A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação VI do Projeto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação VI do Projeto"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação VI do Projeto
UFRGS-GUARITA-FINEP Desenvolvido por: Ignacio Iturrioz André Casagrande

2 Introdução HCAP – Harmonised Condition Assessment Programme
Programa de avaliação das condições equivalentes (Harmonised: to make sistem or rules similar in different countries or organizations)

3 ...Introdução O HCAP surge pela necessidade do mercado de normalizar/harmonizar a forma de avaliação das condições dos navios propostas por diferentes sociedades de clasificação. Esta norma provee mesma escala e identificação dos índices a avaliar para todos os trabalhos Foi proposta pela Bureau Veritas. Porém, outras sociedades classificadoras possuem seus programas similares.

4 Avaliações de integridade do casco
Diferentes maneiras de avaliar estruturas, cada uma segue critérios próprios.

5 ...Introdução PCAS: Outra norma que cumpre uma função similar a esta mas tem regras e sistema de classificação diferente (no anexo VI do documento se apresenta como exemplo uma comparação entre as duas formas de medir, o HCAP e o PCAS, para a estrutura dos casco.

6

7

8 ...Introdução É adotado o conceito de que dados de projeto e dados de inspeção de serviço devem ser postos juntos para permitir a avaliação das condições da embarcação.

9 ...Introdução Como Funciona:
O proprietário solicita ao BV a aplicação da metodologia. O HCAP não tem a ver com as inspeções e classificação normalmente realizadas pela sociedade classificadora, porém, algumas inspeções do HCAP podem ser creditadas à embarcação. Para o caso de barcos não classificados pelo BV ou com manutenções “pobres”, as inspeções podem ser ampliadas para garantir as condições necessárias.

10 ...Introdução ...Como Funciona:
O HCAP deve se aplicado por inspetores credenciados pelo ESP (***). Se na inspeção de avaliação das condições for revelado que alguns requisitos não estão cumpridos em relação aos requisitos de classificação, procedimentos de classificação devem ser aplicados junto com ações corretivas para tornar o status regular. Se para um dado navio dois programas forem ser realizados simultaneamente, ambos devem ser cumpridos.

11 ...Introdução ...Como Funciona:
Observa-se que alguns itens exigidos por este programa (acessórios do casco e maquinaria) não são listados nos requisitos para a classificação. De nenhuma forma o resultado desta avaliação deve alterar ou interferir na aplicação das regras de classificação ou das Regras Internacionais. Relatórios e um certificado das condições fornecem a razão definida para cada uma das partes definidas anteriormente, listados como conclusões das intervenções da Sociedade Classificadora.

12 Objetivos: Introduzir a metodologia do HCAP (Bureau Veritas);
Criar método de avaliar embarcação de idade avançada de forma qualitativa; Aplicar metodologia proposta pelo HCAP ao NT Guarita, se possível, antes e depois da reforma; Verificar pontos fortes e fracos da metodologia, propondo modificações e/ou criação de uma outra forma de avaliação.

13 No HCAP é adotado o conceito de que toda a informação obtida nas inspeções deve ser avaliada em conjunto, por dita razão devem ser realizadas as seguintes tarefas: Para a estrutura do casco : determinar em forma local/global a espessura do casco. Para acessórios da estrutura do casco e dispositivos: execução de inspeções globais de todos elementos e, quando seja adequado, medir espessura, realizar testes de pressão e de funcionamento. Para os diferentes sistemas (maquinaria incluindo instalações elétricas e automatizadas): realizar inspeções globais e, quando aplicável, ensaios de pressão de funcionamento, análise da lubrificação, e medição de vibrações.

14

15

16 melhor pior

17 Desenvolvimento (Aspectos Principais)
Fotos de áreas investigadas fazem parte dos relatórios. Outras medições não podem ter mais de 15 meses para serem aproveitadas. Todos os pontos a serem inspecionados devem ser acessíveis. Tanques de lastro e navio devem estar sem cargas. Iluminação adequada é importante para revelar corrosões, deformações, fraturas e danos estruturais. O Programa de Inspeções deve incluir: inspeções gerais; inspeções visuais, medições de espessura, teste dos tanques.

18 ...Aspectos Principais Equipe responsável para medir espessura deve ser a mesma que realiza inspeção visual. Programa de medição de espessura é definido no Anexo I de acordo com o tipo de embarcação. NI 389 R00 E (BV) deve ser usada para definição do número de pontos e critério de aceitação para manutenção da classe da embarcação. Tanques são enchidos de água.

19 Avaliação da estrutura do casco
A estrutura do casco (Hull Structure) é basicamente dividida em três análises gerais: 1- Análise dos dados e relatórios existentes: Servem principalmente para identificar preliminarmente áreas suspeitas; 2-Programa de inspeção estrutural: a qual basicamente considera para cada elemento estrutural o seguinte: -Condição estrutural; -Desgaste Geral; -Revestimento; -Proteção catódica. 3-Avaliação da espessura: para esta avaliação utiliza-se basicamente a normativa NI 389 a qual define valores de diminuição da espessura.

20 ...2-Programa Inspeção Estrutural
Condição Estrutural: são dadas notas de 1-4 conforme tabela anterior para alguns tipos de danos (deformação, puncionamento, flambagem, trincas, impermeabilidade) Desgaste Geral: Também são dadas notas de 1-4 para desgaste estimado e pitting. Revestimento (cobertura): BOM – nota1; MÉDIO: nota 2; POBRE – nota 4 (20% ou mais de áreas avariadas ou mais de 10% da área considerada sem cobertura). Proteção Catódica: níveis ou notas correspondem as porcentagens de perdas de peso: 0-25% - nota1; 25-50% - nota2; 50-75% - nota3; % -nota4.

21 ...3-Avaliação da Espessura

22 Nota global para Estrutura do Casco
A nota global para o casco assume a média ponderada das notas atribuídas às diferentes partes da estrutura do casco, cada uma com seu peso determinado. Por exemplo: Em casos de espaços: cada espaço é dividido em elementos (sobre superf., abaixo do tanque, na superf. Inferior do tanque,...) que são divididos em itens (condições estrut., desgaste, revestimento, ânodo). Arredondamentos são feitos por corte. Exemplo: 2,54 é arredondado para 3; 2,45 é arredondado para 2.

23 ...Nota global para Estrutura do Casco
Elementos que não puderem ser inspecionados por razões operacionais ou não existem ou os itens não são aplicáveis recebem nota 5. Esta nota não entrará no cálculo da média. Se vários elementos de um grupo recebem uma nota 1 e alguns isolados recebem nota 2 ou 3, ou casos e4speciasi deste tipo, regras específicas são determinadas (sec ). No Anexo III pode-se ver exemplo sobre isto.

24 ...Nota global para Estrutura do Casco
Nota final da estrutura do casco será a pior nota relativa a: -nota emitida pelo inspetor ao final da inspeção da estrutura do navio baseado no item 2 (Programa de inspeção Estrutural) ; -valor da nota do item 3 (Avaliação da Espessura);

25 ...Nota global para Estrutura do Casco

26 ...Nota global para Estrutura do Casco

27 Nota global para Acessórios do Casco
Se identificam todos os itens a serem avaliados no plano de inspeção. Cada item é dividido em partes que irão ter um conjunto de itens a serem avaliados. O sistema de média e de arredondamento é similar ao apresentado anteriormente. Em nenhum caso a diferença entre a nota calculada e a pior nota deve ser maior do que 1. Caso aconteça, a média é aumentada até a diferença ser apenas 1.

28 ...Nota global para Acessórios do Casco

29 ...Nota global para Acessórios do Casco

30 Nota global para Maquinaria
Como regra, programas de operação e manutenção declarados pelos proprietários devem estar em conformidade com os propostos pelos fabricantes dos equipamentos. Histórico dos equipamentos serão consultados para identificar potenciais equipamentos problemáticos. Em geral, a avaliação não requer a abertura dos componentes, porém se na ocasião da inspeção algum estiver aberto será vistoriado. A nota final segue mesmas regras de médias porém os itens avaliados são um pouco diferentes.

31 ...Nota global para Maquinaria

32 Anexo I: Requerimentos para Inspeção Visual e Medição de Espessura pelo HCAP;
Anexo II: Formas do Relatório de Inspeção; Anexo III: Exemplo de Relatório de Análise de Medição de Espessura pelo HCAP; Anexo IV: Requisição para Inspeção pelo HCAP; Anexo V: Certificado do HCAP; Anexo VI: Relação entre PCAS e HCAP para Estrutura do Casco.

33 Conclusões Idéia Geral
Aproveitar os pontos positivos de uma avaliação destas e definir que para a determinação de idade equivalente de uma embarcação, este critério seja UM dos vários sistemas. Idade Equivalente Análise Estrutural e funcional Outros Sistemas Avaliação por algum programa de avaliação Casco Máquinas Acessórios

34 Bibliografia consultada
Bureau Veritas, “HCAP – Harmonised Condition Assessment Programme”, NI 465 DNS R00 E. Bureau Veritas, Certificate of Harmonised Condition Assessment Programme”, Aplicação do HCAP ao Navio Guarapuava da Navegação Guarita.


Carregar ppt "Apresentação VI do Projeto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google