A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Otávio Cavalett Enrique Ortega Rodríguez

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Otávio Cavalett Enrique Ortega Rodríguez"— Transcrição da apresentação:

1 Otávio Cavalett Enrique Ortega Rodríguez
UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia de Alimentos ANÁLISE EMERGÉTICA DE SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO DE MILHO, SUÍNO E PEIXE EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL Otávio Cavalett Enrique Ortega Rodríguez 4 Workshop Advances in Energy Studies Campinas | SP | Brazil th

2 introdução A região Oeste do estado de Santa Catarina ocupa uma área de 25,3 mil Km2. Caracterizada por uma grande agroindústria, baseada em pequenas unidades familiares de produção. 90% das propriedades tem área menor que 50 ha.

3 a região Possui o maior pólo agro industrial de suínos e aves do Brasil. Existem na região cerca de 3 milhões de suínos. O sistema de produção que foi adotado caracteriza-se pelo alto nível de confinamento. Isto resulta em um enorme quantidade de dejetos, concentrados numa pequena área.

4 o problema Durante os últimos 20 anos, estas agroindústrias intensificaram a expansão vertical da produção na tentativa de diminuir os custos. Este aumento da produção trouxe consigo a diminuição no número de produtores rurais. A conseqüência direta deste processo foi o começo de um enorme problema de poluição dos recursos hídricos da região, causado pela grande quantidade de dejetos.

5 a análise A este respeito, muitas pessoas e agências ambientais já estão discutindo a sustentabilidade destes sistemas intensivos de produção. Como resultado destes questionamentos ambientais, a análise emergética foi usada para avaliar os impactos ambientais deste sistema de produção.

6 o sistema rural O milho é plantado para ser usado como ração para suínos. Os suínos são produzidos para ser entregues as agroindústrias mediante a um sistema contratual. O dejeto dos suínos é usado como fertilizante da lavoura de milho e, em alguns casos, para alimentar os peixes em um sistema integrado.

7 metodologia emergética
A metodologia emergética usa as bases termodinâmicas de todas as formas de energia materiais e serviços humanos, e os converte em equivalentes de uma única forma de energia (emergia). Desde que o valor emergético de um fluxo é a soma de toda a emergia necessária diretamente e indiretamente para produzi-lo, o valor emergético de todos os insumos precisam ser primeiramente determinados.

8 diagrama sistêmico O primeiro passo na analise emergética é fazer o diagrama sistêmico. Ele deve incluir todos os componentes e processos importantes para a análise. Os diagramas são feitos utilizando-se o símbolos com significados específicos (Odum, 1983, 1996).

9 diagrama sistêmico

10 tabelas emergéticas Os materiais e os serviços não foram considerados totalmente como recursos não renováveis. As renovabilidades parciais destes recursos foram consideradas de acordo com a metodologia proposta por Ortega et al. (2002), Panzieri et al. (2002), Bastianoni et al. (2001) e Altieri (2000). Esta mudança é considerada uma evolução na metodologia emergética, representando um passo adicional no sentido de descrever com maio fidelidade a sustentabilidade de sistemas de produção complexos.

11 índices emergéticos

12 M+S

13

14

15 resultados – tabela de emergia

16 resultados – fluxos de emergia

17 resultados – fluxos de emergia
Os insumos comprados para ração (milho, farelo de soja e Mix) foram as contribuições mais importantes em termos de emergia; 64.9% da emergia total usada. Os serviços contribuíram com 12.8% do total de emergia usada.

18 resultados – fluxos de emergia
Com a intensificação da produção de suínos, o milho produzido na propriedade torna-se insuficiente, fazendo com que milho adicional precise ser comprado para a ração dos suínos. Isto aumenta a dependência do sistema em recursos não renováveis e coloca em risco a performance ambiental e econômica da propriedade.

19 resultados – questão emergética
Os valores de Tr, EYR, EIR e % R são similares ao de outros sistemas de produção agrícola pouco intensivos. O valor de EER mostra que os produtores entregam 8 vezes mais emergia do que recebem com a vendas dos produtos. Isto evidencia que o preço dos produtos agrícolas deveria se maior.

20 resultados – questão emergética
Para melhorar os índices e a sustentabilidade do sistema, os produtores precisam realizar esforços para tornar-se menos dependentes em recursos não renováveis como: fertilizantes químicos, herbicidas, ração, combustíveis fósseis, eletricidade e maquinário pesado.

21 resultados – questão econômica
O rendimento econômico parece ser satisfatório. Entretanto, o preço dos produtos agrícolas é baixo, enquanto o preço dos insumos aumenta a cada ano. Isto resulta no empobrecimento de uma significativa parcela dos produtores rurais.

22 conclusão – 1/5 análise emergética
A incorporação do fator de renovabilidade de cada insumo para melhorar o cálculos dos índices do sistema é especialmente válido considerado o uso de recursos renováveis comprados na economia local ou regional (milho, soja e serviços). Os resultados obtidos levam a uma melhor definição de sistemas agrícolas complexos usando a emergia. Fornecem uma nova percepção sobre as relações entre as propriedades rurais, o meio ambiente e a economia.

23 conclusão – 2/5 a integração
O sistema deveria manter somente os suínos que podem ser alimentados com o milho produzido no local para diminuir a dependência dos recursos externos. É necessário planejar a quantidade de suínos produzida de acordo com a área agrícola da propriedade e respeitando a capacidade do solo de absorção de dejetos que são usados como fertilizantes. O sistema não pode mais suportar a intensificação de suínos usando-se a mesma área.

24 conclusão – 3/5 as agroindústrias
As indústrias de processamento de carne são responsáveis pela intensificação na produção. Elas precisam assumir a responsabilidade pelos prejuízos causados pela produção de suínos no meio ambiente. Desta forma, seria conveniente o entendimento entre ambientalistas e representantes da cadeia de produção de suínos para encontrar alternativas para resolver o problema de acumulação de resíduos.

25 conclusão – 4/5 análise emergética
A análise emergética poderia ser usada para ajudar no planejamento das propriedades e simular ações futuras. O desenvolvimento e adoção de técnicas agrícolas integradas deveria ser fortemente encorajado para que a agricultura siga na direção da sustentabilidade.

26 conclusão – 5/5 considerações finais
Quando cada propriedade é analisada separadamente, os índices emergéticos são similares a outros sistemas de produção agrícola. Entretanto, o real efeito destes sistemas de produção no meio ambiente pode ser melhor observado quando a região como um todo é avaliada. É preciso realizar uma análise com um escopo maior, incorporando completamente outros aspectos externos como: poluição da água do subsolo, ocupação da bacia hidrográfica e uso da terra. Também, é necessário estudar a capacidade de carga da área agrícola da região.

27 Obrigado !


Carregar ppt "Otávio Cavalett Enrique Ortega Rodríguez"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google