A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A certificação de sistemas e produtos rurais usando emergia. Estudo de caso: Sítio Duas Cachoeiras. Dr. Enrique Ortega Professor, FEA, Unicamp, CP 6121,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A certificação de sistemas e produtos rurais usando emergia. Estudo de caso: Sítio Duas Cachoeiras. Dr. Enrique Ortega Professor, FEA, Unicamp, CP 6121,"— Transcrição da apresentação:

1 A certificação de sistemas e produtos rurais usando emergia. Estudo de caso: Sítio Duas Cachoeiras. Dr. Enrique Ortega Professor, FEA, Unicamp, CP 6121, Campinas, SP, Brasil, CEP I Seminário Internacional sobre Manejo na Agricultura Orgânica para Sustentabilidade Embrapa-Yamaguishi Jaguariúna, SP, junho 2003.

2 Procuram-se modelos sustentáveis, com novos atributos: Menos dependentes de insumos comprados Que gerem empregos Que não usem agrotóxicos Que preservem e aproveitem a biodiversidade Que protejam as nascentes e a paisagem Que reciclem Que se auto organizem e discutam preços

3 Como garantir os novos atributos? Através de uma certificação de boa qualidade (de base ecossistêmica e energética) Criando padrões de qualidade com parâmetros bem definidos Promovendo uma imagem de qualidade

4 O modelo agroquímico da revolução verde

5 O modelo agroecológico

6 Subsistema do ecossistema

7 O custo de produção energético

8 A conversão dos fluxos de energia e massa em fluxos de emergia

9 Conversão para emergia usando a transformidade (fator de equivalência)

10 O objetivo do procedimento usado: agrupar fluxos conforme sua origem

11 As fontes de energia e matéria do subsistema R1 = Recursos renováveis diretos (sol, vento, chuva) R2 = Uso de recursos renováveis indiretos (minerais do solo, nitrogênio da atmosfera, água da bacia, sedimentos, biodiversidade regional) N = Recursos renováveis usados de forma não renovável (solo, biodiversidade local, pessoas) M = Insumos materiais da economia urbana (geralmente de tipo não renovável) S = Trabalho humano externo e serviços urbanos Q = Estoques internos de energia (água, biomassa, biodiversidade, pessoas, infraestrutura, paisagem)

12 A nomenclatura e os indicadores

13 Aplicação da metodologia energética a um caso real: o sitio Duas Cachoeiras Perto de Campinas temos vários agricultores que desenvolvem técnicas de agricultura biológica Um deles atua em Amparo, desde 1985, procurando um modelo de agro silvicultura sustentável. Tem interesse na pesquisa e no ensino Está aberto a comunidade. Participa da AAO e colabora com a Embrapa, Unicamp e outras instituições

14 O procedimento de pesquisa A primeira visita ao sitio foi em 1999, por indicação de pesquisadores da Embrapa e da Unicamp. Levei um grupo de alunos de um curso de extensão. Guaraci Diniz, o responsável do projeto do sitio fez o curso de extensão no ano seguinte (2000). A partir de 2001 começamos a descrição do funcionamento ecossistêmico do sitio e fizemos alguns cálculos parciais Em 2002 publicamos o primeiro artigo Em 2003 fizemos a analise global do sitio.

15 Diagrama do sitio

16 Diagrama resumido Índices Eficiência: Tr = Y/Ep Energia líquida: EYR = Y/F Investimento: EIR = F/I Renovabilidade %R = 100(R/Y)

17 Cálculos para analise do sitio: R 1, R 2

18 Cálculos para analise do sitio: N

19 Cálculos para analise do sitio: M

20 M

21 M

22

23 Cálculos para analise do sitio: S

24 S

25 Produtos

26 Tabela

27 Resultados da analise do sitio

28 Outros resultados Rentabilidade (Renda / Despesas): 1,19 (aceitável) Trabalho familiar (5 pessoas / 29 ha): 0,17 (médio) Escolaridade (universitário 2, médio 1, básico 2): 0,50 (alta)

29 Etiqueta de certificação

30 Resultados e discussão Os indicadores emergéticos foram bons e mostram que: (a)A propriedade está trilhando o caminho da sustentabilidade; (b)O impacto ambiental é quase nulo, podendo haver regeneração do ecossistema; (c)O sistema capta muita energia da natureza que transfere aos consumidores; (d)O investimento necessário é pequeno (o que é ótimo em tempos de crise); (e)Os produtos são saudáveis e baratos; (f)Os índices de emprego são altos (número de trabalhadores por hectare por ano).

31 Próximas etapas O trabalho avançou muito mas consideramos que a pesquisa deve continuar. Os resultados obtidos devem ser considerados como preliminares A metodologia será aprimorada com dados SIG do sitio O resultados serão comparados com os de sítios da região Pretendemos divulgar a pesquisa em publicações e eventos (por exemplo: I Encontro Brasileiro de Agroecologia, Porto Alegre, novembro de 2003).

32 Obrigado pela atenção dispensada Esperamos complementar e melhorar a metodologia com os conhecimentos adquiridos e as sugestões recebidas; Maiores informações sobre a metodologia usada podem ser encontradas no site do Laboratório de Engenharia Ecológica da FEA/Unicamp.


Carregar ppt "A certificação de sistemas e produtos rurais usando emergia. Estudo de caso: Sítio Duas Cachoeiras. Dr. Enrique Ortega Professor, FEA, Unicamp, CP 6121,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google