descrição sucinta (se necessário) e clicar em Confirmar. Aprovação Solicitação Adiantamento (Direção ou Assistência)

42 QUINTA ETAPA Emissão do Empenho É nesta etapa o momento onde a contabilidade faz a análise e a complementação dos dados da solicitação adiantamento, para a emissão da nota de empenho.

43 Assim que o Aprovador (dirigente) fizer o encaminhamento da solicitação, o Emissor do Empenho (contabilidade) já poderá entrar no Sistema para realizar a emissão da nota de empenho adiantamento. Emissão do Empenho (Contabilidade)

44 Após digitar sua senha, o Contador ou pessoa autorizada a emitir empenho deverá clicar em Adiantamento.. Emissão do Empenho (Contabilidade)

45 O Emissor do Empenho também poderá utilizar esse critério de busca, para saber quais são as solicitações que estão aguardando para serem empenhadas, independentemente do recebimento do . Aparecerá esta tela, onde o Emissor do Empenho deverá informar neste campo, o número da solicitação (constante no ), o ano e em seguida clicar em Buscar. Emissão do Empenho (Contabilidade)

46 46 Assim que o dirigente autorizar a solicitação, o emissor de empenho (contabilidade) receberá um informando que há uma solicitação de adiantamento para empenho. Providenciará a complementação dos dados da solicitação (se não forem informados pelo elaborador) e fará primeiramente a emissão do esboço do empenho, através da opção Emissão Empenho. Emissão do Empenho (Contabilidade)

47 47 Observe que nesta etapa, o Sistema gerou automaticamente o número do processo. Ainda falta informar a fonte dos recursos (tesouro ou receita), o grupo, a dotação, porque os mesmos não foram informados pelo elaborador, em seguida clicar em Salvar. Emissão do Empenho (Contabilidade)

48 48 Complementar os dados e clicar em Salvar. Emissão do Empenho (Contabilidade)

49 49 Mensagem emitida pelo Sistema após clicar em salvar. Emissão do Empenho (Contabilidade)

50 50 Veja que já existe o número do empenho, mas a situação ainda continua em esboço. Para a emissão do empenho, realizar uma nova conferência dos dados e se estiverem corretos, clicar na opção Consolidar. Obs.: Até a fase de esboço é possível realizar a devolução da solicitação. 3 Emissão do Empenho (Contabilidade)

51 51 Ao clicar em Consolidar, aparecerá na tela estas informações, se estiverem corretas, clicar em Salvar. Caso seja necessário realizar alguma correção ou devolução da solicitação, clicar em Editar Solicitação Adiantamento. Emissão do Empenho (Contabilidade)

52 52 Antes da consolidação, o Sistema emitirá esta mensagem perguntado sobre a confirmação da consolidação. Se estiver convicto de que os dados estão corretos, clicar em OK, mas se houver a necessidade de alguma correção, clicar em Cancelar. Emissão do Empenho (Contabilidade)

53 53 Pronto! O empenho foi emitido. Agora, será necessário a impressão dos documentos para a montagem do processo. Emissão do Empenho (Contabilidade)

54 SEXTA ETAPA Montagem do Processo Observações: 1) A montagem do processo será responsabilidade do setor emitente pelo empenho adiantamento; 2) Não esquecer de registrar os encaminhamentos do processo no Sistema Proteos; 3) Os funcionários responsáveis por empenho adiantamento deverão possuir cadastro no Sistema Proteos.

55 55 Para a montagem do processo, primeiramente clicar em Processo, para a impressão da capa. Montagem do Processo (Contabilidade)

56 56 Esta é a capa e também a primeira folha do processo, referente ao empenho adiantamento solicitado Obs.: Não deve ser numerada. Montagem do Processo (Contabilidade)

57 57 N.E. Após a impressão da capa do processo, imprimir a nota de empenho através da opção N.E. Montagem do Processo (Contabilidade)

58 58 Esta é a nota de empenho emitida, que deverá ser impressa, numerada como folha nº. 2 e juntada ao processo. Montagem do Processo (Contabilidade)

59 SÉTIMA ETAPA Requisição de Verba A requisição de verba é o procedimento realizado junto ao Sistema, para a solicitação dos recursos previamente empenhados, ou seja, é através deste procedimento que o dinheiro é creditado na conta bancária. Ressaltamos que não houve alteração nos prazos para a liberação dos recursos, mas as requisições de verba deverão ser realizadas diariamente até às 16:00h.

60 Assim que houver a necessidade de requisitar verba, o Elaborador ou a Contabilidade, acessará o Sistema e em seguida clicará em Adiantamento. Requisição de Verba (Elaborador ou Contabilidade)

61 Clicar em Adiantamento. Requisição de Verba (Elaborador ou Contabilidade)

62 O requisitante deverá informar nestes campos, o número do empenho ou número da solicitação, o ano e em seguida clicará em Buscar. Aparecerá esta tela, onde deverá selecionar a opção Solicitação ou Reforço, caso a busca seja através do número da solicitação ou selecionar a opção Empenho ou Reforço, caso a busca seja através do número do empenho. Requisição de Verba (Elaborador ou Contabilidade)

63 Aparecerá os dados do empenho de onde o numerário será requisitado, clicar em Editar Adiantamento (ícone com o formato de uma página e um lápis). Requisição de Verba (Elaborador ou Contabilidade)

64 Clicar em Req. Verba. Requisição de Verba (Elaborador ou Contabilidade)

65 65 Aparecerá as verbas já requisitadas no empenho, em seguida clicar em Cadastro Requisição. Requisição de Verba (Elaborador ou Contabilidade)

66 66 A requisição de verba será realizada através da opção Requisições. Em cada requisição, informar o valor, a data da requisição e clicar em Salvar. Requisição de Verba (Elaborador ou Contabilidade)

67 Informar o valor a ser requisitado e Salvar. Requisição de Verba (Elaborador ou Contabilidade)

68 Aparecerá esta mensagem e em seguida clicar em OK. Requisição de Verba (Elaborador ou Contabilidade)

69 Aparecerá a relação de todas as requisições já realizadas no empenho. Pronto, a requisição foi concluída. Requisição de Verba (Elaborador ou Contabilidade)

70 OITAVA ETAPA Solicitação de Reforço de Adiantamento Reforço de Adiantamento a solicitação de emissão de um novo empenho, que fica vinculado ao empenho inicial e tem a finalidade de complementar os recursos inicialmente solicitados, mas que não foram suficientes para o pagamento de todas as despesas que ocorreram durante o prazo de aplicação do adiantamento (30 dias).

71 Quando houver a necessidade de reforçar um empenho, o Elaborador deverá acessar o Sistema e seguir os passos descritos adiante. Reforço (Elaborador)

72 O requisitante deverá informar nestes campos, o número do empenho ou número da solicitação, o ano e em seguida clicará em Buscar. Aparecerá esta tela, onde deverá selecionar a opção Solicitação ou Reforço, caso a busca seja através do número da solicitação ou selecionar a opção Empenho ou Reforço, caso a busca seja através do número do empenho. Reforço (Elaborador)

73 73 Quando houver a necessidade de reforçar um empenho, após a localização do número do empenho, clicar na opção Reforço. Reforço (Elaborador)

74 Aparecerá os dados do empenho que deseja reforçar, clicar em Editar Solicitação Adiantamento (ícone com o formato de uma página e um lápis). Reforço (Elaborador)

75 75 Informar o valor do reforço, a data prevista para o empenhamento e clicar em Salvar. Importante: O trâmite de uma solicitação de reforço do adiantamento é o mesmo da emissão de um empenho, ou seja, a solicitação passará pelo solicitante (elaborador), pelo autorizador, pelo dirigente e pela contabilidade. Reforço (Elaborador)

76 CONSULTAS Adiantamento Emitido Histórico de Adiantamento Extrato de Empenho A consulta de adiantamento poderá ser utilizada sempre que houver a necessidade de conhecimento de uma solicitação de adiantamento, de um número de empenho emitido ou de um número de um reforço cadastrado; A consulta do histórico de adiantamento poderá ser utilizada sempre que houver a necessidade de conhecimento das etapas que a solicitação do adiantamento percorreu. A consulta ao extrato bancário do empenho poderá ser utilizada sempre que houver a necessidade de conhecimento da situação dos valores referentes ao empenho, ou seja, conhecer o valores movimentados desde o início do empenho, tais como: valor inicial, valores referentes à reforços, valores requisitados e saldo atual).

77 77 Se souber o número da solicitação do adiantamento ou o número do empenho, informar neste campo e clicar Buscar. Caso não saiba o número, informar o período da busca e clicar em Buscar. Consultas (Quem for cadastrado no Sistema)

78 78 Através da opção Histórico, é possível verificar as etapas percorridas desde o início da solicitação do adiantamento até a sua finalização. Consultas (Quem for cadastro no Sistema)


Carregar ppt "Sistema MercúrioWeb Sistema MercúrioWeb Nova Sistemática Para a Solicitação de Empenho Adiantamento A Partir de 02 de Fevereiro de 2009 Portaria GR Nº."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google