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Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos I – Rodada Temática.

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1 Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos I – Rodada Temática Setorial NAVEGAÇÃO INTERIOR NA BACIA DO SUDESTE

2 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos 1) Apresentação do Projeto que está sendo realizado pelo GMAp/UFRGS com apoio da FINEP 2) TEMA I - VIDA ÚTIL DAS EMBARCAÇÕES DE NAVEGAÇÃO INTERIOR: Critérios de Projeto/Critérios de Avaliação/Critérios de Riscos Debatedores: -Prof. Dr. Peter Kaleff -Eng. Francisco Miguel Pires – Synthesis -Eng. Ivan Erdos 3)Debates: perguntas e discussões 4)COFFE-BREAK 5) TEMA II – CARACTERÍSTICAS E RISCOS NAS ROTAS DE NAVEGAÇÃO: Administração/Operação Hidrovia Debatedores: -Prof. Dr. Elírio Toldo -Engº. Hermes – Sup. de Portos e Hidrovias SPH - Dr. Millos Stringuini 6)Debates: perguntas e discussões 7)Encerramento APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

3 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos Introdução - Apresentação Grupo de Mecânica Aplicada www-gmap.mecanica.ufrgs.br -Vibrações, acústica; -Ensaios mecânicos; -Modelagem numérica (FEM, DEM, BEM) -Biomecânica; -Estruturas metálicas, vasos e caldeiras; -Materiais Poliméricos; -Impacto e Explosões; -Dinâmica; -Otimização topológica, etc.

4 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos...Introdução Projeto FINEP : pesquisa financiada pelo governo federal para desenvolvimento tecnológico com as seguintes partícipes: UFRGS – Executora FAURGS – Proponente Navegação GUARITA S.A. – Interveniente Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Ignacio Iturrioz Coordenador Executivo: Prof. MSc. André S. Casagrande Equipe: 4 engenheiros; 6 graduandos; professores; consultores externos; pessoal vinculado à Navegação Guarita S.A.

5 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos Objetivo Geral: Criar critérios de análises dos sistemas constituintes das embarcações para avaliação do estado e determinação da vida residual dos mesmos. Aplicar critérios ao N/T Guarita como objeto de estudo

6 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos Motivação Importância da navegação interior no Brasil; Restrição para utilização de navios mais antigos que 20 anos; Falta de critérios específicos para inspeção direcionadas a navegação interior;

7 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos Porquê é válida a idéia de renovação da embarcação? Características construtivas das embarcações de navegação interior: -porte (comprimento, calado, boca); -sistemas renováveis (estrutural, propulsão e governo, fundeio, acessórios, navegação, geração de energia, etc.; Viabilidade técnica & econômica de equiparação ou renovação de características e segurança p/ embarcações de navegação interior;

8 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos O que é necessário para uma renovação de uma embarcação? Proposta:

9 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos O que é necessário para uma renovação de uma embarcação? Proposta:

10 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos O que é necessário para uma renovação de uma embarcação? Proposta:

11 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos O que é necessário para uma renovação de uma embarcação? Proposta:

12 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos Quais são os resultados esperados ? impactos econômicos -extensão de vida de embarcação; -diminuição valores de seguro; -diminuição valor de frete e custos de transporte hidroviário; -aumento da frota de navios; etc. impactos tecnológicos -obtenção de estado da arte em respeito a transporte hidroviário; -desenvolvimento industrial e tecnológico regional; impactos ambientais -maior segurança na navegação interior; impactos científicos -formação de recursos humanos; -criação de massa crítica relacionada a navegação interior na região sul

13 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos Qual o atual estágio do Projeto ? Nomenclaturas Marco Institucional

14 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos … Qual o atual estágio do Projeto ? Modelos numéricos em elementos finitos -Caracterização dinâmica – modelo de vigas

15 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos … Modelos numéricos em elementos finitos -Modelo em casca da estrutura -Verificação de nível de tensões e deformações comparativa com medidas experimentais

16 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos …Qual o atual estágio do Projeto ? Modelos numéricos em elementos finitos -Análises de impacto (colisão / abalroamento / encalhe)

17 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos …Qual o atual estágio do Projeto ? Medições experimentais -Medição de deformações e ruído do navio em marcha com carregamento (antes da reforma)

18 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos …Qual o atual estágio do Projeto ? Medições experimentais

19 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos …Qual o atual estágio do Projeto ? Medições experimentais -Acompanhamento da Medição de espessura realizada por empresa credenciada pela Sociedade Classificadora; -Medição de deformações na volta à água (pós-reforma); -Medições de acelerações, deformações, dose de ruído etc (pós reforma)

20 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos …Qual o atual estágio do Projeto ? Caracterização dos diferentes sistemas -Definição da importância de cada sistema através da análise de risco e questionários à especialistas Riscos Extrínsicos: -outros navios -problema na hidrovia (dragagem, má sinal., redes de pesca, etc.) -clima, curvas acentua- das, etc. Riscos Intrínsicos -falha de um sistema -erro de operação -falha um componente Rota visualizada no Google Earth

21 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos Curva acentuada Ação de ventos Região próxima a bancos de areia

22 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos Conclusões: Indicativo de conclusão do Projeto: -Navio bem projetado, material adequado, boa manutenção, inspeções nos prazos, etc. tendência a possuir condições seguras de operação de forma ilimitada. Agradecimentos

23 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos 2) TEMA I - VIDA ÚTIL DAS EMBARCAÇÕES DE NAVEGAÇÃO INTERIOR: Critérios de Projeto/Critérios de Avaliação/Critérios de Riscos Debatedores: -Prof. Dr. Peter Kaleff -Eng. Francisco Miguel Pires – Synthesis -Eng. Ivan Erdos 3)Debates: perguntas e discussões 4)COFFE-BREAK 5) TEMA II – CARACTERÍSTICAS E RISCOS NAS ROTAS DE NAVEGAÇÃO: Administração/Operação Hidrovia Debatedores: -Prof. Dr. Elírio Toldo -Engº. Hermes – Sup. de Portos e Hidrovias SPH - Dr. Millos Stringuini 6)Debates: perguntas e discussões 7)Encerramento

24 Introdução Objetivos Desenvolv. Conclusões Bibliografia Critérios para Determinação de Idade Equivalente em Embarcações de Navegação Interior com ênfase nas que Transportam Produtos Perigosos

25 PROGRAMA: 1) Apresentação do Projeto que está sendo realizado pelo GMAp/UFRGS com apoio da FINEP (30min) 2) TEMA I - VIDA ÚTIL DAS EMBARCAÇÕES DE NAVEGAÇÃO INTERIOR: Critérios de Projeto/Critérios de Avaliação/Critérios de Riscos Moderador: Prof.Dr.Ignacio Iturrioz (UFRGS) Debatedores: -Prof. Dr. Peter Kaleff - UFRJ/COPPE(20min) -Engº. Francisco Miguel Pires – Synthesis (20min) -Engº. Ivan Erdos – ITE Engenharia (20min) 3)Debates: perguntas e discussões (30min) 4)COFFE-BREAK (30min) 5) TEMA II – CARACTERÍSTICAS E RISCOS NAS ROTAS DE NAVEGAÇÃO: Administração/Operação Hidrovia Moderador: Prof. Dr. Alberto Tamagna (UFRGS) Debatedores: -Prof. Dr. Elírio Toldo (UFRGS/CECO)(20min) -Engº. Hermes Vargas – (SPH - Superintendência de Portos e Hidrovias) (20min) - Dr. Millos Stringuini – (IBDES) (20min) 6)Debates: perguntas e discussões (30min) 7)Encerramento (18hs) Público Alvo: Representantes governamentais ligados aos setores de transporte aquaviário e meio ambiente. Instituições e Departamentos Especializados vinculados às Universidades. Instituições de fomento e de desenvolvimento. Operadores de transporte hidroviário interior. Embarcadores. Sociedades classificadoras. Empresas seguradoras. Empresas fornecedoras de serviços e equipamentos para embarcações. CONVITE I - RODADA TEMÁTICA SETORIAL (18/12/2007) NAVEGAÇÃO INTERIOR NA BACIA DO SUDESTE Site do Projeto – w w w - g m a p. m e c a n I c a. u f r g s. b r / g u a r I t a Início 14hs Local: Av. Sarmento Leite 425, Centro / Porto Alegre – RS. Prédio da Engenharia Mecânica da UFRGS Contatos : (51)


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