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Método Estudo de Caso para Pesquisa de Groupware na Educação Nunes, R. R. Março/2011 Apresentação de disciplina: Comunicação Técnica e.

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1 Método Estudo de Caso para Pesquisa de Groupware na Educação Nunes, R. R. Março/2011 Apresentação de disciplina: Comunicação Técnica e Científica Professor Leonel Morgado

2 Questão da Pesquisa 2/14

3 Por que usar Estudo de Caso? método de pesquisa empírico considerado adequado para investigar fenómenos num dado contexto; fronteiras entre fenómeno e o contexto não são evidentes; estudos de caso exploratórios são usados para investigações iniciais de um fenómeno para derivar hipóteses e teorias, enquanto estudos de caso confirmatórios são usados para confirmar ou refutar hipóteses e testar teorias. 3/14 EASTERBROOK, S. M., SINGER, J., STOREY, M, e DAMIAN, D. Selecting Empirical Methods for Software Engineering Research. In F. Shull and J. Singer (eds) "Guide to Advanced Empirical Software Engineering", Springer, WAINER, J.. Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para a ciência da computação. In: Tomasz Kowaltowski; Karin Breitman. (Org.). Atualização em informática : Sociedade Brasiliera de Computação e Editora PUC rio, 2007, v., p YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. trad. Daniel Grassi. 3.ed. ISBN: Porto Alegre: Bookman, 2005.

4 Projeto Estudos de Caso Exploratório Entrevista com especialista; Sessão de 1 hora; 15 Alunos de graduação; Dados a serem coletados: Registro das mensagens; questionário de avaliação; entrevistas-abertas; Captura de vídeo da sessão de entrevista. 4/14 Diferentes fontes de dados são geralmente usadas em Estudos de Caso

5 5/14 Estudos de Caso Exploratórios Terra ChatBate-papo do Second Life Quais são os problemas que ocorrem ao usar bate-papo para realizar entrevistas?

6 Problemas Identificados Pergunta-sem-resposta; Dificuldade para identificar o par resposta-pergunta; Sobrecarga de perguntas; Inversão de papéis; Falta de visibilidade da produção do turno. 6/14

7 Pergunta-sem-resposta Como diminuir o número de perguntas que ficam sem respostas? 36 perguntas 30 perguntas 6 pergunta-sem-resposta (16%) 6 pergunta-sem-resposta (20%) 7/14

8 Hipótese Se as mensagens com perguntas que ainda não foram respondidas forem destacadas e organizadas através de uma lista, então restarão menos pergunta-sem-resposta ao final de uma sessão de entrevista. 8/14

9 Estudo Piloto InterVIU Identificar os problemas de funcionalidade, de usabilidade e bugs no sistema InterVIU. 9/14

10 Problemas Identificados Bug: Falta de controle sobre as barras de rolagem; Usabilidade: Dificuldade de reconhecimento das áreas na interface; Usabilidade: Área de resposta sub-dimensionada; Usabilidade: Falta de visibilidade da Produção do Turno; Funcionalidade: Impossibilidade de complementar perguntas e respostas. 10/14

11 Projeto Estudo de Caso Confirmatório Entrevista com especialista; Sessão de 1 hora; 30 Alunos de graduação divididos em 2 grupos: 15 alunos usam a ferramenta InterVIU; 15 alunos usam o sistema Entrevista (InterVIU sem a área de perguntas). Dados a serem coletados: Registro das mensagens; questionário de avaliação; entrevistas-abertas ; Captura de vídeo da sessão de entrevista. 11/14

12 Estudo de Caso Confirmatório InterVIUEntrevista Confirmar ou refutar a hipótese e analisar a ocorrência de outros fenômenos na realização de entrevistas em sistemas computacionais. 12/14

13 Pergunta-sem-resposta foi resolvido 18 perguntas 25 perguntas nenhuma pergunta-sem-resposta 6 pergunta-sem-resposta (24%) Diminuiu o número de pergunta- sem-resposta usando o InterVIU 13/14

14 Tem certeza que é Estudo de Caso? Por que não é Experimentação? - nem todas as variáveis estão definidas e controladas; - algumas variáveis são apenas parcialmente controladas; - presença de dados e análises qualitativas. Por que não é Pesquisa-Ação (Investigação-Acção)? - o objectivo da pesquisa não é mudar um procedimento; - o pesquisador actuou como observador do grupo sem alto grau de envolvimento; - foi realizada uma investigação com o objectivo de dar um único passo para tentar resolver um único problema específico. 14/14

15 Método Estudo de Caso para Pesquisa de Groupware na Educação Nunes, R. R. Março/2011 Apresentação de disciplina: Comunicação Técnica e Científica Professor Leonel Morgado


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