A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Contradições da Sociedade da Informação e a Formação do Bibliotecário Controle dos Registros do Conhecimento III Professora: Úrsula Blattmann Professora:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Contradições da Sociedade da Informação e a Formação do Bibliotecário Controle dos Registros do Conhecimento III Professora: Úrsula Blattmann Professora:"— Transcrição da apresentação:

1 As Contradições da Sociedade da Informação e a Formação do Bibliotecário Controle dos Registros do Conhecimento III Professora: Úrsula Blattmann Professora: Úrsula Blattmann Acadêmica: Rose Marie Sabatini de Oliveira Santiago Rosa Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis 2005

2 Processo educacional contínuo Acredita-se que através do processo educacional – regular ou contínuo, pode-se vislumbrar mudanças significativas entre os discursos ideais, proferidos pelos detentores da cultura, política e aqueles que se manifestam nas ruas, praças públicas, pouco valorizados.

3 A expansão da Biblioteconomia A expansão dos Cursos de Biblioteconomia ocorreu na sua maioria, pós-reforma universitária de 1968, no auge da ditadura militar, na mesma proporção em que eram fechados cursos de Sociologia, Antropologia e Filosofia, o que não é de difícil compreensão, pois questionavam o sistema político-vigente. A expansão dos Cursos de Biblioteconomia ocorreu na sua maioria, pós-reforma universitária de 1968, no auge da ditadura militar, na mesma proporção em que eram fechados cursos de Sociologia, Antropologia e Filosofia, o que não é de difícil compreensão, pois questionavam o sistema político-vigente. O ensino de Biblioteconomia se expandia, onde a partir da nossa competência técnica eliminava-se dos catálogos e do acervo os documentos que tratassem de temas sobre comunismo, guerrilha, feminismo, emancipação política, por outros menos comprometedores.

4 Características essenciais do profissional da Informação Habilidades gerenciais Capacidade de educar usuários Criatividade Afetividade Espírito de liderança Visão interdisciplinar Domínio tecnológico

5 Outras competências essenciais Teórico-prática: Teórico-prática: saber fazersaber fazer Competência política: Competência política: DesafiadorDesafiador ComprometidoComprometido Reivindicador popularReivindicador popular Competência social: Competência social: capacidade de reflexão sobre a realidade e o mundocapacidade de reflexão sobre a realidade e o mundo

6 Conclusão É necessário que os profissionais da informação tenham uma formação político-crítica e criativa que responda às necessidades e aos anseios da maioria da sociedade, aquela que não alcançou os índices mínimos de qualidade digna de vida, caracterizando os diferentes Brasis: dos desinformados, dos pobres, dos informados, dos alfabetizados e dos analfabetos tecnológicos. Consciência, motivação e informação são as ferramentas necessárias para que o Bibliotecário exerça seu papel social no mercado de trabalho.

7 Referência CASTRO, César Augusto; RIBEIRO, Maria Solange Pereira. As contradições da sociedade da informação e a formação do bibliotecário. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 1, n. 2, p , jan./jun CASTRO, César Augusto; RIBEIRO, Maria Solange Pereira. As contradições da sociedade da informação e a formação do bibliotecário. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 1, n. 2, p , jan./jun Disponível em: /getdoc.php?id=62&article=16&mode=pdf Disponível em: /getdoc.php?id=62&article=16&mode=pdf /getdoc.php?id=62&article=16&mode=pdf /getdoc.php?id=62&article=16&mode=pdf


Carregar ppt "As Contradições da Sociedade da Informação e a Formação do Bibliotecário Controle dos Registros do Conhecimento III Professora: Úrsula Blattmann Professora:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google