A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Informação Curso de Biblioteconomia Acadêmicas: Cláudia Zambelli Mezalira Elis Regina Mocellin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Informação Curso de Biblioteconomia Acadêmicas: Cláudia Zambelli Mezalira Elis Regina Mocellin."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Informação Curso de Biblioteconomia Acadêmicas: Cláudia Zambelli Mezalira Elis Regina Mocellin Elis Regina Mocellin Manual de procedimentos para a base de dados CAT no Micro-Isis Micro-IsisFlorianópolis2004 Manual apresentado a disciplina CIN 5351 Geração de Bases de Dados em Micro-Isis sob a orientação da Professora Ursula Blattmann

2 O CDS/ISIS é um sistema genérico de armazenamento e recuperação de informação, comandado por menus, especialmente projetado para o gerenciamento computadorizado de Base de Dados, não numéricas. É estruturado em elementos de dados definidos pelo próprio usuário. O Micro-Isis é um sistema desenvolvido pela UNESCO e distribuído no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT). A base foi criada no Software CDS/ISIS na versão 1.4 de janeiro de 2001. O sistema oferece um conjunto integrado de programas que incluem funções de desenvolvimento de aplicações, entrada de dados, pesquisa, emissão de relatórios, segurança e intercâmbio de dados, além de organização e controle de dicionário de palavras-chaves, arquivo de sinônimos e palavras proibidas (stopwords). Possui características tais como: campo e registro de tamanho variável; implementação de campos repetitíveis e subcampos; capacidade de efetuar buscas utilizando operadores boleanos de proximidade e cursos flexíveis para a especificação de geração de saídas impressas.

3 MANUAL PARA O USUÁRIO Para a entrada de dados Abra primeiro o software CDS/ISIS, clique no menu base dados, em seguida no submenu abrir. Abrir

4 Aparecerá a tela abaixo. Após selecione ao lado esquerdo a base cat.mst. Para abrir clique duas vezes em cat.mst ou em OK.

5 Aparecerá esta tela e a base está aberta.

6 Para entrada de dados, clique no ícone editar nos menus, e clique no submenu entrada de dados, logo aparecerá esta tela abaixo. Dê um clique dentro do campo a ser preenchido e digite na caixa de texto os dados a serem preenchidos. Em cada entrada de campo existe uma mensagem de ajuda à direita e abaixo. Para fazer alguma correção é só voltar a clicar em cima do campo a ser modificado e digitar novamente. Abrir Entrada de dados Mensagem de ajuda

7 Após inserir os dados no sistema, atualize os arquivos invertidos. Para isso, vá até o menu clique em base dados e no submenu Atualizar arquivo invertido e aparecerá esta tela:

8 Clique na opção Gerar arquivo invertido. Após clique em OK logo abaixo da tela. Desta maneira será salvo todas as alterações feitas no Sistema.

9 Para fazer pesquisa na base Com a base aberta, vá até o Menu e clique no botão Pesquisar, aparecerão no submenu as opções: pesquisa avançada e pesquisa guiada. Nota: Após escolha do tipo de busca, pode-se ter acesso mais rápido a tela de pesquisa clicando no ícone onde aparece a figura de uma lupa Clique aqui

10 A pesquisa guiada oferece recursos como: operadores boleanos; mostra as pesquisas feitas anteriormente; escolha de campos a pesquisar e a busca das expressões.(elementos da pesquisa)

11 A pesquisa avançada. Nesta opção, abrirá uma primeira tela, onde poderá ser feito a procura do assunto com ajuda de operadores boleanos. A outra opção oferecida é a busca por proximidade de termos, para isso, clique dentro desta tela onde está o botão DICIONÁRIO e se abrirá o dicionário de termos já indexados. Digite no campo dentro do dicionário de termos a expressão, e aparecerá automaticamente abaixo um índice de expressões próximas. O exemplo abaixo ilustra o tipo de busca avançada e de proximidade. Clique em cima da expressão encontrada duas vezes., a expressão encontrada vai para a caixa de pesquisa. A pesquisa avançada. Nesta opção, abrirá uma primeira tela, onde poderá ser feito a procura do assunto com ajuda de operadores boleanos. A outra opção oferecida é a busca por proximidade de termos, para isso, clique dentro desta tela onde está o botão DICIONÁRIO e se abrirá o dicionário de termos já indexados. Digite no campo dentro do dicionário de termos a expressão, e aparecerá automaticamente abaixo um índice de expressões próximas. O exemplo abaixo ilustra o tipo de busca avançada e de proximidade. Clique em cima da expressão encontrada duas vezes., a expressão encontrada vai para a caixa de pesquisa. Dicionário de termos

12 Clique em Executar, aparecerá esta tela, Clique em OK

13 Para aparecer o resultado clique no botão EXIBIR. Eis o resultado:

14 Detalhes da pesquisa Clique no registro para exibir seu conteúdo, ou clique no ícone + ao lado esquerdo do número de registro. Use as setas no canto inferior esquerdo para ordenar os registros de maneira ascendente ou descendente. Para fechar a pesquisa clique no botão opções e vá ao subcampo parar a exibição de resultados. Ícone + Ordenar os registros Fechar

15 Resultado final da pesquisa com formato de exibição CAT:

16 Maneiras de saídas da pesquisa. Nesta mesma tela acima vá ao botão opções, aparecerá submenus com as opções: Imprimir registro atual,imprimir todos os registros marcados, imprimir todos os registros recuperados e exportar resultados.

17 Para Imprimir o registro atual, Clique em cima dele e aparecerá este quadro:

18 As opções de saída são para a impressora, arquivo para Windows, MS-DOS e Postscript (pós-escrito) Nota: pode-se escolher no campo formato o tipo de saída para a impressão, que nesta base, são: ALL, CAT e CAT 1 Exemplo de opção Imprimir todos os resultados da pesquisa:

19 Para exportar e importar os dados As funções de intercâmbio de dados, importação e exportação permitem migração para grandes, minis, e microcomputadores, independentemente do software, quando possuir o ´padrão ISO 2709 Na barra de menus escolha base de dados e no submenu selecione exportar ou importar. EXEMPLO DE EXPORTAÇÃO: Aparecerá uma caixa de diálogo, onde deve ser digitado o nome do arquivo de saída depois clique no botão OK

20 Pressione OK para finalizar a exportação Para encerrar os trabalhos com o WiniISIS, selecione Base de dados na barra de menus, e, sair no submenu.

21 Formato de saída: CAT

22 Formato saída: ALL

23 Formato de saída: CAT 1

24 COMO FOI ELABORADA A BASE DE DADOS Passo 1: Definição da Base Tabela de Campos Definição da estrutura da base com os campos que irão compor os registros. Campos :fabricante, produto, imprenta, palavras–chaves, localização, endereço eletrônico e data.

25 Passo2: Definição para indexação Neste momento foram definidos os critérios para a extração de um ou mais elementos de um registro do arquivo mestre, por indexação.

26 Passo 3: Definição dos Formatos de Saída

27 Passo 4: Salvar a Base Passo 4: Salvar a Base

28 Referências MOREIRA, José de Albuquerque. WinISIS: microisis para windows passo a passo. São Paulo: E.T.I, [19]. MOREIRA, José de Albuquerque. WinISIS: microisis para windows passo a passo. São Paulo: E.T.I, [19]. XI Painel Biblioteconomia em Santa Catarina. In: I Encontro de usuários do microisis na região sul, 11., 1993, Florianópolis. Anais...Florianópolis: ed.UFSC, 1993. XI Painel Biblioteconomia em Santa Catarina. In: I Encontro de usuários do microisis na região sul, 11., 1993, Florianópolis. Anais...Florianópolis: ed.UFSC, 1993.


Carregar ppt "Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Informação Curso de Biblioteconomia Acadêmicas: Cláudia Zambelli Mezalira Elis Regina Mocellin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google