A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÍNDROME DE IRLEN Ana Lúcia G. Alonso – Fonoaudióloga/Psicopedagoga Eliana Regina dos Santos – Psicóloga/Psicopedagoga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÍNDROME DE IRLEN Ana Lúcia G. Alonso – Fonoaudióloga/Psicopedagoga Eliana Regina dos Santos – Psicóloga/Psicopedagoga."— Transcrição da apresentação:

1 SÍNDROME DE IRLEN Ana Lúcia G. Alonso – Fonoaudióloga/Psicopedagoga Eliana Regina dos Santos – Psicóloga/Psicopedagoga

2 ?

3 TRANSCRIÇÃO Bom dia, Estamos aqui para entender e sentir o que é ser portador de Síndrome de Irlen e saber que podemos fazer a diferença na vida dessas pessoas e minimizar os impactos na aprendizagem da leitura e escrita.

4 Síndrome de Irlen O que é ? É um distúrbio de aprendizagem relacionado à visão que se caracteriza por dificuldades de processamento cerebral das informações visuais, causadas pela sensibilidade a determinados comprimentos de ondas de luz espectral visível ao olho humano ( Irlen, 1991)

5 Espectro de luz

6 IMPORTANTE Irlen não é um método de instrução de leitura ou substituto ao uso de medicação ou apoio multidisciplinar, escolar, etc. O método elimina certa barreira de aprendizagem permitindo que o indivíduo progrida com intervenções e instruções apropriadas.

7 Síndrome de Irlen Apresenta cinco subgrupos - Sensibilidade à luz - Acomodação - Distorções - Cognição restrita - Má percepção

8 Características Fotofobia Fadiga, cansaço e desconforto durante a leitura Pode afetar cópia, escrita, cálculos matemáticos, soletramento e uso do computador Afeta atenção, motivação, concentração e desempenho Pode apresentar: cansaço, cefaléia, enjôo.

9 SCREENING Avaliação que identifica as distorções e eliminação/diminuição das mesmas através da seleção das overlays, gerando conforto visual na leitura possibilitando maior produtividade. SCREENER: profissional capacitado e habilitado a realizar a avaliação e prescrever as overlays, orientar a família e a escola.

10 DISTORÇÕES

11 BENEFÍCIOS DO USO DA OVERLAY CORREÇÃO OU MINIMIZAÇÃO DAS DISTORÇÕES VISUAIS COM CONSEQUENTE MELHORA DO RENDIMENTO EM ATIVIDADES ESCOLARES E SÓCIO AFETIVAS.

12 CONTATOS ALAMEDA DONA TEREZA CRISTINA, 337 NOVA PETRÓPOLIS – S B C Fone


Carregar ppt "SÍNDROME DE IRLEN Ana Lúcia G. Alonso – Fonoaudióloga/Psicopedagoga Eliana Regina dos Santos – Psicóloga/Psicopedagoga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google