A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Celebração da Palavra H O M I L I A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Celebração da Palavra H O M I L I A."— Transcrição da apresentação:

1 Celebração da Palavra H O M I L I A

2 HOMILIA , PARTILHA DA PALAVRA
Situando-nos na história: Testemunho de Justino (+165) “E no dia que é chamado Dia do Sol, temos uma reunião de todos os que moram nas cidades e no campo. Lêem-se as memórias dos apóstolos e os escritos dos profetas, tanto quanto o tempo o permitir. Quando o leitor tiver terminado a leitura, quem preside fala uma palavra de advertência e de animação para pormos em prática tudo de bom que ouvimos.” (1ª Apologia, 67)

3 Homilia e sermão Sermão:
- fala-se de qualquer assunto, sem necessária ligação com os textos bíblicos; - não fazia parte integrante da liturgia: era uma interrupção do rito: o padre tirava a casula para subir no púlpito, fazia o sinal da cruz no início e no fim.

4 Homilia e sermão Concílio Vat. II reintroduz a homilia na prática da Igreja: (SC n. 52): A homilia é parte da liturgia; Expõe os mistérios da fé e as normas de vida cristã, no decorrer do ano litúrgico; É feita sobre o texto sagrado; Não deve ser omitida sem grave causa nas missas de domingo e dias de guarda;

5 HOMILIA IELM n. 24: acrescenta: Cristo está presente e operante na pregação da Igreja Paulo VI, Mysterium Fidei(1965), completa o texto da SC 7: Cristo está presente quando se lêem as Escrituras na comunidade reunida. Na homilia, Cristo está presente e nos dá sua Palavra.

6 HOMILIA, o que é ? significa reunião, companhia, relações familiares, daí conversa familiar – conversa entre irmãos buscando juntos a compreensão da Palavra de Deus para encorajar, animar, exortar, corrigir, educar, consolar (cf, Atos 13, 14-42; 2Tim 3,16-17) e para alegrar o coração: “A alegria do Senhor é a nossa força”( Ne 8,10) Homilia é ação sacramental: pelas palavras humanas, Deus está presente, nos atinge com sua Palavra e nos transforma.

7 a) Qual o assunto da conversa?
Os mistérios da Fé! A pessoa de Jesus, sua missão, vida, morte, ressurreição, a entrega de seu Espírito, a vinda do Reino já presente, renovando e levando à comunhão Trinitária, toda a humanidade, o universo!

8 b) Qual o objetivo da homilia?
Levar a uma participação ativa, consciente na Eucaristia; à união profunda com a pessoa de Jesus, para podermos viver de acordo com a fé que professamos (cf. SC n. 10) Sermos moldados à imagem do Filho, assumindo como discípulos o projeto do Reino.

9 c) Como fazer esta conversa?
A homilia articula três realidades: O Texto sagrado, a Vida da comunidade e o Mistério celebrado:

10 1) Partir dos textos sagrados:
Palavra da Escritura e dos textos litúrgicos: orações, prefácios, antífonas...(cf. IELM, n. 24; SC n. 35,4; IGMR n. 41) Palavra dita para nós hoje; levar a sério o texto, voltar a ele, repetir, recontar ou recolocar as palavras a partir dos ouvintes.

11 2) Ligar com a realidade atual, com á vida da comunidade
“A homilia, como parte da liturgia, é ocasião privilegiada para se expor o mistério de Cristo no aqui e agora da comunidade, partindo dos textos sagrados, relacionando-os com o sacramento e aplicando-os à vida concreta”. (Conclusões de Puebla) Discernir a Palavra de Deus escondida dentro da realidade. Nenhum fato é por si mesmo palavra de Deus; deve ser “lido”, interpretado como tal, na comunidade reunida reconhecendo nele “o passo de Deus que salva” ou o apelo à conversão. A Palavra de Deus deve soar como boa nova e como apelo de conversão e compromisso concreto com a vinda do Reino, na realidade atual.

12 3) Ligar com a realidade sacramental, com o mistério que celebramos.
homilia enquanto mistagogia: explicita e introduz no mistério de Cristo acontecendo na celebração como realidade simbólico-sacramental. A homilia deve conduzir à oração, à participação no mistério pascal evocado nas preces, na liturgia eucarística (na missa), na louvação (celebração da Palavra) Homilia é um elo de ligação entre as duas mesas: Como a Palavra proclamada se realiza nesta celebração?

13 QUEM FAZ A HOMILIA? em geral, a responsabilidade é de quem preside (IELM, n.50) pode ser também dialogada.(cf.Doc 43, n.279)... o papel de quem coordena é conduzir a conversa e assegurar a todos o proveito espiritual da partilha (não deixar a conversa solta) Sugerir para repetir frases que chamaram a atenção. No final “amarrar” alguns pontos mais importantes, tanto para a vivência no dia-a-dia como para a participação no mistério celebrado.

14 Perfil de um bom homiliasta:
Pessoa de bom senso, simples no ser e falar; atitude humilde, de quem é servidor. Pessoa de fé, acostumada a meditar e orar a Palavra de Deus; Abertura de coração e disponibilidade para a mudança de vida de acordo com o evangelho e dê testemunho de vida; Tenha suficiente preparação bíblica, litúrgica, teológica e jeito (dom, carisma) para anunciar a Palavra de Deus;

15 Perfil de um bom homiliasta:
Pessoa que participa da vida da comunidade e da Igreja local, atenta ao que acontece, olhar contemplativo sobre a comunidade e os acontecimentos para dar uma palavra profética; Acredite na força da Palavra de Deus que anuncia e se coloca como servidor/a desta Palavra e não como dono/a; Seja aceita pela comunidade e reconhecida pelos pastores locais. Deixa-se conduzir pelo Espírito Santo! É ele que nos faz lembrar e compreender as palavras de Jesus e nos faz compreender a vida, a realidade a partir de Jesus. Ele que nos anima e nos transforma.

16 PASSOS na preparação da homilia:
“... que a homilia seja fruto da meditação” (IELM, n. 24) preparação orante... individualmente ou em equipe! Abrir a Bíblia, em espírito de oração, acender uma vela, silêncio. Invocar o Espírito. Olhar a realidade de maneira contemplativa. - visualizar o que está acontecendo de importante na comunidade...no bairro, na cidade, na região, no país, no mundo. - visualizar a assembléia para a qual se vai fazer a homilia.

17 PASSOS na preparação da homilia:
c) Situar a homilia no tempo litúrgico, na festa; localizar os textos no Lecionário (ou Bíblia) e no Missal. d) Aprofundar os textos bíblico-litúrgicos: evangelho, a primeira leitura, o salmo, a segunda leitura; o prefácio, o canto de comunhão, os outros cantos, as orações presidenciais, principalmente a coleta. Leitura orante como método de preparação da homilia, com seus quatro passos: leitura, meditação, oração, contemplação. e) Anotar:

18 f) Fazer um roteiro para a homilia, pensando em início, meio e fim.
* Início é muito importante * Meio ou miolo da homilia * Final Falar pouco é regra preciosa Mandar repetir frases no meio da homilia?

19 Curso de Capacitação Centro-Oeste
Para uso didático Baseado no livro de Ione Buyst, da Coleção Rede Celebra: Domingo, dia do Senhor Elaboração: M. Lourdes Zavarez Formatação: M. do Carmo de Oliveira Goiânia, de junho de 2009


Carregar ppt "Celebração da Palavra H O M I L I A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google