A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual 1a Fase: Séculos XV e XVI. Grandes navegações, rotas comerciais, rede de comunicação, avanços tecnológicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual 1a Fase: Séculos XV e XVI. Grandes navegações, rotas comerciais, rede de comunicação, avanços tecnológicos."— Transcrição da apresentação:

1 GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual 1a Fase: Séculos XV e XVI. Grandes navegações, rotas comerciais, rede de comunicação, avanços tecnológicos na navegação. 2a Fase: Revolução Industrial, século XVIII. Advento da indústria, urbanização, aumento da produção. 3a fase: Fase atual, empresas multinacionais, produtos extremamente modernos e tecnologicamente avançados.

2 A globalização não é apenas palavra da moda, mas a síntese das transformações radicais pelas quais vem passando a economia mundial desde o início dos anos 80. Suas dimensões básicas, que estão revolucionando a atividade produtiva e o modo de vida neste fim de milênio, são a aceleração do tempo e a integração do espaço. O paradoxo é que embora façamos as coisas que desejamos em cada vez menos tempo, falte também cada vez mais tempo para fazer aquilo que desejamos. Quanto mais economizamos tempo, mais carecemos dele. GIANNETTI DA FONSECA, Eduardo Globalização, Transição Econômica e Infra-estrutura no Brasil em Competitividade na Infra-estrutura para o Século XXI Pág. 52

3 GLOBALIZAÇÃO DIMINUIÇÃO DO TAMANHO DA TERRA

4

5

6 ...a notícia do assassinato do presidente norte-americano Abraham Lincoln, em 1865, levou 13 dias para cruzar o Atlântico e chegar a Europa. A queda da Bolsa de Valores de Hong Kong (outubro-novembro 1997) levou 13 segundos para cair como um raio em São Paulo, Tóquio, Nova York ou Buenos Aires e Santiago … Folha de São Paulo O furacão financeiro que veio da Ásia, passou pela Europa, Estados Unidos e chegou a América Latina, apresentou pelo menos uma vantagem didática. Muitas pessoas, num nível nunca imaginado, receberam a informação. Isto é uma demonstração de como opera a globalização financeira e seus efeitos imediatos. Mesmo que muitos não saibam onde fica a Tailândia, um resfriado neste lugar, pode provocar uma gripe na América… especialmente se fizer uma escala em Nova York…. In- Celso Pinto – Editorial da Folha de SP.

7

8

9 ESFERAS DA GLOBALIZAÇÃO Financeira; Comercial; Tecnológica; Produtivo real; Efeitos positivos e negativos; Migrações; Ambiental.

10 Refere-se ao grau de dependência ao capital internacional (produtivo - médio e longo prazos - e o especulativo).

11 Refere-se, em grande medida, ao grau de abertura da economia para a penetração das importações de bens e serviços (baixo grau de competitividade das exportações brasileiras). Refere-se, em grande medida, ao grau de abertura da economia para a penetração das importações de bens e serviços (baixo grau de competitividade das exportações brasileiras). A expansão dos fluxos internacionais de bens, serviços e capitais; A expansão dos fluxos internacionais de bens, serviços e capitais; Comércio internacional surge com força no período das grandes navegações; Comércio internacional surge com força no período das grandes navegações; O acirramento da concorrência nos mercados; O acirramento da concorrência nos mercados; Maior integração entre os sistemas econômicos nacionais. Maior integração entre os sistemas econômicos nacionais. Atinge não só a economia mas também a cultura de sociedades distintas.

12 Globalização e economia

13

14 A rápida circulação e adoção crescente, por grupos sociais, de símbolos e signos.

15

16

17

18

19 Agravou-se ao longo dos últimos anos à medida que houve um desmantelamento do sistema nacional de inovações e se desregulamentou a transferência de tecnologia.

20 A economia brasileira apresenta um dos mais elevados graus de internacionalização da produção por meio da presença de empresas de capital estrangeiro no aparelho produtivo do país.

21

22 Consumo, logo existo


Carregar ppt "GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual 1a Fase: Séculos XV e XVI. Grandes navegações, rotas comerciais, rede de comunicação, avanços tecnológicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google