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ENGENHARIA DE REQUISITOS. 6/5/2014Engenharia de Requisitos2 Fases da Engenharia de Requisitos MODELAGEM ANÁLISE VALIDAÇÃO ELICITAÇÃO AquisiçãoEspecificação.

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1 ENGENHARIA DE REQUISITOS

2 6/5/2014Engenharia de Requisitos2 Fases da Engenharia de Requisitos MODELAGEM ANÁLISE VALIDAÇÃO ELICITAÇÃO AquisiçãoEspecificação Informações elicitadas Universo das Informações Informações Representações Especificação de requisitos

3 6/5/2014Engenharia de Requisitos3 Um caso comum !! - O sistema que queremos deve fazer isto, isto,..., e nesse caso também isto...; - Sim, Sim, estou anotando... - Conversei com os usuários e basicamente este é o sistema que teremos que desenvolver; - Sim chefe; - Ótimo, começaremos a especificar os requisitos imediatamente.

4 6/5/2014Engenharia de Requisitos4 MOTIVAÇÃO...Quatro meses depois... - Senhores usuários, após o emprego das mais modernas técnicas de especificação, produzimos este documento que descreve minuciosamente o Sistema; - Ótimo! Bom! Hum!... É um documento com 300 páginas e todos estes gráficos, tabelas. Enfim, vamos analisá-los e voltamos a falar;

5 6/5/2014Engenharia de Requisitos5 MOTIVAÇÃO... Mais um mês e meio... - Sr. Analista, nosso pessoal analisou com cuidado o documento. Tivemos muitas dificuldades em entendê-lo. Mas o que percebemos é que NÃO FOMOS CORRETAMENTE ENTENDIDOS!!! - Como não? Tudo que está aí foi fruto de nosso entendimento pessoal. REALMENTE VOCÊS NÃO SABEM O QUE QUEREM!!!

6 6/5/2014Engenharia de Requisitos6 MOTIVAÇÃO

7 6/5/2014Engenharia de Requisitos7 Componentes da elicitação de requisitos Problema a ser resolvido Domínio da aplicação Contexto do negócio Necessidades dos stakeholders

8 6/5/2014Engenharia de Requisitos8 Elicitação de Requisitos ELICITAR: descobrir, tornar explícito, obter o máximo de informações para o conhecimento do objeto em questão; identificar os fatos que compõem os requisitos do Sistema a fim de prover o mais correto e mais completo entendimento do que é demandado daquele software.

9 6/5/2014Engenharia de Requisitos9 Elicitação de requisitos: dificuldades Usuários podem não ter uma idéia precisa do sistema por eles requerido; Usuários têm dificuldades para descreverem seu conhecimento sobre o domínio do problema; Usuários e analistas têm diferentes pontos de vista do problema (por terem formações diferentes) Usuários podem antipatizar com o novo sistema e se negar a participar da elicitação (ou mesmo fornecer informações errôneas).

10 6/5/2014Engenharia de Requisitos10 Atividades da Elicitação Entendimento do domínio da aplicação O conhecimento do domínio da aplicação é o conhecimento geral onde o sistema será aplicado Entendimento do problema Os detalhes específicos do problema do cliente onde o sistema será aplicado deve ser entendido Entendimento do negócio Você deve entender como os sistemas interagem e contribuem de forma geral com os objetivos do negócio Entendimento das necessidades e limitações dos stakeholders sistema

11 6/5/2014Engenharia de Requisitos11 Estágios da Elicitação Definir objetivos Aquisição de conhecimento do background Organização do conhecimento Coletar os requisitos dos stakeholders

12 6/5/2014Engenharia de Requisitos12 Checagens da análise Checagem da necessidade Checagem de consistência e completude Checagem de viabilidade

13 6/5/2014Engenharia de Requisitos13 Negociação dos Requisitos Discutir os requisitos Priorizar os requisitos Concordância dos requisitos

14 6/5/2014Engenharia de Requisitos14 Técnicas de Elicitação Técnicas especiais que podem ser usadas para coletar conhecimento sobre os requisitos dos usuários Este conhecimento deve ser estruturado Problemas da elicitação –Tempo –Engenheiros de software –stakeholders

15 6/5/2014Engenharia de Requisitos15 Técnicas de Elicitação Entrevistas Leitura de documentos Questionários Análise de protocolos Participação ativa dos usuários Cenários Observações e análise sociais Prototipação

16 6/5/2014Engenharia de Requisitos16 Escolhendo a técnica Deve-se selecionar as técnicas a serem utilizadas e estabelecer a maneira como elas serão integradas A escolha das técnicas e seu esquema de integração dependerá do problema e da equipe participante É interessante conhecê-las e saber identificar onde uma técnica se aplica melhor que outra

17 6/5/2014Engenharia de Requisitos17 Técnicas específicas de elicitação

18 6/5/2014Engenharia de Requisitos18 Entrevistas O Engenheiro de requisitos ou analista discute o sistema com diferentes stakeholders e obtêm um entendimento dos requisitos Vantagens: contato direto com o usuário e validação imediata Desvantagens: conhecimento tácito e diferenças de cultura

19 6/5/2014Engenharia de Requisitos19 Entrevistas - tipos Entrevistas fechadas: o analista busca respostas a um conjunto de questões pré- definidas Entrevistas abertas: Não há uma agenda pré-definida e o engenheiro de requisitos discute de forma aberta, o que o stakeholder quer do sistema Tutorial: o cliente dá uma aula explicando seu trabalho

20 6/5/2014Engenharia de Requisitos20 Entrevistas: dicas Identificar candidatos Preparação da entrevista : agendar e preparar questionário (se for o caso) O analista não deve ir para a entrevistas com noções pré-concebidas

21 6/5/2014Engenharia de Requisitos21 Entrevistas: condução Informar aos stakeholders o ponto inicial da discussão. Isto pode ser uma questão, uma proposta de requisitos ou um sistema existente Esperar por respostas incompletas Repetir frases do entrevistado com suas próprias palavras Entrevistadores devem estar cientes da política organizacional - muitos requisitos reais podem não ser discutidos devido a implicações políticas

22 6/5/2014Engenharia de Requisitos22 Entrevistas: Finalização Tempo para rever respostas de todas as perguntas - consolidar informações Agradecimentos Gerar documento que deve ser assinado pelo entrevistado

23 6/5/2014Engenharia de Requisitos23 Leitura de Documentos Abstrações Vocabulário da aplicação Vantagens: facilidade de acesso e volume de informações Desvantagens: dispersão das informações e volume de trabalho

24 6/5/2014Engenharia de Requisitos24 Questionários Quando existe conhecimento sobre o problema e grande número de clientes Quando dados estatísticos são importantes Dão idéia definida sobre como certos aspectos do universo de informação são percebidos Vantagens: padronização das perguntas e tratamento estatístico das respostas Desvantagens: limitação do universo de respostas e pouca iteração

25 6/5/2014Engenharia de Requisitos25 Cenários Cenários são partes inerentes de alguns métodos de desenvolvimento OO São estórias que explicam como um sistema poderá ser utilizado. Devem incluir: –descrição do estado do sistema antes de começar o cenário –o fluxo normal de eventos do cenário –exceções ao fluxo normal de eventos –informações sobre atividades concorrentes –uma descrição do estado do sistema no final do cenário

26 6/5/2014Engenharia de Requisitos26 Cenários Cenários são exemplos de interação que descrevem como o usuário interage com o sistema A descoberta de cenários expõe interações possíveis do sistema e revela as facilidades que o sistema pode precisar

27 6/5/2014Engenharia de Requisitos27 Análise de protocolos Analisar o trabalho de determinada pessoa através da verbalização Objetivo: estabelecer a racionalidade utilizada na execução de tarefas Vantagens: possibilidade de elicitar fatos não facilmente observáveis e permitir melhor entendimento dos fatos Desvantagens: desempenho do entrevistado e o que se diz é diferentes do que se faz

28 6/5/2014Engenharia de Requisitos28 Participação ativa dos usuários Incorporação dos usuários ao grupo de ER Os usuários precisam aprender a linguagem de modelagem utilizadas para ler as descrições e criticá-las Integração dos usuários na modelagem do sistema Vantagens: envolvimento dos clientes/usuários Desvantagens: Tempo em treinamento dos usuários e falsas expectativas no usuário

29 6/5/2014Engenharia de Requisitos29 Observação e análise social Difícil descrever os processos, interessante observar Etnografia: o analista procura ter a mesma perspectiva do cliente Processos reais diferem dos processos formais escritos nos manuais Vantagens: visão mais completa e perfeitamente ajustada ao contexto Desvantagens: custo com tempo e pessoal gasto e pouca sistematização do processo

30 6/5/2014Engenharia de Requisitos30 Prototipação Uma versão inicial de um sistema que poderá ser usado para experimentação Protótipos são úteis para elicitar requisitos porque o usuário poderá experimentar o sistema e mostrar os pontos fortes e fracos Concreto

31 6/5/2014Engenharia de Requisitos31 Tipos de prototipagem Descartável –Protótipo serve para requisitos e é descartado um outro sistema é implementado depois; Evolucionária –usado no ciclo espiral –Os requisitos vão aparecendo conforme o usuário está utilizando o sistema

32 6/5/2014Engenharia de Requisitos32 Vantagens O protótipo permite que os usuários experimentem e descubram o que eles realmente necessitam para suportar o trabalho deles Estabelece a viabilidade e utilidade antes que altos custos de desenvolvimento tenham sido realizados Interface Pode ser usado para teste do sistema e desenvolvimento da documentação Força estudo detalhado dos requisitos que revela inconsistências e omissões

33 6/5/2014Engenharia de Requisitos33 Desvantagens Custos de treinamento: pode se optar por ferramentas específicas para prototipação Incompletude

34 6/5/2014Engenharia de Requisitos34 Modelagem Visa a representação dos requisitos em modelos conceituais que descrevem as necessidades encontradas na elicitação.

35 6/5/2014Engenharia de Requisitos35 Análise de Requisitos Analisar o modelo gerado buscando encontrar inconsistências e omissões nos requisitos elicitados Intercalar com elicitação pois problemas são descobertos quando os requisitos são elicitados Desempenhada apenas pelos analistas

36 6/5/2014Engenharia de Requisitos36 Validação Com a ajuda dos clientes/usuários, busca-se validar ou seja, confirmar o conhecimento adquirido.

37 6/5/2014Engenharia de Requisitos37 Documentação Gerada O documento de requisitos de software - também chamado de SRS software requirements specification - é o resultado da engenharia de requisitos. Deve incluir requisitos do usuário, requisitos do sistema

38 6/5/2014Engenharia de Requisitos38 Requisitos do usuário São declarações em linguagem natural e também em diagramas sobre as funções que o sistema deve fornecer e as restrições sob as quais deve operar.

39 6/5/2014Engenharia de Requisitos39 Requisitos do sistema Estabelecem detalhadamente as funções e as restrições de sistema. Algumas vezes chamado de ESPECIFICAÇÃO FUNCIONAL Pode servir como contato entre o comprador e o desenvolvedor do software.

40 6/5/2014Engenharia de Requisitos40 Padrão IEEE/ANSI Introdução 1.1 Propósito 1.2 Convenções 1.3 Público Alvo e Orientações para Leitura 1.4 Escopo do Produto 1.5 Referências

41 6/5/2014Engenharia de Requisitos41 2.Descrição Geral –2.1 Perspectiva do Produto –2.2 Funções do Produto –2.3 Classes de Usuários e Características –2.4 Ambiente Operacional –2.5 Restrições de Projeto e Implementação –2.6 Premissas e Dependências

42 6/5/2014Engenharia de Requisitos42 3.Requisitos de Interface Externa 3.1 Interfaces do Usuário 3.2 Interfaces de Hardware 3.3 Interfaces com outros Sistemas 3.4 Interfaces de Comunicação

43 6/5/2014Engenharia de Requisitos43 4.Funcionalidades do Sistema 4.x Funcionalidade X 4.x.1 Descrição e Prioridade 4.x.2 Seqüências de Estímulos e Respostas 4.x.3 Requisitos Funcionais

44 6/5/2014Engenharia de Requisitos44 5.Requisitos não Funcionais 5.1 Requisitos de Performance 5.2 Requisitos de Uso com Segurança 5.3 Requisitos de Segurança 5.4 Atributos de Qualidade 5.5 Regras de Negócio 5.6 Documentação do Usuário

45 6/5/2014Engenharia de Requisitos45 6.Outros Requisitos Apêndice A: Glossário Apêndice B: Modelos de Análise Apêndice C: Lista de Pendências


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