A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA Prof. Antonio Ive. Antes de mais nada uma pergunta: O que é História? É a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA Prof. Antonio Ive. Antes de mais nada uma pergunta: O que é História? É a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA Prof. Antonio Ive

2 Antes de mais nada uma pergunta: O que é História? É a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço

3 Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos: Pré-História: Antes do surgimento da escrita, ou seja, até a.C. Idade Antiga:(Antiguidade): de a.C até 476 (invasão do Império Romano).

4 Idade Média: (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos). Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa). Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.

5 O Homem é um mamífero da ordem dos primatas, família dos hominídeos, gênero Homo, espécie Sapiens. Quem é Homem?o

6 Qual é a característica essencial do ser humano? Transformar a natureza e a si próprio por meio do trabalho.

7 O Homem nasceu na África e de lá se espalhou pelo mundo. O mais antigo fóssil de hominídeo (australopithecus anamensis) data de aproximadamente 4,2 milhões de anos.

8 PRÉ- HISTÓRIA

9 Criacionismo X Evolucionismo

10 Gn 1, 1-5 Gn 1, Gênesis

11

12 Eis o Homem !!!

13 A evolução biológica e cultural caminharam juntas. Evolução

14 Tamanho do cérebro Existe uma correção entre o aumento do volume e a evolução cultural. Postura O Homem desenvolveu o bipedalismo quando saiu das florestas e ganhou as savanas.

15 Pele O andar ereto e o bipedalismo permitem ao Homem percorrer grandes distâncias, entretanto, exigem elevado gasto energético. A pele humana dissipa com grande eficiência o calor gerado pelo esforço muscular.

16 Mão O polegar opositor, afastado e maior que o dos outros animais deu ao Homem mais habilidade para construir ferramentas e segurar objetos. Face Olhos, cílios, sobrancelhas e lábios dão ao Homem uma enorme capacidade comunicativa.

17 Visão A posição dos olhos na frente da cabeça dá ao Homem a capacidade de enxergar em 3D. Enxergar cores também é um privilégio dos primatas. Mandíbula e dentes. Mais frágeis que a maioria dos animais porque aprendeu a preparar seus alimentos.

18 Lucy Um dos australopithecos mais antigos já encontrados. Seu nome veio de uma canção dos Beatles: Lucy in the Sky With Diamonds

19 Lucy Encontrada no Deserto de Afar, na Etiópia. Viveu a 3,2 milhões de anos

20 Periodização da Pré-História Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) Maior período da Pré-história ( à a.C.) O Homem era coletor, caçador e nômade. Quase toda a evolução biológica ocorreu nesse período.

21 Instrumentos do paleolítico

22 Vênus de Lespugue _______________ a. C Encontrada na França Um padrão de beleza para o Paleolítico.

23 Periodização da Pré-História Neolítico (Idade da Pedra Polida) De à a.C.) Ocorreu a Revolução Neolítica (agrícultura). Ocorreu primeiro no Oriente Médio. O Homem passou a ser sedentário e desenvolveu a pecuária.

24 Pré-História na América. O Homem Americano é autoctone ou aloctone. A teoria mais aceita é a de que o Homem chegou na América há aproximadamente anos vindo pelo Estreito de Bering, durante a última glaciação.

25 Pré-História na América. O Homem Americano é autoctone ou aloctone. A teoria mais aceita é a de que o Homem chegou na América há aproximadamente anos vindo pelo Estreito de Bering, durante a última glaciação.

26 Arqueóloga brasileira encontrou fósseis datados em anos. Isso gerou polêmica internacional Niède Guidon

27 Pintura Rupestre em São Raimundo Nonato (PI)

28 Luzia A brasileira mais antiga de que se tem notícia. Seu fóssil data de anos. Foi encontrada em MG na década de 70.

29

30 M I T O S

31

32

33

34

35


Carregar ppt "HISTÓRIA Prof. Antonio Ive. Antes de mais nada uma pergunta: O que é História? É a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google