A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de MATEMATICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de MATEMATICA"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de MATEMATICA
Matematica Grega Nomes: Adrielli Souza Amanda Rodrigues Andressa Almeida Caroline Martins Gabriel Regio Turma:71 Professora:Fabiana Data: 15/09/09

2 A matemática grega Os primeiros povos europeus a assinalarem esses conhecimentos foram os gregos, tinham uma grande habilidade com as técnicas de geometria.Tanta dedicação dos matemáticos gregos, á geometria custou-lhes o sacrifício dos conhecimentos aritméticos, Euclides demonstrou importantíssimo teorema dos números e acionou conceitos que se tornariam fundamentais na resolução de equação.O domínio que os gregos tiveram permitiu-lhes resolver alguns tipos de equação de 2º grau apenas com compasso e régua.A escola de Alexandria foi muito valorizada.A conquista da grécia por Roma praticamente apagou a chama que ordena intensamente no altar da matemática grega.

3 Números Gregos São um sistema para representar números utilizando letras do alfabeto grego.Na Grécia moderna ainda estão em uso para números ordinais, á semelhança dos numerais romanos que por vezes ainda são utilizados em Portugal e Brasil;Para números cardinais são utilizados os numerais arábicos.Antes da utilização deste sistema foi utilizado um outro, similar aos numerais romanos na forma de operar, obedecendo ás seguintes atribuições:

4 Tabela de números Gregos
LETRA VALOR 1 10 100 2 20 200 3 30 300 4 40 400 5 50 500 6 60 600 7 70 700 8 80 800 9 90 900

5 Ι=1 ІІ=5 Δ=10 Η=100 Χ=1000 Μ=10000 A partir do século IV a.C., farão substituídos por um sistema alfabético quasidencial, também conhecido por sistema de numeração jónico. Mesmo esta matemática levantou alguns problemas, principalmente aqueles que os matemáticos da época não farão capazes de resolver os três plobemas clássicos da antiguidade: ~>A quadratura do circulo; ~>a trissecção do ângulo; e ~>a duplicação do cubo.

6 Tales de Mileto Tales de Mileto após ficar rico vendendo óleo de oliva, aposentou-se para estudar.Ele descobriu as 5 leis da matemática. 1)Os ângulos da base de um triângulo com dois lados iguais também serão iguais. 2)Qualquer ângulo dentro de um semicírculo é um ângulo reto.

7 Pitágoras Pitágoras provou que o quadrado do lado maior de um triângulo retângulo é igual á soma dos quadrados dos outros dois lados.

8 Glossário Jónico: Verso grego ou latino, composto de pés jónios.
Aritméticos: Da aritmética ou a ela relativo. Pessoa que sabe aritmética ou a professa. progressão aritmética: a formada por termos que têm entre si diferença constante. proporção aritmética: igualdade de duas razões aritméticas. razão aritmética: razão por diferença. Números ordinais: São os números como por exemplo: 1º primeiro 2º segundo etc. Geometria: A geometria permite-nos o uso dos conceitos elementares para construir outros objetos mais complexos como: pontos especiais, retas especiais, planos dos mais variados tipos, ângulos, médias, centros de gravidade de objetos, etc

9 Fim do trabalho


Carregar ppt "Trabalho de MATEMATICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google