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CULTURA CIENTÍFICA 1. Enquadramento e Relevância Social

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Apresentação em tema: "CULTURA CIENTÍFICA 1. Enquadramento e Relevância Social"— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA CIENTÍFICA 1. Enquadramento e Relevância Social
2. Public Understanding of Science (contexto internacional) 3. Cultura Científica dos Portugueses 4. Divulgação da Ciência Cristiana Agapito Isabel Pita Joana Duarte Joana Mendonça IST - Políticas de C&T Políticas de C&T

2 ENQUADRAMENTO E RELEVÂNCIA SOCIAL
Segunda metade do séc. XX surge a preocupação com o acesso do público em geral ao conhecimento científico e técnico. Em 1951, a American Association for the Advancement of Science (AAAS) declara que: “...na sociedade moderna é absolutamente essencial que a ciência – os resultados da ciência, a natureza e importância da investigação básica, os métodos da ciência, o espírito da ciência – sejam melhor compreendidos pelos oficiais governamentais, pelos homens de negócio, e mesmo por todas as pessoas.” IST - Políticas de C&T Políticas de C&T

3 Factor determinante para:
Cultura Científica/ Public Understanding of Science aparecem nos discursos oficiais O cidadão comum deve possuir determinado grau de “literacia” científica Factor determinante para:  -  Prosperidade nacional -   Elevação da qualidade da decisão pública e privada -   Enriquecimento da vida do indivíduo -   Alargamento da base social de apoio à ciência -   Promoção da sociedade democrática e exercício da cidadania IST - Políticas de C&T

4 Conhecimento Científico
Avaliação crítica da ciência Ciência como bem público vs Ciência como factor de risco Verifica-se então: O interesse da ciência em alargar a sua base social de apoio O interesse em garantir a legitimação das suas aplicações O facto da ciência se ter tornado um problema social Emergência de pesquisas à chamada Cultura Científica IST - Políticas de C&T

5 O PUBLIC UNDERSTANDING OF SCIENCE (PUS) OU A COMPREENSÃO DA CIÊNCIA POR PARTE DO PÚBLICO EM CONTEXTO INTERNACIONAL O caso americano Anos 30 e seguintes Movimento PUS nos EUA Project 2061 estudantes cientificamente literatos Ter literacia científica significa ser capaz de ler, compreender e expressar a sua opinião sobre assuntos de carácter científico. IST - Políticas de C&T

6 Cronologia 1957 inquérito à população adulta americana
Anos 70 investigação espacial como reforço da importância da ciência inquirição regular aos cidadãos americanos - entre 1972 e 1979: objectivo de saber até que ponto o apoio que o público dava à ciência se traduzia na sua vontade de continuar a apoiar o empreendimento científico. - entre 1979 e 1981: objectivo de saber quais as atitudes, os níveis de conhecimento e a participação dos cidadãos em relação a assuntos controversos. construção de uma “medida de literacia científica” IST - Políticas de C&T

7 O caso europeu Movimento PUS No Reino Unido
º inquérito na Europa realizado pela European Science Foundation – ESF Objectivo: medir níveis de cultura científica dos cidadãos da União Europeia. Interesse Informação Conhecimento Atitudes do público C&T Tópicos incluidos: Periodicidade: bienal Ponto forte: comparação sistemática de 12 nações Discussão teórica e metodológica. IST - Políticas de C&T

8 Principais críticas: Assunção da ciência como um corpo de conhecimentos não problemático e estabilizado; - Desprezo pelas especificidades regionais e locais; - Desprezo pelas especificidades do público-alvo; - Entre outras. Inquéritos realizados até 1992 Entre 1992 e só foram realizados alguns estudos parcelares IST - Políticas de C&T

9 CULTURA CIENTÍFICA DOS PORTUGUESES
Inquérito à Cultura Científica dos Portugueses Cronologia º Inquérito à Cultura Científica dos Portugueses 1990 e Inquérito europeu 1996/ O Observatório das Ciências e das Tecnologias relança o Inquérito à Cultura Científica dos Portugueses Novo inquérito à cultura científica dos portugueses IST - Políticas de C&T

10 1) - práticas quotidianas de contacto com a C&T
Dimensões de análise: 1) - práticas quotidianas de contacto com a C&T - leitura de livros de divulgação científica, de jornais e revistas; - assistir a programas de ciência e tecnologia na televisão; - visitas a instituições científicas (museus, exposições temporárias, etc). 2) - representações perante a C&T (grau de confiança na ciência e tomada de consciência da importância da ciência para a nossa vida) 3) - grau de conhecimento científico (avaliados através de um conjunto de afirmações sobre diversos temas) IST - Políticas de C&T

11 Amostra - Indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes no continente; - Estratificada por idade, grau de instrução e região. Principais resultados - 1996/97 défice de cultura científica na população portuguesa, sobretudo quando se compara à média da União Europeia (dados de 1992) melhoria dos resultados no que refere a: - práticas de leitura e de visita a instituições com forte componente científica; - interesse declarado sobre as temáticas de C&T; - grau de conhecimento sobre temas de C&T; - nº de inquiridos que manifestam maior confiança no progresso da ciência. IST - Políticas de C&T

12 Conclusões - apesar das melhorias ligeiras entre 1996 e 2000, o espaço de tempo que medeia as duas inquirições não é suficientemente dilatado para se poder afirmar inequivocamente que a tendência prosseguirá de modo consolidado; - a falta de oportunidades de contacto com a ciência e tecnologia, quer a nível das escolas pela falta de recurso à experimentação, quer a nível dos meios de comunicação social, instituições científicas, etc. O investimento feito pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia, sobretudo através do programa Ciência Viva, mas não só (por exemplo, ao nível dos meios de comunicação social foi assinado um protocolo com a Agência Lusa para a criação de uma editoria de ciência e tecnologia), permitirão ver a longo prazo o efeito que tais medidas políticas terão nos níveis de cultura científica da população portuguesa. IST - Políticas de C&T

13 Há uma tradição de divulgação cientifica em Portugal
DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA Há uma tradição de divulgação cientifica em Portugal António Augusto Ferreira de Macedo Fundador da Universidade Popular Portuguesa. «Educação Popular», «A Educação do Povo, o que é e o que devia ser», «O que é a Educação?», «As Grandes Descobertas Cientifícas», «As tarefas actuais dos educadores», «Curiosidades Matemáticas»e «Paradoxos Matemáticos». IST - Políticas de C&T Políticas de C&T

14 co-director da "Gazeta de Física" de 1946 a 1974
Bento de Jesus Caraça Universidade Popular Portuguesa. Biblioteca Cosmos (1941) -1ªeditora a lançar obras de divulgação cientifico em Portugal «....Eduquemos e cultivemos a consciência humana, acordemo-la quando estiver adormecida, demos a cada um a consciência completa de todos os seus direitos e de todos os seus deveres, da sua dignidade, da sua liberdade. Sejamos homens livres, dentro do mais belo e nobre conceito de liberdade – o reconhecimento a todos do direito ao completo e amplo desenvolvimento das suas capacidades intelectuais, artísticas e materiais» Rómulo de Carvalho Professor, pedagogo, cientista e investigador de História das ciências.  co-director da "Gazeta de Física" de 1946 a 1974 colecção “Ciência para gente nova”; ”Física para o povo” IST - Políticas de C&T Políticas de C&T

15 ...A tradição já não é o que era?
Ciência Viva “Lançado em Julho de 1996, o Ciência Viva tem como missão a promoção da cultura científica e tecnológica junto da população portuguesa.” Museus Pavilhão do conhecimento; Museus de Ciência; Oceanário; Planetário; Museu de História Natural Media Jornais e revistas, televisão, rádio. IST - Políticas de C&T

16 APLAUDIR ! Divulgação da Ciência = Divulgação das ciências exactas ?
Como estimular o interesse do público em relação à Ciência ? Porque é que não há uma grande expansão da oferta da divulgação científica nos media? ou Será que a informação existente é suficiente para satisfazer a necessidade de conhecimento cientifico da população? APLAUDIR ! IST - Políticas de C&T


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