A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética em Computação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética em Computação."— Transcrição da apresentação:

1 Ética em Computação

2 Os computadores estão presentes em nossa sociedade e sua importância é inquestionável.
O estudo da ética na área da computação deve-se ao desenvolvimento e uso dos computadores. O comportamento ético é fundamental para a credibilidade da profissão. A computação é uma profissão nova , ainda sem regulamentação e sem código de ética consolidado.

3 A ética deve evoluir junto com as inovações tecnológicas.
Tópicos atuais sobre ética na área da computação: Acesso não autorizado Direitos de propriedade Confidencialidade e privacidade dos dados Segurança e Sistemas críticos

4 Responsabilidade e regulamentação da profissional
Software preconceituoso Software que podem causar riscos ao meio ambiente e ao ser humano.

5 O que é ética? A ética é um ramo da filosofia que estuda o comportamento moral do ser humano, classificando em bom ou ruim, correto ou incorreto. Ética Teórica: conceitos filosóficos. Ética aplicada: Preocupa-se com a aplicação dos conceitos éticos no dia - a – dia das pessoas.

6 Ética profissional: Preocupa-se com a aplicação dos conceitos éticos no contexto das profissional.
Os princípios da ética aplicada são a ética deontológica, o relativismo e o utilitarismo. 1)Ética deontológica: estudo da motivação e a intenção das ações das pessoas e dos impactos destas ações nos relacionamentos das pessoas.

7 2) Relativismo: teoria filosófica baseada na relatividade do conhecimento. A ética depende da cultura que esteja inserida. 3) Utilitarismo: o estudo da consequência das ações. As ações ideais são aquelas que trazem benefícios para a maioria da sociedade.

8 O Profissional da computação
O termo “ profissional da computação” designa o profissional que trabalha na área de computação projetando e desenvolvendo dispositivos computacionais. A qualificação requer formação adequada que no Brasil pode ser adquirida em curso superiores de Ciência da computação, Sistemas de computação, engenharia de Computação, Redes de computadores....

9 A ética deve abranger os profissionais de todas as áreas da computação, inclusive estudantes.

10 Código de ética profissional
O termo profissional tem dois significados: Sentido mais abrangente: o profissional é um indivíduo que ganha seu sustento exercendo um certo tipo de ocupação. Sentido mais restrito: o termo profissional é reservado a certos grupos ocupacionais, que possuem um tempo mais longo de aprendizagem, além de um processo educacional formal.

11 Características da Categoria restrita
1)Domínio de um corpo de conhecimento, adquirido no ensino superior. 2)Os membros da profissão tem grande autonomia em seu trabalho. 3)A profissão geralmente tem uma organização profissional que padroniza as condutas profissionais. 4)A profissão atende a uma função social.

12 5) É possível distinguir os profissionais que praticam a profissão e aqueles que fazem pesquisa. 6) Os membros da profissão devem obedecer ao um código de ética de conduta profissional. 7) Os membros são vistos como pessoas comprometidas com uma profissão que dura toda a vida.

13 OS PROFISSIONAIS DA COMPUTAÇÃO ATENDEM AOS REQUISITOS ESTABELECIDOS?
- Atendem a maioria, porém a alguns não. Outro ponto importante é a definição de características da profissão e de sua prática para o estabelecimento das questões relacionadas a ética profissional.

14 Ética e regulamentação da profissão
A regulamentação de uma profissão se realiza a partir de um Projeto de Lei que é votado no Congresso Nacional. Com a regulamentação da profissão criam-se: - Conselho Federal - Conselhos regionais -Código de Ética Profissional.

15 Os conselhos tem como funções:
Orientar e fiscalizar o exercício legal da profissão. Aplicar sansões, quando houver violações do código de ética profissional. * A regulamentação exige um diploma legal registrado no MEC e inscrição no conselho. A área da computação ainda não é regulamentada no Brasil.

16 Regulamentar ou não regulamentar?
Pontos a favor da regulamentação: Credibilidade da profissão. Padronização das atividades. Melhoria da qualidade do trabalho. Fiscalização do exercício legal da profissão.

17 Pontos contra a regulamentação:
Exigência de um diploma, cria uma reserva de mercado. Existência de pessoas auto- didata na profissão.

18 Bibliografia MASIERO, Paulo César. Ética em Computação . São Paulo, EDIUSP, 2004.


Carregar ppt "Ética em Computação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google