A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEPÇÕES ERGONÔMICAS APLICADAS NO DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES Desenvolvimento: Helena Carolina Medeiros Colaboradora: Karin Cristina Siqueira Ramos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEPÇÕES ERGONÔMICAS APLICADAS NO DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES Desenvolvimento: Helena Carolina Medeiros Colaboradora: Karin Cristina Siqueira Ramos."— Transcrição da apresentação:

1

2 CONCEPÇÕES ERGONÔMICAS APLICADAS NO DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES Desenvolvimento: Helena Carolina Medeiros Colaboradora: Karin Cristina Siqueira Ramos Orientadora: Mirian Buss Gonçalves

3 OBJETIVOS GERAIS Utilizar as recomendações ergonômicas no desenvolvimento de interfaces. Justificar, assim, o desenvolvimento da nova versão do Fun97.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Apresentar as concepções ergonômicas utilizadas no desenvolvimento de software educativo. Abordar, principalmente, os componentes da interface homem-máquina e suas características.

5 INTRODUÇÃO Tratar da ergonomia em todo o processo de desenvolvimento é uma tarefa complexa. Optou-se neste trabalho pela concentração nos componentes de apresentação da interface. No uso de softwares, homem e sistema se comunicam através da interface, meio pelo qual se realiza a atividade chamada de diálogo.

6 INTRODUÇÃO A ergonomia propõe abordagens para a concepção de softwares que têm como base o conhecimento do usuário e da tarefa a ser informatizada. A interface é um elemento de vital importância na concepção de softwares, pois condiciona o desempenho do operador, na medida que estabelece como e quais informações estarão a ele disponíveis.

7 CONCEITOS DE INTERFACE A interface é considerada como concernente a todos os aspectos dos sistemas informatizados, ressaltando que esta não refere-se somente aos aspectos gráficos da camada imediatamente visível pelo usuário, mas também dos objetivos de interação. (Scapin apud Sperandio, 1993)

8 CONCEITO DE INTERFACE A interface é a zona de comunicação em que se realiza a interação entre o usuário e o programa. Nela estão contidos os tipos de mensagens compreensíveis pelos usuários e pelo programa (verbais, gráficas, outras), os dispositivos de entrada e de saída de dados e ainda as zonas de comunicação habilitadas em cada dispositivo (Galvis apud Silva, 1998)

9 UTILIZAÇÃO DA ERGONOMIA A organização dos elementos que constituem a interface (textos, ícones, etc) a partir de suas características intrafigurais (balanço, simetria) tornam sua utilização mais objetiva. A apresentação gráfica, organizada por princípios ergonômicos, torna-se mais eficiente e atrativa. Como resultado disto, o usuário fica mais motivado a ler a informação.

10 Elaboração das Recomendações (Segundo Righi, 1993) Para a avaliação das recomendações, serão considerados dois componentes básicos dos elementos da interface: forma cor texto e organização espacial.

11 Elaboração das Recomendações (Segundo Righi, 1993) Para a forma: uso de linhas, símbolos, pictogramas e gráficos, profundidade e volume. Para a cor: variedade, seleção, combinação e área colorida. Para o texto: alinhamento, comprimento de linhas e espaçamento.

12 Elaboração das Recomendações (Segundo Righi, 1993) A organização espacial será tratada em dois níveis: intrafigural e interfigural. No nível intrafigural trataremos as características de cada componente. No nível interfigural trataremos o balanço, tamanho e escala, simetria e assimetria, proximidade, similiaridade, contraste, harmonia, concentração e movimento.

13 A Reestruturação do FUN a partir das Recomendações Ergonômicas

14 Referências Bibliográficas RIGHI, Carlos Antônio. Aplicação de recomendações ergonômicas ao componente de apresentação da interface de softwares interativos. Florianópolis - UFSC, 1993 (Dissertação de mestrado em Engenharia de Produção). SILVA, Cassandra Ribeiro. Bases pedagógicas e ergonômicas para a concepção e avaliação de produtos educacionais informatizados. Florianópolis - UFSC, 1998 (Dissertação de mestrado em Engenharia de Produção).


Carregar ppt "CONCEPÇÕES ERGONÔMICAS APLICADAS NO DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES Desenvolvimento: Helena Carolina Medeiros Colaboradora: Karin Cristina Siqueira Ramos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google