A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desigualdades e identidades sociais Classes sociais, mobilidade social e movimentos sociais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desigualdades e identidades sociais Classes sociais, mobilidade social e movimentos sociais."— Transcrição da apresentação:

1 Desigualdades e identidades sociais Classes sociais, mobilidade social e movimentos sociais

2 As classes sociais e as desigualdades sociais Uma desigualdade social consiste na repartição não uniforme, na população de um país ou de uma região, de todos os tipos de vantagens e desvantagens sobre os quais a sociedade exerce uma qualquer influência. (Roger Girod, 1984) Identifica algumas das desigualdades sociais fundamentais do nosso tempo.

3 As classes sociais e as desigualdades sociais – estratificação social A estratificação social consiste na divisão da sociedade em grupos dispostos segundo uma hierarquia social. Descreve, por isso, as desigualdades sociais existentes entre indivíduos e grupos dentro das sociedades humanas Os membros da sociedade podem ser agrupados de acordo com o seu rendimento, propriedade ou com o seu género, raça, religião, idade, entre outros. A estratificação social está presente, de uma forma ou de outra, em todas as sociedades.

4 As classes sociais e as desigualdades sociais – sistemas de estratificação social Escravatura Baseada na propriedade legal de pessoas. Ordens Baseadas na definição de obrigações e direitos mútuos. Clero, nobreza e povo na sociedade medieval na Europa. Castas Segregação baseada em características culturais, étnicas ou raciais. O status é hereditário e não pode ser mudado. Baseia-se na crença de que a pertença a uma casta particular é a recompensa ou o castigo em resultado de uma vida passada de virtude ou de pecado.

5 As classes sociais e as desigualdades sociais – sistemas de estratificação social Classes sociais Sistema de estratificação baseado no acesso a recursos como riqueza, propriedade, poder e prestígio. Situação social, em grande medida, adquirida (não herdada). Ao contrário dos sistemas anteriores neste sistema é possível a mobilidade social.

6 As classes sociais e as desigualdades sociais Karl Marx ( ) – As classes sociais resultam da relação das pessoas com os meios de produção (relações de produção). – Nas sociedades capitalistas existem duas classes sociais fundamentais: burguesia (capitalistas), que possui os meios de produção e proletariado (trabalhadores assalariados), que não possuindo meios de produção, têm de vender a sua força de trabalho aos capitalistas.

7

8 As classes sociais e as desigualdades sociais Max Weber ( ) – Recorre aos seguintes critérios para definir as classes sociais: Propriedade; Poder (político); Status (prestígio).

9 As classes sociais e as desigualdades sociais Pierre Bourdieu ( ) – Para Bourdieu a posição que ocupamos no espaço social depende dos capitais que possuímos: Capital económico – recursos financeiros; Capital social – capacidade de estabelecer relações sociais; Capital cultural – as crianças herdam gostos, hábitos e expetativas dos seus pais e o capital cultural ajuda-os ou cria-lhes dificuldades quando se tornam adultos; Capital simbólico – honra, prestígio e autoestima. – Capital atrai capital.

10 As classes sociais e as desigualdades sociais Ao termos noção desse campo de possíveis (para uns mais dilatado para outros bem mais apertado), desenvolvemos uma certa consciência de pertença a uma classe, que está na origem de conflitos de classe.

11 As classes sociais e as desigualdades sociais Alguns efeitos das desigualdades sociais: – Vida familiar; – Saúde física e mental; – Educação; – Política; – Estilos de vida; – Modos de agir e de pensar.

12 Mobilidade social – Mobilidade intergeracional – Mobilidade intrageracional – Mobilidade social vertical Ascendente – Educação – Oportunidades profissionais – Casamento – Manipulação de organizações e relacionamentos – Adiamento de satisfações imediatas Descendente – Mobilidade social horizontal (mobilidade imóvel)

13 Movimentos sociais Um movimento social é uma organização relativamente estruturada, que visa agrupar membros com vista à promoção e defesa de certos interesses e objetivos definidos.

14 Movimentos sociais – alguns exemplos Movimentos utópicos Movimento hippie… Movimentos reformistas Movimento gay… Movimentos revolucionários Movimentos operários… Movimentos de resistência Movimentos contra a legalização do aborto…

15 Condições para o aparecimento de movimentos sociais Descontentamento social; Existência de um bloqueio estrutural na sociedade, que impede a eliminação das causas do descontentamento; Interação dos descontentes no sentido de passarem à ação; Expetativa de que a ação concertada tenha eficácia; Ideologia partilhada por todos os descontentes, que não só justifica a sua ação como a sustenta.

16 Os princípios dos movimentos sociais Princípios dos movimentos sociais IdentidadeOposiçãoTotalidade

17 As funções dos movimentos sociais Funções dos movimentos sociais Mediação Clarificação da consciência coletiva Pressão

18 Os novos movimentos sociais A economia pós-industrial (a partir dos anos sessenta do século XX) deu lugar a uma nova onda de movimentos sociais distintos dos que surgiram durante a economia industrial. Estes novos movimentos atribuem maior importância a preocupações de ordem social e cultural que a considerações políticas e económicas. – Focam a sua ação sobretudo em áreas relacionadas com os direitos humanos (direitos dos homossexuais, pacifismo, pena de morte…) e menos em questões relacionadas com o bem estar económico. Os agentes dos novos movimentos sociais são provenientes de uma nova classe média, não das classes mais baixas, como acontecia durante a economia industrial.

19 Os novos movimentos sociais Os novos movimentos sociais constituem redes sociais informais e pouco organizados de apoiantes, mais que de membros. Agem como uma plataforma para a ação coletiva na sociedade civil ou no domínio cultural e não como instrumento para atingir o poder político. Assim, os novos movimentos sociais são muitas vezes considerados com anti-autoritários. Estão normalmente centrados num único objetivo, ou num leque limitado de objetivos que estão relacionados com um tema mais amplo, como o ambiente, por exemplo.

20 Os novos movimentos sociais Movimentos ecologistas Movimentos feministas Movimentos de defesa dos direitos humanos Movimentos pela alterglobalização Movimentos de defesa dos consumidores Movimentos homossexuais …


Carregar ppt "Desigualdades e identidades sociais Classes sociais, mobilidade social e movimentos sociais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google