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Fundamentos de Engenharia de Software Gestão de Qualidade ou Garantia da Qualidade de Software.

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Apresentação em tema: "Fundamentos de Engenharia de Software Gestão de Qualidade ou Garantia da Qualidade de Software."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Engenharia de Software Gestão de Qualidade ou Garantia da Qualidade de Software

2 Engenharia de Software: OBJETIVO –Produção econômica de software de qualidade Produto Software Processo de Produção de Software Qualidade

3 Software: produto Produção intelectual, portanto humana Maleabilidade problemática O produto software inclui o código objeto e os manuais de uso e mais, os requisitos, o projeto, o código fonte, os dados de teste, enfim todos os artefatos produzidos no processo de produção.

4 Software: processo de produção Dinâmica das atividades envolvidas na produção de software atividades técnicas e gerenciais modelos prescritivos de processo Problema: como organizar e controlar essa dinâmica de forma a produzir economicamente software de qualidade?

5 Qualidade de Software Perspectivas –Conceitual o que é qualidade de software? –Quantitativa objetivo revisto: produção mais econômica de software de mais qualidade –Processual a produção da qualidade

6 Correção, Confiabilidade e Robustez – Correção: aderência à especificação. – Confiabilidade: confiança que o usuário deposita no SW – Robustez: capacidade de lidar com situações não previstas Desempenho: capacidade de uso econômico dos recursos computacionais Ergonomia: Facilidade de uso, representada pela interface Verificabilidade: Facilidade com que propriedades podem ser verificadas Qualidades do produto

7 Manutenibilidade: –Manutenção não é o termo correto –Manutenção pode ser : corretiva, adaptativa e perfectiva –Consome 60% dos recursos durante a vida Reusabilidade: –Fator importante do custo –Aplicado em vários níveis : especificação, projeto e rotinas Portabilidade: –Capacidade de ser executado em vários ambientes –Variações de CPUs e Sistemas operacionais Qualidades do produto

8 Compreensibilidade: Facilidade do usuário compreender o sistema Interoperabilidade: – Capacidade de coexistir e cooperar com outros Sws. –Sistema aberto: conjunto extensível de aplicações, independentes que cooperam para atuar como um sistema integrado. Qualidades do produto

9 Produtividade: –Eficiência do processo –Recursos necessários para atingir a qualidade Pontualidade: –Capacidade do processo de entregar produto no prazo – Problemas: estimativa, mudança de requisitos Transparência: –Importante para : tomada de decisões, rotação de pessoal –Documentação do processo Qualidades do processo

10 Qualidade de Software Perspectivas –Conceitual o que é qualidade de software? –Quantitativa (=> Métricas) objetivo revisto: produção mais econômica de software de mais qualidade –Processual a produção (garantia) da qualidade

11 Produção da Qualidade Mecanismos –o processo (técnico) de produção de software (métodos, técnicas e ferramentas) –a Gestão de Qualidade (ou Garantia de Qualidade de Software)

12 Gestão de Qualidade Alguns conceitos –controle de qualidade –garantia da qualidade –custo da qualidade custo de prevenção custo de falha

13 Custo do Erro

14 Gestão de Qualidade Qualidade de software : Conformidade com os requisitos funcionais e de performance explicitamente declarados, com os padrões de desenvolvimento explicitamente documentados, e características implícitas que são esperadas de todo software profissionalmente desenvolvido

15 Gestão de Qualidade Tipos de atividades –atividades GQS (ou do grupo GQS) verificar e garantir as conformidades –revisões técnicas detectar erros

16 Atividades GQS – (1) 1. Preparar um plano SQA para o projeto Avaliações a serem realizadas; Auditorias e revisões a serem efetivadas; Padrões aplicáveis ao projeto; Procedimentos para informar e acompanhar os erros; Documentos a serem produzidos pelo grupo SQA; Quantidade de feedback a ser fornecido à equipe de software. 2. Participar no desenvolvimento da descrição do processo de software do projeto 3. Rever atividades para verificar a conformidade ao processo definido

17 Atividades GQS – (2) 4. Auditar alguns produtos selecionados para verificar conformidade com suas especificações segundo o processo; 5. Assegurar que os desvios nas atividades e nos produtos sejam documentados e tratados segundo um procedimento documentado. 6. Registrar toda não conformidade e informar a gerência do projeto 7. Coordenar o controle e gerência das mudanças. 8. Ajudar a coletar e analisar métricas

18 Gestão de Qualidade Tipos de atividades –atividades GQS (ou do grupo GQS) verificar e garantir as conformidades –revisões técnicas detectar erros

19 Modelo de Amplificação de Defeitos Passo de desenvolvimento DefeitosDetecção Erros advindos do passo anterior Erros que atravessaram Erros amplificados 1:x Erros recém-gerados Percentual de eficiência na detecção de erros Erros passados para o próximo passo

20 Modelo de Amplificação de Defeitos (sem revisões) 0 0% x 1.5 0% x 320% % Projeto preliminar Projeto detalhado (x=1.5) Código/ Teste de unidade (x=3) Teste de integração Teste de validação Teste de sistema

21 Modelo de Amplificação de Defeitos (com revisões) 0 70% x % x 360% % Projeto preliminar Projeto detalhado (x=1.5) Código/ Teste de unidade (x=3) Teste de integração Teste de validação Teste de sistema

22 Diferença de custos

23 Revisões técnicas formais Objetivos: –Descobrir erros na função, lógica, ou implementação de qualquer representação do software; –Verificar se o software (representação) atende aos requisitos. –Garantir que o software tenha sido representado conforme padrões pré-definidos. –Obter softwares que sejam desenvolvidos mais uniformemente. –Tornar os projetos mais gerenciáveis. A FTR serve como espaço de treinamento e para promover backup e a continuidade.

24 Reunião de revisão Restrições à reunião: –Entre 3 e 5 pessoas, uma preparação antecipada (que dure não mais que duas horas) e duração da reunião inferior a 2 horas O foco da reunião FTR é um produto – um componente de software. Atividades preparatórias: produtor, líder do projeto, revisor líder, revisores. Reunião: participantes, agenda, escriba. Ao final da reunião, os participantes devem decidir: –Aceitam o produto. –Rejeitam o produto (após correção dos erros, outra revisão deve ser realizada). –Aceitam o produto provisoriamente (nenhuma revisão adicional é exigida)

25 Registro da revisão Sumário de revisão 1.O que foi revisado? 2.Quem fez a revisão? 3.Quais foram as descobertas e conclusões? Acompanhamento

26 Diretrizes para a revisão Revise o produto, não o produtor. Fixe e mantenha uma agenda. Limite o debate e a contestação. Enuncie as áreas problemáticas, mas não tente resolver cada problema anotado. Faça anotações por escrito. Limite o número de participantes e insista numa preparação antecipada. Desenvolva uma lista de conferência para cada produto que será revisto. Atribua recursos e uma programação de tempo para as FTRs. Realize um treinamento para todos os revisores. Reveja suas antigas revisões.

27 Garantia Estatística de Qualidade de Software Objetivo –identificar, estatisticamente, deficiências do processo que estejam ocasionando erros e corrigi-las. Etapas –coletar dados sobre erros –identificar causas –categorizar as causas –totalizar por categoria –aplicar o Princípio de Pareto

28 Garantia Estatística de Qualidade de SW

29 Incomplete or Erroneus Specification Misinterpretation of Customer Comunication Intentional Deviation from Specifications Violation of Programming Standards Error in Data Representation Inconsistent Component Interface Error in Design Logic Incomplete or Erroneus Testing Inaccurate or Incomplete Documentation Error in Programming Language Translation Inconsistent Human / Coomputer Interface Miscellaneous

30 Confiabilidade de Software Confiabilidade –probabilidade de operação livre de falhas em um dado ambiente por um dado tempo –MTBF = MTTF + MTTR Disponibilidade –= (MTTF/(MTTF + MTTR) x 100% TTRTTF TBF

31 BIBLIOGRAFIA Capítulo 26, Pressman, R., Engenharia de Software, 6 a edição, McGraw Hill, Yourdon, E., Revisões Estruturadas, tradução de Structured Walkthroughs, 4 a edição, Editora Campus, 1989


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