A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vamos juntos cuidar do planeta Terra by Cuidar hoje do planeta Terra, para que as pessoas possam amanhã viver sustentavelmente, deve ser o princípio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vamos juntos cuidar do planeta Terra by Cuidar hoje do planeta Terra, para que as pessoas possam amanhã viver sustentavelmente, deve ser o princípio."— Transcrição da apresentação:

1

2 Vamos juntos cuidar do planeta Terra by

3 Cuidar hoje do planeta Terra, para que as pessoas possam amanhã viver sustentavelmente, deve ser o princípio guia de todos os povos do mundo, porém nunca poderá chegar, enquanto centenas de milhões de pessoas viverem na penúria, sem os elementos básicos da vida. Para pensar no bem-estar das nossas gerações futuras e de outras espécies, precisamos de um novo tipo de desenvolvimento que melhore rapidamente a qualidade de vida dos menos afortunados.

4 Muito do que deve ser feito para que tenhamos um padrão melhor de vida, terá que ter uma abrangência mundial, com uma real aliança entre todos os países do mundo, para um verdadeiro objetivo de desenvolvimento sustentável globalizado. O desenvolvimento somente será verdadeiro, quando propiciar às populações saúde, educação, liberdade política, garantia de direitos humanos, proteção contra a violência e, acima de tudo, um padrão de vida digno...

5 Quando falamos cuidar do planeta Terra, pensamos em melhorar a nossa qualidade de vida, procurando manter o azul da Terra com o mesmo colorido luminoso descrito pelos primeiros astronautas, que quando circulando ao redor do nosso planeta e em nossa máquina voadora, gritaram ao mundo: - Oh! A Terra é azul! Quando Cabral descobriu o Brasil, Vaz de Caminha, em sua carta para Portugal, disse em certo trecho e em boa escrita:...esta é uma terra que em se plantando tudo nela dá...,

6 mal podia avaliar que pouco tempo depois, esta terra maravilhosamente dotada de toda beleza e favores que a natureza pode propiciar ao mundo, estaria sendo abalada em sua vitalidade por um desenvolvimento anárquico e conduzido por mãos gananciosas, cujo maior interesse seria o de conseguir lucros cada vez mais rápidos, mesmo que para isto tivessem que destroçar com todo um maravilhoso patrimônio ecológico. Começou daí a corrosão gradativa e insidiosa das bases da nossa estrutura ambiental, transformando as nossas florestas em campos desérticos e abandonados;

7 nossos rios passaram de límpidos e piscosos a lodaçais lerdos e poluídos; a agricultura, simples e pura de nossos ancestrais, transformou-se em áreas de produção intensiva de caudais de grãos obtidos através do uso de produtos químicos dos mais diversos tipos, forçando a natureza a produzir quantidades enormes de alimentos, com alarmantes índices de contaminação por fertilizantes e pesticidas.

8 O verdadeiro objetivo do desenvolvimento saudável e da melhoria na qualidade da vida humana é um processo que torna possível, aos seres humanos, perceberem o seu potencial e obterem autoconfiança com uma vida plena de dignidade e satisfação. O crescimento econômico é muito importante para o desenvolvimento da humanidade, porém, não pode ser um objetivo isolado, e nem tampouco deve prosseguir às custas de uma agressão progressiva às leis que regem os fenômenos naturais.

9 O homem deve conservar a vitalidade e a diversidade do planeta Terra, baseando-se em providências no sentido de proteger a integridade de seus sistemas naturais e dos processos ecológicos que o mantém adequado à vida. Estes são aqueles que realmente dão vida à vida e sustentação a nossa existência, limpando e mantendo íntegros os fluxos das águas, despoluindo o ar, reciclando os elementos da vida, criando condições de proteção e regeneração dos solos, fauna e flora e permitindo a auto-renovação dos ecossistemas.

10 Viver a vida plenamente depende da aceitação e do dever da busca da harmonia das pessoas com a natureza. A humanidade não deve tomar da natureza mais do que a natureza pode repor. Há necessidade de descobrirmos novos caminhos que nos conduzam à preservação da natureza como única forma de mantermos a nossa qualidade de vida sobre a Terra.

11 Observando que as pessoas, em sua maioria, se apegam com todas as suas forças ao seus bens materiais se esquecendo que todos estes bens são integralmente resultantes dos recursos que a natureza lhes propiciou, achamos que neste dia mundial do meio ambiente devemos encorajar as crianças, jovens, adultos e velhos de todas as raças, credos e cores, para que juntos emitam uma voz uníssona que venha a produzir uma nova mentalidade de política ambiental em todos os níveis, fazendo algo ou colaborando para que algo seja feito, para retribuir à natureza o muito que ela gratuitamente faz por nós.

12 Texto: Sady Ricardo dos Santos Formatação: Vera Lúcia de Siqueira


Carregar ppt "Vamos juntos cuidar do planeta Terra by Cuidar hoje do planeta Terra, para que as pessoas possam amanhã viver sustentavelmente, deve ser o princípio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google