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Topicos Avancados em Interfaces

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Apresentação em tema: "Topicos Avancados em Interfaces"— Transcrição da apresentação:

1 Topicos Avancados em Interfaces
Etnografia Topicos Avancados em Interfaces

2 Introdução Antropologia -> Antropologia Social -> Etnografia
Antropologia - é a ciência preocupada em estudar o homem e a humanidade como um todo Antropologia Social - é uma parte da Antropologia que estuda comportamento do homem dentro de uma sociedade Etnografia - técnica da Antropologia Social para estudo de um grupo social

3 Introdução Entrevistas

4 Introdução Observação participativa x Não participativa

5 Etnografia - dayse

6 Elaborando um estudo etnográfico

7 Exemplo de um Estudo Etnográfico...
Contexto: Analisar como os corretores em uma bolsa de valores trabalham juntos, levando em consideração o suporte tecnológico utilizado. O exemplo em questão consiste em observar como os corretores de uma bolsa de valores trabalham juntos. Uma das motivações principais consistiu em verificar se o suporte tecnológico proposto para negociações no mercado era realmente adequado para aquele ambiente em particular. A tarefa examinada detalhadamente foi o processo de escrever bilhetes para registrar as transações. Havia sido comentado antes que esse processo de captar as negociações, utilizando a “velha” tecnologia de lápis e papel, consumia muito tempo era propenso a erros. Com base nesse fato, sugeriu-se que a maneira de fazer negócios poderia ser melhorada incluindo telas sensíveis ao toque para inserir os detalhes das transações e fones de ouvido para eliminar ruídos externos. No entanto, quando o etnógrafo ao observar a captação das transações na prática, descobriu que essas propostas estavam equivocadas. As telas sensíveis ao toque reduziriam a disponibilidade da informação para os outros, a respeito do progresso das transações, enquanto os fones de ouvido impediriam a habilidade dos negociantes de monitorar inadvertidamente as conversações de um e outro. Eles apontaram como esse tipo de monitoramento periférico das ações de outros negociantes era central na maneira como os negócios eram feitos. Além disso, se os negociantes não conseguissem se manter atualizados com o que os outros estavam fazendo, monitorando-os continuamente, provavelmente teriam sua posição no mercado afetada, o que no fim poderia ficar saindo caro para o banco para o qual estivessem trabalhando.

8 Exemplo de um Estudo Etnográfico...
Resultados desse estudo: Alertou contra tentativas de integrar novas tecnologias; Necessidade de pensar bem nas implicações da prática; Sugeriu: Sistemas móveis (canetas com reconhecimento de gestos) Assim, o estudo etnográfico em questão mostrou-se muito útil em alertar contra tentativas de integrar novas tecnologias em um espaço de trabalho específico sem se pensar nas implicações para a sua prática. E, ainda, sugeriu como alternativa sistemas móveis baseados em canetas com reconhecimento de gestos, o que tornaria possível proceder às negociações

9 Considerações... Etnografia = Experiência
Não é difícil, porém requer prática Um etnógrafo tem que participar do grupo Devido à natureza da experiência etnográfica, é difícil descrever explicitamente qual dado é coletado. Trata-se muito mais da experiência do que um exercício de coleta de dados. No entanto, essa experiência deve ser compartilhada, sendo documentada e racionalizada. Coletar dados etnográficos não constitui-se uma tarefa difícil, embora possa parecer um pouco desconcertante àqueles acostumados a utilizar uma estrutura de referência para enfocar a coleta de dados, em vez de deixar que a estrutura surja a partir dos dados disponíveis. Afinal, você coleta o que está disponível, o que é comum, o que as pessoas fazem, dizem, como trabalham. Os dados que você coleta não podem ser especificados com antecedência. O que você registra pode se tornar mais adequado ao que você espera, após um certo tempo em campo. Para ser um etnógrafo é fundamental que o avaliador seja aceito no grupo. Para ser eficaz, o etnógrafo deve ser aceito pela população que está sendo estudada como parte dela e deve ser suficientemente familiarizado com os que realizam as suas práticas normais, como se ele não estivesse lá. Se não for esse o caso, o etnógrafo não será capaz de construir uma imagem real do trabalho realizado.

10 Construindo um estudo etnográfico...
Procedimentos básicos: Identificar um problema; Estar em campo para observar; Coletar variedade de dados (anotações, áudio, vídeo) Uma etnografia pode ser construída da seguinte maneira: Primeiramente, identificar um problema ou uma meta e fazer boas perguntas a serem respondidas pelo estudo dependendo da filosofia da etnografia. A parte mais importante do campo consiste em estar lá apenas para observar, fazer perguntas e registrar o que você vê e ouve. É preciso estar ciente dos sentimentos das pessoas e ter a sensibilidade para saber até onde pode ir. Coletar uma variedade de dados, se possível, como anotações, áudio e vídeo e objetos de maneira adequada. Nesse ponto, as entrevistas constituem uma das técnicas de coleta de dados mais importantes.

11 Construindo um estudo etnográfico...
Procedimentos básicos: Estar preparado para avançar e retroceder entre questões amplas e específicas; Analise os dados “holisticamente”, ou seja, dentro do conceito mais amplo. (Análise iterativa) Uma etnografia pode ser construída da seguinte maneira: O próximo passo é quando você estiver realizando seu trabalho de campo, esteja preparado para avançar e retroceder entre questões amplas e específicas. Primeiramente, olhe holisticamente para a situação e depois da perspectiva de grupos diferentes de stakeholders e participantes. As primeiras questões provavelmente serão amplas, mas quando você começar a conhecer a situação, fará perguntas mais específicas. Analise os dados utilizando a abordagem holística, na qual as observações são entendidas dentro do contexto mais amplo (contextualizadas). Primeiro, sintetize as anotações, por exemplo, ao final de cada dia, e depois verifica com alguém do ambiente a situação que você descreveu. Essa análise é geralmente iterativa, fornecendo idéias a cada passo.

12 Um problema... Quando parar de observar os dados?!
Saber quando parar qualquer tipo de avaliação pode ser difícil, mas particularmente o é em observações e na etnografia, porque não existe um final óbvio. Às vezes, os estudos são delimitados por cronogramas, mas não obstante você pode também parar quando não estiver mais aprendendo coisas novas.Duas indicações de que você já fez o suficiente são quando você começa a ver padrões semelhantes de comportamento serem repetidos ou quando ouviu todos os principais grupos de stakeholders e entendeu suas perspectivas.

13 BOAS PRÁTICAS / RECOMENDAÇÕES
Não existe uma “forma correta” de realizar um estudo etnográfico; Ele requer muito mais tempo do que as técnicas de identificação de requisitos mais comuns: Otimização

14 Preparação Entender a política organizacional e a cultura de trabalho;
Familiarizar-se com o sistema e a sua história; Estabelecer objetivos iniciais e elaborar questões; Obter todos os acessos e permissões;

15 Estudo Estabelecer empatias;
Recolher dados objetivos e subjetivos de modo quantitativo e qualitativo; Seguir todas as pistas que surjam durante as visitas; Registar todas as visitas;

16 Análise Compilar todos os dados recolhidos numa base de dados;
Quantificar os dados e fazer análises estatísticas Filtrar e interpretar os dados Redefinir os objetivos e o processo utilizado;

17 Especificação Ter em conta os diversos públicos alvo e objetivos existentes; Elaborar um relatório e apresentar as conclusões do estudo; Ter sessões de crítica por parte de elementos externos ao projeto Durante todo o processo;

18 Pontos fortes Levantar requisitos específicos;
Apoiar-se no comportamento real; Permitir um entendimento mais geral do problema; Ver o cliente/usuário de uma nova forma; Agregar valor à pesquisa;

19 Pontos fracos Exige mais recursos que a maioria das técnicas de levantamento de requisitos; Uso restrito; Técnica ainda não bem delimitada Falta de referenciais e nomenclatura Ética;

20 Considerações finais Etnografia Tecnica de observação
Casa, trabalho, escola Tarefas, ferramentas, cloaboracao Entendimento de um grupo da sociedade

21 Considerações finais No mercado Analise do dia-a-dia do consumidor
Novo produto Nova forma de utilizacao de um produto Melhor aproveitamento de um produto

22 Considerações finais Porem Tecnica de compreensao -> nao julga
Nao é autonoma

23 Dinamica de grupo

24 Etnografia Dayse Daniele; Filipe Magalhaes; Flavio Wanderley; Luan Duarte; Luiz Felipe Liborio


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