A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recuperando informações científicas na Internet: fontes e recursos disponíveis Joana Carla Felicio Bibliotecária CEM Joinville.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recuperando informações científicas na Internet: fontes e recursos disponíveis Joana Carla Felicio Bibliotecária CEM Joinville."— Transcrição da apresentação:

1 Recuperando informações científicas na Internet: fontes e recursos disponíveis Joana Carla Felicio Bibliotecária CEM Joinville

2 Etapas de uma pesquisa Quando se vai fazer uma pesquisa é necessário saber: 1.O QUE PESQUISAR? (assunto) 2.COMO PESQUISAR? (estratégias) 3.ONDE PESQUISAR? (fontes)

3 Palavras-chave ou Termos de Busca (O QUE?) As palavras-chave devem representar o assunto que se pretende pesquisar Ex: infraestrutura de transporte transport infrastructure Quando combinadas aumentam a especificidade da pesquisa e os resultados obtidos tendem a ser mais precisos. Ex: infraestrutura de transporte marítimo maritime transport infrastructure

4 Estratégias de busca (COMO?) Meio de especificar ao sistema de busca combinações de termos (palavras-chave) que representem a informação pretendida para chegar a uma recuperação bem sucedida. Cada serviço de busca possui suas próprias regras e prioridades, uma busca para ser bem sucedida vai depender da observância dessas regras (ler nos sistemas de busca: help; about; ajuda; sobre; etc...).

5 Principais estratégias de busca Muitos sistemas de busca oferecem recursos para delimitar a pesquisar por: Tipo de documento (testes, dissertações, livros, artigos, patentes...); Formato (PDF, PPT, WORD, HTML...); Data (entre 2000 e 2010, desde 1990, no último ano...); Idioma (recuperar somente doc. em inglês, português...); Título (recuperar documentos com o termo de busca no título) Autor (recuperar documentos de um determinado autor) Área do conhecimento (engenharia, educação, medicina...)

6 Principais estratégias de busca A maioria dos sistemas permite realizar a busca utilizando os operadores lógicos booleanos: AND - relaciona dois ou mais termos, limitando a busca, apresenta resultados que contêm todos os termos listados. OR - relaciona dois termos e reúne todos os documentos que incluam pelo menos um deles. NOT (alguns sistemas utilizam AND NOT) - o sistema buscará registros que contêm o termo de pesquisa que o precede, mas não o termo que o sucede.

7 Principais estratégias de busca Os operadores lógicos booleanos em alguns sistemas de busca são abreviados: Ex: * é usado para representar AND; o sinal de + para representar OR e – para NOT. Ex: álgebra AND trigonometria (restringe a busca) álgebra OR trigonometria (amplia a busca) gás AND NOT hélio (exclui um dos termos) Os operadores booleanos devem sempre ser digitados em letras maiúsculas para diferenciá-los dos termos pesquisados.

8 Principais estratégias de busca Truncagem: * Recupera de nenhum a vários caracteres Livr* (livro, livros, livreiro, livraria) *aldeído (acetaldeído, monoaldeído, paraldeído) $ Recupera um ou nenhum caracter colo$r (color, colour) dire$ção (direção e direcção) ? Recupera apenas um caracter en?oblast (entoblast, endoblast)

9 Principais estratégias de busca Aspas : pode-se realizar pesquisas por frases exatas com as palavras entre aspas. Ex: infraestrutura de transportes Parênteses ( ): são usados para agrupar termos da pesquisa em conjuntos. Em seguida os operadores podem então ser aplicados aos conjuntos. Ex: (infraestrutura AND transportes) AND Brasil

10 Principais estratégias de busca Dicas úteis: Com o auxílio do professor orientador, que conhece a terminologia usual da área: Liste todas as palavras-chave em pelo menos dois idiomas (ex: português e inglês); Liste os termos correlatos, sinônimos, nomes científicos, etc.

11 Mecanismos de busca Mecanismos de busca - um programa de computador se encarrega de encontrar as páginas da Web. As bases de dados dos mecanismos de busca são, de uma maneira geral, mais atualizadas do que as bases de dados dos diretórios, pois seus robôs não dependem dos humanos para fazerem a catalogação das páginas da Web, como ocorre nos diretórios. (Ex: Google; Alta Vista; RadarUol; Radix).

12 Diretórios de busca Diretórios de busca – as informações são organizadas por assunto, segundo um sistema de classificação ou de definição de categorias. Geralmente têm uma base de dados de menor tamanho que os mecanismos de busca, porém apresentam um índice de relevância maior. (Ex: Google diretório; Yahoo! Do Brasil).

13 Fontes de informações científicas na Internet (Acesso livre e gratuito) Google acadêmico: Acesso: Motor de busca direcionado para a pesquisa da literatura acadêmica na web. Pode-se pesquisar: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, pré- publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. Recursos do Google Acadêmico: Pesquisar diversas fontes em um só lugar; Localizar artigos, resumos e citações Armazenar o artigo integral em sua biblioteca ou na web; Ficar sabendo sobre os artigos principais de qualquer área de pesquisa

14 Fonte de informações científicas na Internet (Acesso livre e gratuito) Scirus: Acesso: É um motor de busca mais abrangente em informação científica da Internet. Buscas em mais de 380 milhões de páginas científicas na Web. Permite: Escolher a pesquisa em uma variedade de áreas, incluindo saúde, vida, física e ciências sociais. Limitar a pesquisa por um determinado autor, jornal ou artigo. Restringir os resultados para um intervalo de datas especificado. Encontrar congressos científicos, resumos e patentes. Aprimorar, personalizar e salvar as pesquisas.

15 Fonte de informações científicas na Internet (Acesso livre e gratuito) Google Book Search Acesso: Site do Google para busca de livros na Internet. Pode ser acessadas partes de livros ou livros na íntegra, bem como referência, resumo e informações sobre a obra. Se o livro não for protegido por direitos autorais ou se a editora conceder permissão, ou for de domínio público, poderá ser visualizado um trecho do livro e, em alguns casos, o texto na íntegra.

16 Fontes de informações científicas na Internet (Acesso livre e gratuito) Plataforma Lattes: Acesso: A Plataforma Lattes é a base de dados de currículos e instituições das áreas de Ciência e Tecnologia. Atualmente, a base da Plataforma Lattes conta com cerca de currículos, sendo que cerca de ( 8%) destes currículos são de doutores e cerca de (13%) de mestres.

17 Fontes de informações científicas na Internet (Acesso livre e gratuito) WebQualis! Acesso: Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.

18 Fontes de informações científicas na Internet (Acesso via IP UFSC ) Portal Capes: Acesso: Buscar Base: Localize bases referenciais e de texto completo por área de conhecimento ou interesse. Buscar Periódico: Localize títulos de periódicos em texto completo por área de conhecimento ou interesse. Meu Espaço: Crie alertas de pesquisa, salve seus artigos, periódicos e bases referenciais preferidos.

19 Algumas bases de dados indicadas, disponíveis no Portal Capes Academic Search Premier(EBSCO): Acesso: Base de dados multidisciplinar, referenciais com resumos de artigos publicados em mais de títulos indexados, e mais de periódicos com texto completo.

20 Algumas bases de dados indicadas, disponíveis no Portal Capes OECD Book Series: Acesso: 5/nw=1/rpsv/book_series.htm 5/nw=1/rpsv/book_series.htm Bases de dados que disponibiliza coleção de livros sobre bases de dados termodinâmicas. A busca por assunto inclui título, palavras-chave e resumo na busca. Categorias: Engenharias / Engenharia Química / Engenharia Nuclear / Energia / Fisica / Química

21 Algumas bases de dados indicadas, disponíveis no Portal Capes Engineering Research Database (CSA): Acesso: Base de dados referenciais com resumos Conjunto de cinco bases de dados na área de engenharia, indexa mais de títulos de periódicos além de anais de congressos, relatórios técnicos, patentes, livros e press releases. As bases de dados específicas que compõem essa grande base podem ser acessadas separadamente. São elas: ANTE: Abstracts in New Technologies and Engineering, CSA/ASCE Civil Engineering Abstracts, Environmental Engineering Abstracts, Earthquake Engineering Abstracts, Mechanical & Transportation Engineering Abstracts.

22 Algumas bases de dados indicadas, disponíveis no Portal Capes IEEE Xplore: Acesso: Base de dados de textos completos e normas técnicas. Estão disponíveis publicações periódicas, normas técnicas e anais de congressos e conferências publicados pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), EUA, e pela Institution of Engineering and Technology (IET), Inglaterra.

23 Algumas bases de dados indicadas, disponíveis no Portal Capes Springer Link: Acesso: Base de dados de textos completos para revistas e livros publicados pela Springer. Ênfase nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Exatas e da Terra. Quando estiver no site deste editor, você poderá ter acesso às tabelas de conteúdo e aos resumos de outras publicações não assinadas pela CAPES A UFSC comprou mais de 15 mil títulos de livros da Springer, disponibilizando-os via Pergamum também.

24 Algumas bases de dados indicadas, disponíveis no Portal Capes Web of Science: Acesso: ut.do?product=WOS&search_mode=GeneralSearch&SI D=3EOIKpIB3nNaGGcHAbm&preferencesSaved= ut.do?product=WOS&search_mode=GeneralSearch&SI D=3EOIKpIB3nNaGGcHAbm&preferencesSaved Base multidisciplinar, bibliográfica ou de referências e resumos, que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram. Possui hoje mais de periódicos indexados.

25 Algumas bases de dados indicadas, disponíveis no Portal Capes Scopus: Acesso: Base bibliográfica, ou referencial, de cobertura internacional. Indexa além de títulos acadêmicos revisados (peer reviewed), títulos de acesso livre (Open Access), anais de conferências, publicações comerciais (trade publications), séries de livros, páginas web de conteúdo científico (reunidos no Scirus) e patentes de escritórios.

26 Algumas bases de dados indicadas, disponíveis no Portal Capes Compendex Engineering Index (Ei): Acesso: Base de dados referencial com registros nas áreas de Engenharia Civil, Energia, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia de Minas, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Térmica, Engenharia Mecânica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Nuclear, Engenharia de Transportes, Engenharia Naval, Ciência da Computação, Robótica e Controle. Indexa publicações periódicas, trabalhos de congressos e conferências, livros e relatórios governamentais.

27 Algumas bases de dados indicadas, disponíveis no Portal Capes General Science Full Text: Acesso: Base de dados referencial com resumos cobrindo as áreas de Ciências Biológicas e Ciências Exatas e da Terra. Indexa periódicos acadêmicos e de divulgação científica. Inclui textos completos de publicações selecionadas. Apresenta gráficos, diagramas, fotos e ilustrações complementares à informação científica. Inclui textos completos de publicações selecionadas a partir de 1995 General Science Full Text abrange os seguintes assunto: Astronomia, Ciências Atmosféricas, Biologia, Botanica, Química, Conservação, Ciências da Terra, Meio Ambiente, Alimentação e Nutrição, Genetica, Mathematica, medicina, Microbiology, Oceanografia, Pisica, Fisiologia, Zoologia.

28 Algumas bases de dados indicadas, disponíveis no Portal Capes Science Direct: Acesso: Base multidisciplinar de texto completo de periódicos e livros eletrônicos. Oferece acesso a publicações da Elsevier e de sociedades científicas parceiras e possui atualização diária. Estão disponíveis também enciclopédias da área de ciências sociais e a revista Polymer Contents com as tabelas de conteúdo dos principais periódicos internacionais de polímero, preprints, processos, boletins informativos, e séries de livros selecionados.

29 Fontes de informações científicas na Internet (Acesso via IP UFSC ou pela matrícula e senha da biblioteca) Portal da Pesquisa: Acesso: Pesquisa em bases de dados, periódicos e livros em diversas áreas do conhecimento.

30 Fontes de informações científicas na Internet (Acesso via IP UFSC ou pela matrícula e senha da biblioteca) Biblioteca virtual universitária 2.0: Acesso: Acervo eletrônico de livros-texto, com obras totalmente em Português e leitura total disponível pela Internet. Mais de mil títulos de editoras renomadas (Artmed, Pearson, Contexto, e Manole) nas mais diversas áreas, como administração, marketing, engenharia, economia, computação, medicina, enfermagem, psicologia, psiquiatria, jornalismo, história, geografia dentre outras.

31 Fontes de informações científicas na Internet (Acesso livre e gratuito) Portal de Acesso Livre da Capes: Acesso: O portal de acesso livre da CAPES disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet selecionados pelo nível acadêmico, mantidos por importantes instituições científicas e profissionais e por organismos governamentais e internacionais.

32 Fontes de informações científicas na Internet (Acesso livre e gratuito) Portal Domínio Público: biblioteca digital desenvolvida em software livre Acesso: Acervo: é composto, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.

33 Fontes de informações científicas na Internet (Acesso livre e gratuito) Periódicos UFSC: Acesso: Publicações periódicas científicas eletrônicas produzidas na Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC.

34 Fontes de informações científicas na Internet (Acesso livre e gratuito) Prossiga: Acesso: Bibliotecas virtuais temáticas - coleções referenciais que reúnem e organizam informações, presentes na Internet, sobre determinadas áreas do conhecimento.

35 Fontes de informações científicas na Internet (Acesso livre e gratuito) Scielo: Acesso: Modelo de publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet, particularmente na América Latina e Caribe, permite acesso gratuito à periódicos acadêmicos, bases de dados bibliográficas e de texto completo de diversas áreas do conhecimento. A partir do SciELO é possível realizar pesquisa por conteúdo, preservar arquivos eletrônicos e verificar a produção científica por meio de indicadores estatísticos de uso e impacto da literatura científica.

36 Fontes de informações científicas na Internet (Acesso livre e gratuito) Biblioteca virtual UFSC: Acesso: /pesquisa_avancada.php /pesquisa_avancada.php Acesso ao conteúdo integral de mais de 15 mil títulos de livros eletrônicos (E-books), além de artigos de periódicos, teses e dissertações defendidas na UFSC.

37 Fontes de informações científicas na Internet (Acesso livre e gratuito) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD): Acesso: Coordenada pelo IBICT, integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, e também estimula a comunidade brasileira de C&T registrar e publicar teses e dissertações em meio eletrônico, produzidas no país e no exterior, dando maior visibilidade a produção científica nacional.

38 Fontes de informações científicas na Internet (Acesso livre e gratuito) Banco de Teses da Capes: Acesso: Acesso a resumos e referências sobre teses e dissertações defendidas junto a programas de pós-graduação do país. As informações são fornecidos diretamente à Capes pelos programas de pós-graduação, que se responsabilizam pela veracidade dos dados.

39 OBRIGADA Duvidas e informações (47) (R. 4889)


Carregar ppt "Recuperando informações científicas na Internet: fontes e recursos disponíveis Joana Carla Felicio Bibliotecária CEM Joinville."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google