A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Joice Aguiar1 Joice May de Aguiar Florianópolis, 25 de outubro de 2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Joice Aguiar1 Joice May de Aguiar Florianópolis, 25 de outubro de 2004."— Transcrição da apresentação:

1 Joice Aguiar1 Joice May de Aguiar Florianópolis, 25 de outubro de 2004.

2 Joice Aguiar2 CHECKLIST PARA AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE DE INTERFACES WEB PARA USUÁRIOS IDOSOS.

3 Joice Aguiar3 SALES, Márcia Barros de; CYBIS, Walter de Abreu. CHECKLIST para avaliação de acessibilidade de interfaces web para usuários idosos. Seminário ATIID - Acessibilidade, TI e Inclusão Digital, São Paulo-SP, 23/24/09/2003. Disponível em: artigos/53checklist.dochttp://hygeia.fsp.usp.br/acessibilidade/cd/atiid2003/ artigos/53checklist.doc

4 Joice Aguiar4 o. A vida cotidiana nesse início de século é caracterizada por ser uma sociedade de informação onde o avanço de algumas tecnologias de comunicação e de informação difundiram-se rapidamente. o O objetivo deste trabalho é apresentar um checklist como uma ferramenta de verificação da conformidade de páginas da Web face às recomendações ergonômicas específicas para a acessibilidade de pessoas idosas.

5 Joice Aguiar5 Segundo a Organização das Nações Unidas - ONU a acessibilidade é o processo de conseguir a igualdade de oportunidades em todas as esferas da sociedade.

6 Joice Aguiar6 Critérios Ergonômicos Os critérios Ergonômicos são uma ferramenta de avaliação da usabilidade que pode apoiar/dar suporte a outras técnicas de avaliação de usabilidade, a exemplo da avaliação heurística e checklist etc. Os critérios ergonômicos têm como finalidade minimizar a ambigüidade na identificação e classificação das qualidades dos problemas ergonômicos nas interfaces informatizadas.

7 Joice Aguiar7 Checklist: Acessibilidade da Web para usuários idosos A intenção do checklist é a de oferecer aos criadores de conteúdos para a Web, uma forma de verificar se estes conteúdos estão acessíveis para usuários idoso.

8 Joice Aguiar8 Prioridade 1: têm de satisfazer; Prioridade 2: devem satisfazer; Prioridade 3: podem satisfazer.

9 Joice Aguiar9 Critério Ergonômico:Compatibilidade Questão - Verifique se existem descrições textuais associadas a imagens, gráficos, sons, animações, ícones, vídeos, etc., apresentados nas páginas. Relevância: item é particularmente importante para idosos que apresentem problemas visuais e auditivo.

10 Joice Aguiar10 Critério Ergonômico: Significados dos Códigos e Denominações Questão - Verifique se o destino de cada link está claramente identificado em seu enunciado textual. Relevância: No caso de idosos com dificuldade de cognição ou aprendizagem, com problemas visuais ou que utilizem leitor de tela, a navegação pelas páginas pode ser facilitada se os enunciados dos links forem concisos e significativos.

11 Joice Aguiar11 Critério Ergonômico: Densidade Informacional Questão - Verifique se as páginas estão livres de informações irrelevantes, repetitivas ou impertinentes. Relevância: Usuários idosos e com dificuldades perceptivas são favorecidos por projetos de páginas onde não existam informações irrelevantes (opções desnecessárias, publicidade, etc.). Caso contrário, informações relevantes e irrelevantes estarão competindo pela menor capacidade de atenção de usuários idosos.

12 Joice Aguiar12 Critério Ergonômico: Controle do Usuário. Questão - Verifique se as páginas estão livres de atualizações periódicas automáticas e, caso exista, se o usuário pode facilmente desativar este recurso. Relevância: Este recurso pode atrapalhar a leitura da página por usuários idosos com problemas visuais e/ou que estiverem usando um software leitor de tela.

13 Joice Aguiar13 Considerações finais A utilização deste checklist no desenvolvimento de interfaces Web pode proporcionar aos idosos facilidade no acesso e na utilização ao interagirem com estas, certificando-lhes um ótimo estado de independência e autonomia, motivando e oportunizando sua inclusão no mundo virtual.. Este checklist pode ser acessado integralmente no site do (LabiUtil, 2003) da Universidade Federal Santa Catarina.


Carregar ppt "Joice Aguiar1 Joice May de Aguiar Florianópolis, 25 de outubro de 2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google