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A contribuição e experiência do SEBRAE para a formação de uma cultura de inovação no Brasil Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - Ciki 2011.

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1 A contribuição e experiência do SEBRAE para a formação de uma cultura de inovação no Brasil
Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - Ciki 2011

2 Inovação e Tecnologia SEBRAE objetivos
Ampliar a capacidade inovativa das micro e pequenas empresas Agregar valor a produtos e serviços das micro e pequenas empresas Aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas

3 Desafios para o Sistema SEBRAE
Garantir a aplicação de recursos no âmbito Federal, Estadual e Municipal, previstos na Lei Geral Disseminar a inovação e tecnologia como estratégia prioritária para as MPE e o Sistema Sebrae

4 A Inovação para o Sistema Sebrae
No Mapa Estratégico 2009/2015 do Sistema Sebrae “Promover a Inovação nas micro e pequenas empresas”. é o P1 – processo número um - que define as entregas de valor para as micro e pequenas empresas

5 Limites de aplicações de recursos
O mínimo de 20% (vinte por cento) do total das aplicações em projetos e atividades, deve ser alocado em ações vinculadas às classificações: “Fomento à Inovação”, “Difusão Tecnológica”, “Prestação de ServiçosTecnológicos”, “Gestão da Inovação e Tecnologia”, “Infraestrutura Tecnológica”, e “Capacitação Tecnológica”

6 Meta 3 Metas Mobilizadoras
Ampliar o número de empresas atendidas com soluções específicas de inovação Previsão do número de empresas atendidas com soluções específicas de inovação

7 Portfólio SEBRAE com foco em Inovação
SEBRAEMAIS SEBRAETEC

8 Objetivo Desafios Promover a inovação em Pequenas Empresas
(Pequenas Empresas com gestão mais amadurecida) Desafios Desmistificar inovação Fazer a inovação bater na porta das Pequenas Empresas Criar a Cultura de Inovação nas Pequenas Empresas Aumentar o número de produtos e serviços inovadores de pequenas empresas

9 FLUXO DO ATENDIMENTO DIAGNÓSTICO E RADAR DA INOVAÇÃO DEVOLUTIVA
SENSIBILIZAÇÃO/ADESÃO DIAGNÓSTICO E RADAR DA INOVAÇÃO RADAR 0 DEVOLUTIVA (PLANO DE TRABALHO) FINAL DO PLANO DE TRABALHO RADAR DA INOVAÇÃO RADAR 1 IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 6 MESES (EMPRESA INTERNALIZA A INOVAÇÃO) RADAR DA INOVAÇÃO RADAR 2

10 Dimensões diagnosticadas
Radar da Inovação

11 Agentes Locais de Inovação
Atendimento: Gratuito “In Loco” Continuado Customizado Coordenação Senior Número de ALI no Brasil Meta de Atendimento: ANO META 2011 12.700 2012 25.000 2013 28.000 2014 31.500 2015 35.000 In loco = Presencial Obs: o Agente acompanha a empresa por um período de 2 anos.

12 Objetivos Aumentar a competitividade da MPE, apoiando-as com soluções de inovação e tecnologia que permitam que a MPE: Inove em produtos, processos, marketing e gestão organizacional Implemente Boas Práticas de produção Aumente a eficiência de processos Elimine desperdícios e reduza custos de produção Crie novo design de embalagens e/ou produtos Melhore a qualidade de produtos e processos

13 Fornecedor de Serviços Tecnológicos
Dinâmica Operacional SEBRAE Fornecedor de Serviços Tecnológicos ME e EPP (cliente) Aproximação

14 Serviços Apoiados Temas
Certificação Sustentabilidade Aperfeiçoamento Tecnológico Design Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica Tecnologias de Informação e Comunicação Clínica Tecnológica Qualidade Diagnóstico Tecnológico Diagnóstico Tecnológico

15

16

17 Diferencial Programa de abrangência nacional
- Permite o acesso a serviços em inovação e tecnologia com subvenção de até 80 e 90%,; A Meta Nacional para 2011 é de 20 mil atendimentos; - Orçamento para R$ 62 milhões; Os serviços em inovação e tecnologia disponibilizados pelas prestadoras de serviços tecnológicos são diversificados; - Rede de fornecedores de Serviços Tecnológicos com foco nos pequenos negócios

18 Prestadoras de Serviços
Tecnológicos Prestadoras de Serviços Credenciadas Em edital Entre 01-10 Entre 11-20 Entre 21-50 Acima de 50 Total: 483

19 Estratégia SEBRAE e ANPROTEC
O Modelo CERNE de incubação de empresas surgiu como resultado da necessidade das incubadoras em ampliar a capacidade de geração sistemática de empreendimentos de sucesso. Estratégia SEBRAE e ANPROTEC  Disseminação do modelo CERNE: 182 pessoas capacitadas em 2010 e 160 pessoas capacitadas em 2011.

20 Incubadoras de Empresas no Brasil
Estudo SEBRAE Brasil INCUBADORAS APOIADAS SEBRAE 294 INCUBADORAS PESQUISADAS 223 EMPRESAS INCUBADAS Residente Associada Total 1642 820 2462 EMPRESAS GRADUADAS 1.702 INCUBADORAS ANPROTEC  384

21 As 8 Dimensões estudadas
GESTORA DA INCUBADORA SISTEMA ORGANIZACIONAL DA INCUBADORA INCUBADORA DE EMPRESAS OPERACIONAL DA INCUBADORA SERVIÇO DE SUPORTE TÉCNICO SUSTENTABILIDADE DA INCUBADORA Destacar metodologia da pesquisa. GERÊNCIA DA INCUBADORA APOIO INSTITUCIONAL 21

22 Resultado do Estudo SEBRAE
APOIO INSTITUCIONAL

23 Resultado do Estudo SEBRAE
APOIO INSTITUCIONAL

24 Resultado do Estudo SEBRAE
SUSTENTABILIDADE DA INCUBADORA

25 Novo Modelo de Atuação para as Incubadoras de Empresas
Apoio à inserção da metodologia CERNE nas Incubadoras Novo Modelo de Atuação para as Incubadoras de Empresas Apoiar a capacidade das incubadoras na geração de empreendimentos inovadores bem sucedidos. Sustentabilidade: crescimento conjunto empresa e incubadora

26 Níveis de Abrangência do Modelo CERNE
INCUBADORA – foco na gestão da incubadora como um empreendimento PROCESSO – processo de prospecção, geração, desenvolvimento e graduação de empreendimentos inovadores EMPREENDIMENTO – foco no desenvolvimento dos empreendimentos 26

27 Proporcionar maior aproximação
Incubadoras de Empresas SEBRAE Portfólio SEBRAE Edital de apoio Especifico

28 EDITAL SEBRAE ANPROTEC INCUBADORAS DE EMPRESAS Tipo 1 (40 projetos)
Aplicação do CERNE Preparação para o CERNE R$ 300 mil R$ 120 mil

29 O que é? É um programa de capacitação e consultoria criado especialmente para empresários de pequenas empresas interessadas em aperfeiçoar a gestão de seu empreendimento. Quem participa? Proprietários ou gerentes de pequenas empresas com as seguintes características: • 2 anos ou mais no mercado • 10 funcionários ou mais

30 Soluções que compõem o Sebrae Mais:
1 Estratégias Empresariais 2 Encontros Empresariais 3 Gestão Financeira – do controle à decisão 4 Gestão da Inovação – inovar para competir 5 Planejando para Internacionalizar 6 Empretec 7 Gestão da Qualidade 8 Ferramentas Avançadas de Gestão – (CE, PE, PR, RS, SC e SP)

31 Muito obrigada ! Etel Tomaz


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