A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO: DENGUE, AQUI NÃO! LEME-SP 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO: DENGUE, AQUI NÃO! LEME-SP 2013."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO: DENGUE, AQUI NÃO! LEME-SP 2013

2 Dengue Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos – a dengue pode matar. Para combater a dengue, você e a água não podem ficar parados. Se você fizer a sua parte, o mosquito da dengue não fará a dele. Não existe vacina contra a dengue. Prevenir é a única saída (...). AUTOR DESCONHECIDO

3 FONTE: aos.html

4 1. JUSTIFICATIVA Tendo em vista o grande número de pessoas infectadas pelo vírus da dengue em nossa cidade, surge a necessidade de elaborar, fomentar e implantar este projeto com a proposta de auxiliar no combate a dengue. Assim, disseminar esta campanha nas escolas com a finalidade de despertar nos alunos e na comunidade o interesse, a participação e conscientização para os riscos atribuídos à picada do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus causador da dengue.

5 DR. DRAUZIO VARELLA

6 2. PÚBLICO ALVO Alunos, professores, comunidade escolar e familiar.

7 3. DURAÇÃO DO PROJETO Ao longo do ano letivo/2013.

8 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conhecer as diversas formas de contágio, sintomas, prevenção e tratamento. Reconhecer a importância dos hábitos de higiene como forma de manter a saúde e prevenir doenças. Conhecer a origem do mosquito Aedes aegypti. Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue. Aplicar os conhecimentos adquiridos. Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e na erradicação do mosquito Aedes aegypti. Incentivar o aluno a participar coletivamente na fiscalização, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

9 5. ESTRATÉGIAS Toda escola deverá se mobilizar neste projeto, no combate ao mosquito Aedes aegypti, através do desenvolvimento de atividades voltadas para o esclarecimento de como ocorre e se prolifera o mosquito os cuidados que devemos ter para não contrair a dengue, como tratar e evitar essa doença. Os professores e alunos poderão mobilizar a comunidade disseminando campanhas pelas ruas, dentro da escola, ou em casa através da produção de textos, cartazes, faixas, passeatas e relatos.

10 DESENHO ANIMADO

11 SUGESTÕES DE ATIVIDADES CONHECIMENTOS PRÉVIOS O que os alunos sabem sobre a dengue.

12 CLIP – TURMA DA MÔNICA

13 PROBLEMATIZAÇÃO FONTE: 3Q/TKxptFjBIxI/AAAAAAAABU8/Z28B5UK4IHk/s1600/charge.jpg

14 DENGUE

15 MOSQUITO ESCREVE O Mosquito Escreve O Mosquito pernilongo trança as pernas, faz um M, depois, treme, treme, treme, faz um O bastante oblongo, faz um S. O mosquito sobe e desce. Com artes que ninguém vê, faz um Q, faz um U e faz um I. Esse mosquito esquisito cruza as patas, faz um T. E aí, se arredonda e faz outro O, mais bonito. Oh! já não é analfabeto, esse inseto, pois sabe escrever o seu nome. Mas depois vai procurar alguém que possa picar, pois escrever cansa, não é, criança? E ele está com muita fome. (Cecília Meireles in Ou isto ou aquilo)

16 SINTOMAS DA DENGUE

17 PREVENÇÃO DA DENGUE MOSQUITÉRICA

18 MOSQUITÉRICA

19 MOSQUITÉRICA

20 PREVENÇÃO DA DENGUE CITRONELA

21 CITRONELA Citronela: Nome Científico: Cymbopogon winterianus Sinonímia: Cymbopogon nardus, Cymbopogon confertiflorus, Andropogon ampliflorus, Andropogon nardus, Sorghum nardus. Nome Popular: Citronela, capim-citronela, citronela-do-ceilão (C. nardus), cidró-do-Paraguai, citronela-de-java (C. winterianus) Família: Poaceae (= Graminae) Divisão: Angiospermae (Magnoliophyta) Origem: Ceilão, Índia, Java Ciclo de Vida: Perene Indicações: Repelente de insetos, aromaterapia em casos de nervosismo, ansiedade, agitação. Propriedades: Calmante, bactericida, carminativa, repelente de insetos. Partes usadas: Folhas e colmos.

22 PREVENÇÃO DA DENGUE A MELHOR FORMA DE PREVENIR A DENGUE É ELIMINAR A ÁGUA PARADA.

23 TRATAMENTO DA DENGUE Entrevistar pessoas que contraíram a dengue.

24 CLIP – MOSQUITO DA DENGUE

25 BIBLIOGRAFIA Brasil. Ministério da Saúde. Fundacão Nacional de Saúde. Dengue: aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento / Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde. – Brasília: Fundação Nacional de Saúde, p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos, nº 176) Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretoria Técnica de Gestão. Dengue: diagnóstico e manejo clínico – adulto e criança / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Diretoria Técnica de Gestão. – 4. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, Sites consultados: ensino-fundamental.html

26 A EQUIPE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AGRADECE A PRESENÇA DE TODOS. BOM TRABALHO!


Carregar ppt "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO: DENGUE, AQUI NÃO! LEME-SP 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google