A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software - BDD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software - BDD."— Transcrição da apresentação:

1 Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software - BDD

2 Dependência Existencial Se a existência da entidade x depende da existência da entidade y, então diz- se que x é existencialmente dependente de y. A entidade y é chamada dominante e x é chamada subordinada. Este conceito é importante para manter a integridade dos dados contidos em um Banco de Dados.

3 Exemplo Suponha a existência de uma entidade NF (Notas Fiscais) em um Banco de Dados. Esta entidade se relaciona com a entidade Cliente (cada NF esta relacionada ao Cliente que efetuou determinada compra). A entidade NF é subordinada a entidade Cliente, pois não é possível emitir uma Nota Fiscal sem a existência de um Cliente relacionado a ela.

4 Continuação Desta forma, quando informamos ao Banco de Dados esta Dependência Existencial, ele aplica os mecanismos que garantem que uma NF não conterá (por exemplo) o Código de Cliente igual a 5, pois o Cliente 5 não existe em nosso Banco de Dados. Da mesma forma que garante que o Cliente com Código igual a 2 não será excluído de nosso Banco de Dados, se existir uma ou mais NF relacionados a ele.

5 Entidades Fortes e Fracas Entidade Forte: é uma entidade que possui chave primária, por definição é uma entidade dominante. Entidade Fraca: é uma entidade que não possui chave primária, por definição é uma entidade subordinada. Para formarmos a chave primária de uma entidade fraca, utilizamos a chave primária da entidade forte da qual ela é existencialmente dependente, mais o conjunto mínimo de atributos que possa identificar uma entidade em um conjunto de entidades fracas.

6 Descrição da estrutura de dados de um BD, conforme as regras de implementação e limitações impostas por alguma tecnologia. Registra que dados o BD contém e como eles são representados, conforme a visão de um determinado SGBD.

7 São tipos de modelos de dados lógicos: –Modelo Rede –Modelo Hierárquico –Modelo Relacional –Modelo Orientado a Objetos –Modelo Objeto-Relacional

8 Os dados, no Modelo Relacional, são representados através de relações ou, informalmente, tabelas. Cada coluna da tabela é um campo ou atributo. Cada relação é constituída por uma conjunto de linhas, chamadas tuplas. As tabelas devem satisfazer certas restrições de integridade. A aplicação de operações sobre estas tabelas resultam sempre em outra tabela.

9 Tabela Funcionário CodigoNome 1Marketing 2Recursos Humanos 3Informática Tabela Setor (Modelo Relacional).

10 FUNCIONARIO(Matricula, Nome, Endereco, Setor, funcao) Setor referencia SETOR Funcao referencia FUNCAO SETOR(Codigo, Nome) DEPENDENTE (Matricula, Sequencial, Nome, DataNascimento) Maricula referencia FUNCIONARIO FUNCAO(Codigo, Nome, Salario)

11 Utilizada para construir modelo de dados. Classificação: - Textuais: CLIENTE(Codigo, Nome, Logradouro, Numero, Bairro, Cidade, Estado, Cep) - Gráficas: Cada apresentação de um modelo é chamado de esquema de banco de dados.

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23


Carregar ppt "Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software - BDD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google