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Informática Teórica Engenharia da Computação

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Apresentação em tema: "Informática Teórica Engenharia da Computação"— Transcrição da apresentação:

1 Informática Teórica Engenharia da Computação

2 Autômatos Finitos É um dos modelos computacionais que estudaremos. Porém com uma quantidade extremamente limitada de memória. O que um computador pode fazer com uma memória tão pequena? Na verdade, interagimos com tais computadores o tempo todo, pois eles residem no coração de vários dispositivos eletromecânicos.

3 Autômatos Finitos O controlador para uma porta automática é um exemplo de tal dispositivo. As lavadoras de louça/roupa, termômetros eletrônicos, relógios digitais, calculadoras e máquinas de venda automática.... Os autômatos também são chamados de máquinas de estados finitos.

4 Autômatos Finitos: exemplo Controlador para uma porta automática de entrada
Sinal de entrada Estado Nenhum Frente Atrás Ambos Fechado Aberto Esse controlador é um computador com apenas 1 bit de memória, capaz de registrar em quais dos dois estados o controlador está.

5 Autômatos Finitos Ao começar a descrever a teoria matemática de autômatos finitos, fazemos isso no nível abstrato, sem referˆência a qualquer aplicação específica. A seguir vamos ver alguns exemplos usando um diagrama de estados e identificar os conceitos de: estado inicial, estado de aceitação ou final, transição.

6 Autômatos Finitos Uma máquina M1 que recebe cadeias de bits como entrada e aceita somente aquelas que começam com um ou mais zeros seguidos de um ou mais 1’s apenas.

7 Autômatos Finitos O autômato recebe os símbolos da cadeia de entrada um por um da esquerda para a direita. Após ler cada símbolo, M1 move de um estado para outro ao longo da transição que tem aquele símbolo como seu rótulo. Quando ele lê o último símbolo, M1 produz sua saída. A saída é aceite se M1 está agora no estado de aceitação e rejeite se ele não está.

8 Autômatos Finitos Um AF M2 que recebe cadeias de bits e aceita aquelas que possuem 10 como subcadeia

9 Autômatos Finitos q0 M2 1 1 q1 q3 0,1

10 Autômatos Finitos M3 q0 1 q1 1 L(M3)={w | w termina em 1}

11 Autômatos Finitos M4 1 q0 q1 1 L(M4)={w | w é a cadeia vazia  ou termina em 0}

12 Autômatos Finitos M5 a b q0 a b q2 q1 b a b a q3 q4 b a L(M5)={w | w é uma cadeia sobre o alfabeto {a,b} e começa e termina com o mesmo símbolo}

13 Autômatos Finitos a b q0 b q2 q1 a a b q3 a,b Os estados q1 e q2 servem para “memorizar’’ o símbolo anterior. Esse AF aceita as cadeias sobre o alfabeto {a,b} que possuem aa ou bb como subcadeias.

14 Autômatos Finitos q0 1 1 q1 1,0 q3 Esse AF aceita qualquer cadeia binárias que termina com o símbolo 1 ou que termina com um número par de 0s seguindo o último 1.

15 Autômatos Finitos Descrição Formal
A definição formal define precisamente as partes de um autômato finito: conjunto de estados, alfabeto de entrada, regras para movimentação, estado inicial e estados de aceitação˜. Em linguagem matemática, uma lista de cinco elementos é frequentemente chamada 5-upla.

16 Definição Formal Um autômato finito é uma 5-upla (Q, , , q0, F), onde 1. Q é um conjunto finito denominado os estados, 2.  é um conjunto finito denominado alfabeto, 3. : QQ é a função de transição, 4. q0  Q é o estado inicial, e 5. F  Q é o conjunto de estados de aceitação (ou finais).

17 Autômatos Finitos Definição formal
Se A é o conjunto de todas as cadeias que a máquina M aceita, dizemos que A é a linguagem da máquina M e escrevemos L(M) = A. Dizemos que M reconhece A ou que M aceita as cadeias de A. Agora, vamos definir formalmente os AFs dos exemplos anteriores.

18 Autômatos Finitos M3 q0 1 q1 1 Na descrição formal, M3 ={{q0,q1}, {0,1},,q0 ,{q1}}. Definimos . L(M3)={w | w termina em 1}

19 Autômatos Finitos M4 1 q0 q1 1 Note que, em razão do estado inicial também ser um estado de aceitação, M4 aceita a cadeia vazia . L(M4)={w | w é a cadeia vazia  ou termina em 0}

20 Autômatos Finitos M5 L(M5)={w | w começa e termina no mesmo símbolo} a
q0 a b q2 q1 b a b a q3 q4 b a L(M5)={w | w começa e termina no mesmo símbolo}

21 Definição Formal de computação
Seja M= (Q, , , q0, F) um autômato finito e suponha que w = w1w2...wn seja uma cadeia onde cada wi é um membro do alfabeto. M aceita w se uma sequência de estados r0, r1...rn em Q existe com três condições: r0 = q0, (ri,wi+1) = ri+1, para i = 0,...,n-1; e rn  F. Dizemos que M reconhece a linguagem A se A = {w | M aceita w}.

22 Definição Linguagem Regular
Uma linguagem é chamada de uma linguagem regular se algum autômato finito a reconhece.

23 Projetando Autômatos Finitos
Suponha que lhe é dada alguma linguagem e você deseja projetar um AF que a reconheça. Faça de conta que você é o autômato. Você recebe uma cadeia de entrada e tem que determinar se ela é um membro da linguagem que o AF é suposto reconhecer. Você vai vendo os símbolos na cadeia um por um. Depois de cada símbolo você tem que decidir se a cadeia vista até então está na linguagem. A razão é que você, como a máquina, não sabe quando o final da cadeia está vindo, portanto você tem que estar sempre pronto com a resposta.

24 Projetando Autômatos Finitos: Exemplo
Suponha que alfabeto seja {0,1} e que a linguagem consista de todas as cadeias com um número ímpar de 1s. Faça de conta que você é o autômato M, que reconhece essa linguagem. Você recebe uma cadeia de entrada de 0s e 1s. Você precisa lembrar a cadeia inteira vista até então para determinar se o número de 1s é ímpar?

25 Projetando Autômatos Finitos: Exemplo
Basta lembrar se o número de 1s visto até então é par ou ímpar e manter essa informação à medida que lê novos símbolos. Você representa essa informação como uma lista finita de possibilidades: par até agora, e ímpar até agora.

26 Projetando Autômatos Finitos: Exemplo
Aí então você atribui um estado a cada uma das possibilidades: qpar qímpar 1

27 Projetando Autômatos Finitos: Outro exemplo
Para reconhecer a linguagem de todas as cadeias binárias que contem 001 como uma subcadeia. Você inicialmente saltaria sobre todos os 1s. Se você chegar num 0, então você pode ter acabado de ver o primeiro dos três símbolos no padrão 001 Se nesse ponto você vê um 1, houve muito poucos 0s, portanto você volta a saltar sobre 1s. Mas, se você vê um 0 nesse ponto, você deve lembrar que você acabou de ver dois símbolos do padrão. Agora você precisa encontrar um 1. Se você o encontrar, logo você conseguiu achar o padrão. Continue lendo a cadeia de entrada até que o final.

28 Projetando Autômatos Finitos: Outro exemplo
Portanto, existem 4 possibilidades: não tem visto quaisquer símbolos do padrão, acaba de ver um 0, acaba de ver 00, ou acaba de ver o padrão inteiro 001. 0,1 1 1 q q0 q00 q001 1

29 PARA FIXAR Fazer o exercício 1.6


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