A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O TABERNÁCULO O Modelo Surpreendente de Cristo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O TABERNÁCULO O Modelo Surpreendente de Cristo"— Transcrição da apresentação:

1 O TABERNÁCULO O Modelo Surpreendente de Cristo

2

3

4

5

6 A) 50 Capítulos Mencionam o Tabernáculo B) Rasgando o Véu C) O Tabernáculo é um Tipo de Cristo D) É uma Representação do Verdadeiro Tabernáculo no Céu E) A Presença d'Ele no Santo dos Santos está na Igreja F) O Seu Ensino Cobre quase toda a Verdade Ensinada no Novo Testamento. G) Ao Estudar o Tabernáculo nossa fé será fortalecida na verdade Bíblica

7 EFRAIM D Ã A S E R ISSACAR BENJAMIM ZEBULON MANASSÉS R G U A B D E E M
T L I J U D Á ISSACAR ZEBULON

8 MOISÉS

9                                                                             

10 MONTE SINAI

11 TENDAS

12 Exodo 25:1-9 Então o SENHOR falou a Moisés dizendo: "Fale aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada: de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomarei a minha oferta alçada... E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus vasos, assim mesmo o fareis.

13 ELES SAIRAM COM POSSES Êxodo 3:20-22 " Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir. E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios, porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspede jóias de prata, e jóias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios." Êxodo 12:35-36 " Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e roupas. E o SENHOR deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios."

14 O Tabernáculo era uma tenda portátil com uma armação de madeira, para dar estabilidade. O santuário inteiro consistia em três partes:   1. um átrio exterior incluído por cortinas apoiadas em pilares. Era oblongo na sua forma, e a entrada estava no lado oriental.   2. o altar de sacrifício (altar de bronze) estava dentro do átrio, em frente da entrada.   3. o próprio Tabernáculo, localizado à parte ocidental do átrio. O Tabernáculo foi dividido por um véu ou cortina pendente em duas câmaras. A primeira câmara foi chamada o Lugar Santo, continha a Mesa, o Candelabro, e o Altar de Incenso. Só os sacerdotes eram permitidos nesta parte. A segunda câmara foi chamada de Santo dos Santos, continha a Arca da Aliança. O Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos uma só vez no ano, no Dia da Expiação. A área de Tabernáculo era de 50 metros de comprimento e 25 metros de largura. Havia uma cortina de 2,5 metros, feita de linho fino branco, que foi firmado em 60 suportes de apoio de bronze, que cercavam, e com uma entrada pelo portão oriental. Dentro do átrio exterior estavam dois artigos de mobília, o altar de bronze, onde todos os sacrifícios eram feitos, e a pia de bronze onde os sacerdotes lavaram as suas mãos e os pés.

15 CERCA DE LINHO

16 S U P O R T E S

17 COLUNAS

18 O ÁTRIO

19 O átrio exterior era composto de cortinas volumosas de 5 cúbitos (2,25 metros) de altura. 'Linho Branco e Fino' A cerca de linho branco e fino nos fala que a justiça de Deus mantém os homens do lado de fora. Jesus Cristo é a justiça de Deus. A lei era determinada como um padrão para mostrar ao homem que tudo o que não for perfeito e qualquer menos que a perfeição é pecado e injustiça.

20 O PORTÃO DE ENTRADA (único caminho)

21

22 João 14:6 "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." Is 44:6 "Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. "

23 Rm 5:18-19 " Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos."

24 ALTAR DO HOLOCAUSTO OU ALTAR DE BRONZE

25

26

27

28 Este era o altar no qual os sacrifícios eram feitos conforme descreve Lv.1:9, como um doce sabor para o Senhor. Era onde o sangue era derramado e o pecador era perdoado. Não importava quão boa pessoa fosse, sem o derramamento de sangue não havia nenhum perdão

29 I Pe 1:19 "Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado."

30 Jo 1:29 " No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."

31 O próprio Jesus sofreu o fogo da ira de Deus no altar da cruz
O próprio Jesus sofreu o fogo da ira de Deus no altar da cruz. Jesus disse, " Ninguém toma a minha vida, mas eu de mim mesmo a dou. Ele escolheu ir para o lugar de abandono e humilhação total e se oferecer pelo pecado, o alvo de toda a ira de Deus. Os seus discípulos fugiram, e as multidões gritaram, "Crucifica-o, " a aristocracia judaica tinha escarnecido dele e O tinha desprezado, os soldados romanos riram d'Ele, o mundo inteiro meneou suas as cabeças, e para que o plano de Deus se cumprisse, Ele teve que O abandonar naquele momento. Ele foi consumido completamente, de modo que Ele poderia ganhar para Ele uma noiva, e pagar a dívida por completo.

32 Ef 5:2 "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave."

33 Há muitas instruções para o sacrifício ao longo do Pentateuco, mas em Levítico são dedicados os capítulos 1-7 completamente às 5 ofertas levíticas que eram os principais sacrifícios usados nos rituais. Eles descrevem 5 tipos de sacrifícios: O holocausto, a Oferta de Manjares, a Oferta Pacífica, a Oferta pelo Pecado, e a Oferta pela Culpa. Cada um dos sacrifícios foi cumprido exclusivamente em Jesus Cristo. Os sacrifícios eram oferecidos em louvor, adoração e agradecimento e também para perdão e comunhão.

34 Cada oferta ou sacrifício estava relacionada com uma situação específica da vida.
Os sacrifícios de animais cumpria dois propósitos: ·        Simbolicamente o animal tomava o lugar do pecador e pagava a pena pelo seu pecado. ·        A morte do animal representava uma vida doada a fim de que outra vida pudesse ser salva. Estes sacrifícios tinham como objetivo guiar o povo de volta para Deus.

35 CRISTO O PERFEITO SACRIFÍCIO
OFERTA PROPÓSITO SIGNIFICADO CRISTO O PERFEITO SACRIFÍCIO HOLOCAUSTO LEVÍTICO 1 VOLUNTÁRIO EXPIAR OS PECADOS EM GERAL MOSTRAVA DEVOÇÃO A DEUS A MORTE DE JESUS FOI O PERFEITO SACRIFÍCIO OFERTA DE MANJARES LEVÍTICO 2 VOLUNTÁRIO DEMONSTRAR HONRA E RESPEITO A DEUS EM ADORAÇÃO RECONHECIA QUE TODOS PERTENCEMOS A DEUS CRISTO FOI O HOMEM PERFEITO QUE DEU-SE A SI MESMO A DEUS E AOS OUTROS. SACRIFÍCIO PACÍFICO LEVÍTICO 3 VOLUNTÁRIO EXPRESSAR GRATIDÃO A DEUS SIMBOLIZQA PAZ E COMUNHÃO COM DEUS CRISTO É O ÚNICO CAMINHO PARA SE TER COMUNHÃO COM DEUS OFERTA PELO PECADO LEVÍTICO 4 EXIGIDA PAGAR PELO PECADO COMETIDO, POR IGNORÂNCIA, NEGLIGÊNCIA OU IMPRUDÊNCIA RESTABELECIA A COMUNHÃO DO PECADOR COM DEUS E MOSTRAVA A GRAVIDADE DO PECADO A MORTE DE CRISTO RESTAURA O NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS OFERTA PELA CULPA LEVÍTICO 5 PAGAR PELOS PECADOS COMETIDO CONTRA DEUS E AS PESSOAS. UM SACRIFÍCIO ERA FEITO PARA DEUS E A PESSOA PREJUDICADA ERA RESTITUIDA PROVIA COMPENSAÇÕES PARA AS PARTES LESADAS A MORTE DE CRISTO ANULA AS CONSEQUÊNCIAS MORTAIS DO PECADO

36 O que os sacrifícios ensinavam as pessoas:
·        A exigência de animais perfeitos e sacerdotes santos ensinava reverência ao Deus santo ·        A exigência de obediência completa ensinava total submissão as leis de Deus. ·        A exigência de animal de grande valor mostrava o alto preço do pecado e a sinceridade do compromisso com Deus

37 PIA DE BRONZE

38

39

40

41 Era aqui, na Pia de bronze que os sacerdotes lavavam as suas mãos e seus pés antes de entrarem e saírem do Santo Lugar. A Pia foi feito com os espelhos de bronze das mulheres, e enchidas de água, para limpeza constante dos sacerdotes que ministravam na Casa do Senhor.

42 Como as pontas do altar apontavam para a morte de Jesus, assim a pia apontava para a sua vida. O Sangue fala de uma vida tomada e a água fala de uma vida dada. A água na pia fala de Jesus, a Palavra Viva de Deus que entra em nós e nos dá a vida eterna. Jesus disse que nós estamos limpos por causa da Sua Palavra

43 O SANTO LUGAR

44 COMO ERAM ENCAIXADAS AS PARTES

45 A bela cortina multicor foi chamada de porta. (a verdade)

46 PORTA DE ENTRADA PARA O LUGAR SANTO

47

48

49 DEPOIS DE COLOCADA AS COBERTURAS

50 Jesus disse, "eu sou a porta "
Jesus disse, "eu sou a porta ". Quando o sacerdote vinha ao altar e fazia a expiação por ele, ele poderia se achegar e entrar pela porta do tabernáculo, mas só depois que se lavasse na pia. Na nova aliança, o crente (que é um sacerdote) tem que se reconciliar primeiro (buscar o perdão dos seus pecados) no altar da cruz, antes de adentrar à Presença de Deus. Nós temos uma porta que sempre está aberta, e nós podemos adorar e podemos ter comunhão a qualquer hora com o Senhor .

51 As Cortinas da cobertura
A coberta de pele de texugo era grosseira e sem atrativo. Era a única coberta visível do lado de fora. OTabernáculo tinha quatro cobertas, a primeiro era de linho, a segunda era de pelos de cabras, a terceira era de pele de carneiro tingida de vermelho, e a quarto era de peles de texugos. A pele de texugo a única coberta que era vista do lado de fora, era grosseira e sem atrativo.

52

53 A Primeira Coberta (Uma Cortina) Esta cortina extravagante também foi decorada com figuras de querubins que foram bordados habilmente. Só eram vistos querubins nesta cortina e no véu. Então, somente no santo lugar ou no Santo dos Santos os Querubins eram vistos pela armação da cortina interior e no véu.

54

55 Cada uma das cobertas do tabernáculo apontavam a Jesus Cristo
Cada uma das cobertas do tabernáculo apontavam a Jesus Cristo. A cortina íntima com suas quatro cores e os querubins tecidos no linho branco e fino, a segunda coberta de pelo de cabras falam de Jesus Cristo e o seu sacrifício. Lembre-se do bode expiatório que levou os pecados da nação para o deserto. A terceira coberta, de peles de carneiros tingidas de vermelho, apontam para Jesus como nosso substituto, da mesma maneira que o carneiro era o substituto para Isaque, quando seu pai Abraão estava levantando o cutelo. Mas a última coberta era de peles de texugo. Também apontam a Jesus Cristo. Como as peles de texugo não tinham nenhuma atrativo exterior na sua aparência, assim Jesus era um Israelita normal, um homem com nada atraente, nada que fizesse pensar que fosse o Rei de reis

56 (Exodo 26:14)

57

58 (Exodo 26:7-13)

59 A Mesa dos Pães da Proposição

60 O propósito desta mesa era colocar os 12 pães feitos de flor de farinha. Eles foram colocados lá em duas filas de seis, cada pão representa uma das tribos de Israel (Lv. 24:8). O historiador Josefo, indica que o pão era sem fermento. Este pão às vezes é chamado de 'pão da preposição', porque seu significado literal é 'pão da face', isto é, pão partido diante da face ou presença de Deus.

61 Haviam 4 vasilhas de puro ouro na mesa com o pão: Pratos (louça para o pão) Panelas ou Colheres (borrifar o incenso) Jarras (para ofertas líquidas) Tigelas (vasilhas que continham o incenso)

62 Flor de Farinha (da terra). Assados (agonia e sofrimento)
* Flor de Farinha (da terra) * Assados (agonia e sofrimento) * Sem fermento (nada artificial) * Dois-décimos (duas porções de dez) * Borrifados com puro incenso.

63 A mesa da proposição era chamada de mesa da Presença
A mesa da proposição era chamada de mesa da Presença. Deus mostra sempre o seu brilho no seu povo. Os 12 pães assados mostravam que Deus era um com o Seu povo, e que os sacerdotes se uniam para comer os pães, e se tornarem um. Jesus se referiu a Ele mesmo como o Pão da Vida e disse que se nós comermos este pão, nós sempre viveremos. A natureza do pão é prover alimento físico, e quando você come o pão e o digere, ele se torna parte de você. Da mesma forma, a Palavra de Deus provê alimento espiritual, e se torna parte de nossa natureza. Da mesma forma que a mesa sempre fala de companheirismo e comunhão, assim a mesa da proposição aponta para Jesus que fez uma aliança constituída de superiores promessas, e nos dando Sua carne como alimento e o Seu sangue como bebida, para que nós sejamos um com Ele na pessoa no Espírito Santo.

64 O CANDELABRO DE OURO

65 No Santo Lugar não havia nenhuma janela ou local para entrar a luz
No Santo Lugar não havia nenhuma janela ou local para entrar a luz. Foi iluminado por um candelabro de ouro glorioso, que estava colocado no lado oposto à mesa ao lado sul no Santo Lugar. Feito de um pedaço de ouro sólido batido, que pesou aproximadamente 43 kg. Em hebraico é conhecido como 'menorah' e um dos símbolos mais comuns do Judaísmo.  

66 O candelabro de ouro era a única fonte de luz no Santo Lugar
O candelabro de ouro era a única fonte de luz no Santo Lugar. Seu propósito primário era dar a luz ali. Era mostrar a mesa dos pães da proposição e nunca ser mostrado. Nunca era deixava de iluminar. Esta era uma lembrança constante de que Deus estava com o seu povo. A Bíblia diz que Deus é luz, e n'Ele não há treva alguma. Quando o apóstolo João disse, " Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

67 O ALTAR DOURADO

68 O altar de incenso nos fala do ministério de Jesus como nosso intercessor, cujas orações em nosso favor, nunca deixam de subir a Deus. Jesus disse à Pedro, "eu orei por você". Os quatro chifres falam do ministério de Cristo que se estende aos quatro cantos da terra. Ele sempre orará pelos seus, não importa onde estão. Ele pode interceder em nosso favor por causa da obra de reconciliação na cruz do Calvário. O incenso era abastecido pelo fogo do altar. Não é qualquer um que ora por nós, mas o Rei, portanto, Ele é representado pela coroa de ouro. Ele conhece nossas fraquezas e nossas falhas, e Ele sempre está intercedendo por nós.

69 Os Querubins de 4 faces são os guardiães da santidade de Deus.
O SANTO DOS SANTOS Os Querubins de 4 faces são os guardiães da santidade de Deus.

70 O VÉU

71 O véu fala do corpo de Jesus Cristo, como relata o livro de Hebreus no Novo Testamento, que diz que nós podemos entrar confiadamente no Santo dos Santos, pelo sangue de Cristo "pelo véu, isso é, a sua carne". O véu foi rasgado em dois, assim como a lança trespassou o lado de Cristo. Jesus sofreu ao ponto de morrer (na Cruz romana) de modo que nós podemos ter acesso. Hebreus 12:2 nos fala que Ele fez isto tendo em vista o gozo prometido. Ele, o noivo morreu por nós, e só morrendo Ele pôde nos tomar como a sua noiva, e Ele nos tem por toda eternidade. O véu que é rasgado em dois fala do corpo de Jesus Cristo, entregue por nós, para nos dar acesso a Ele.

72 'O Santo dos Santos' Vamos agora para o Santo dos Santos, um pequeno cômodo de 10 cúbitos x 10 cúbitos (5 x 5m) separado do Santo Lugar pelo véu. Ali havia uma peça da mobília remissória, a Arca da Aliança, com seu propiciatório. Ali não havia nenhuma luz natural como a do sol, e nenhuma luz artificial, mas a própria Glória de Deus a "Shekinah " iluminava o Lugar Santíssimo. Não havia ali nenhum assento para o homem, aqui, Jeová sentou-se só, no trono de glória e justiça. Como o Sumo Sacerdote entrava uma vez ao ano, ele entrava com cabeça curvada, pés descalços, e sinos. Nenhuma voz humana era ouvida, só a voz de Deus.

73 O propósito do tabernáculo era alojar a Arca na qual foram colocadas as tábuas dos Dez Mandamentos. A Arca tinha 2 1/2 côvados x 11/2 côvado, um baú de madeira retangular com sua tampa, o Propiciatório, com os Querubins da glória um de frente ao outro com suas asas estendidas. O sangue era aspergido abaixo, entre os anjos do juízo, que estavam olhando. Quando eles viam o sangue, a ira de Deus era aplacada. A Arca foi revestida de ouro puro e tinha uma coroa de ouro.


Carregar ppt "O TABERNÁCULO O Modelo Surpreendente de Cristo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google