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Seja benvindo à demonstração em Powerpoint sobre o conceito de Lógica. Você pode gastar o tempo que quiser para ler os letreiros de cada tela. Para passar.

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1 Seja benvindo à demonstração em Powerpoint sobre o conceito de Lógica. Você pode gastar o tempo que quiser para ler os letreiros de cada tela. Para passar para tela seguinte, basta apertar a tecla enter. Mas NÃO TOQUE em outras teclas. Laboratório de Lógica FAFICH/Depto de Filosofia

2 O que é Lógica? Sabemos que ela está ligada ao raciocínio, mas precisamos de uma definição adequada. Para isso, consideremos o seguinte exemplo de raciocínio: O CONCEITO DE LÓGICA

3 Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos EXEMPLO DE RACIOCÍNIO

4 Vejamos agora quais são as principais partes constitutivas deste raciocínio ANÁLISE DESTE RACIOCÍNIO

5 PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO 1ª PREMISSA => Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

6 PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO 2ª PREMISSA => Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

7 PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO As duas premissas constituem o => ANTECEDENTE ANTECEDENTE do raciocínio => Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

8 PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO As duas premissas constituem o => ANTECEDENTE ANTECEDENTE do raciocínio => Logo, as abelhas são insetos

9 PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO As duas premissas constituem o => ANTECEDENTE ANTECEDENTE do raciocínio => Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

10 PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO A última sentença constitui a CONCLUSÃO => CONCLUSÃO => do raciocínio do raciocínio Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

11 PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO A última sentença constitui a CONCLUSÃO => CONCLUSÃO => do raciocínio do raciocínio Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas

12 PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO A última sentença constitui a CONCLUSÃO => CONCLUSÃO => do raciocínio do raciocínio Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

13 PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO A última sentença constitui a CONCLUSÃO => CONCLUSÃO => do raciocínio do raciocínio Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas

14 PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO A última sentença constitui a CONCLUSÃO => CONCLUSÃO => do raciocínio do raciocínio Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

15 PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO Há também uma relação entre o antecedente e a conclusão, que se chama INFERÊNCIA Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

16 PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO - RESUMO => =>ANTECEDENTE INFERÊNCIA => INFERÊNCIA => CONCLUSÃO => CONCLUSÃO => Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

17 INFERÊNCIA Esta palavra vem do latim inferre, que significa latim inferre, que significa conduzir para: é a relação que permite passar do antecedente para a conclusão do argumento

18 CONCEITO DE LÓGICA Temos agora que considerar a relação entre duas noções muito importantes: VALIDADE eVERDADE

19 VALIDADE E VERDADE Consideremos de novo o raciocínio analisado antes:

20 VALIDADE E VERDADE VALIDADE E VERDADE Premissa verdadeira => Premissa verdadeira => Antecedente Verdadeiro Inferência válida => Inferência válida => Conclusão verdadeira=> Os insetos possuem seis patas As abelhas são insetos Logo, as abelhas possuem seis patas

21 VALIDADE E VERDADE Ele pode ser representado através do seguinte diagrama:

22 Os insetos possuem seis patas As abelhas são insetos Logo, as abelhas possuem seis patas seis patas seis patas insetos insetos abelhas abelhas

23 VALIDADE E VERDADE Se a classe dos insetos está contida na classe daqueles que têm seis patas e se a classe das abelhas está contida na classe dos insetos, então a classe das abelhas está contida na classe daqueles que têm seis patas

24 VALIDADE E VERDADE Este raciocínio pode ser expresso através da seguinte estrutura abstrata:

25 Todo B é A Todo C é B Logo, todo C é A A B C

26 VALIDADE E VERDADE Se a classe B está contida na classe A e se a classe C está contida na classe B, então a classe C está contida na classe A

27 VALIDADE E VERDADE Seja agora o seguinte raciocínio:

28 VALIDADE E VERDADE Todo inseto é humano Toda abelha é inseto Toda abelha é humana

29 VALIDADE E VERDADE Premissa falsa => Premissa verdadeira => (Antecedente Falso) Inferência válida => Conclusão falsa => (Conseqüente Falso) Todo inseto é humano Toda abelha é inseto Toda abelha é humana

30 VALIDADE E VERDADE Ele pode ser representado através do seguinte diagrama:

31 Os insetos são humanos As abelhas são insetos Logo, as abelhas são humanas humanos humanos insetos insetos abelhas abelhas

32 VALIDADE E VERDADE Se a classe dos insetos está contida na classe dos humanos e se a classe das abelhas está contida na classe dos insetos, então a classe das abelhas está contida na classe dos humanos

33 VALIDADE E VERDADE Este raciocínio também pode ser expresso através da mesma estrutura abstrata que o anterior:

34 Todo B é A Todo C é B Logo, todo C é A A B C

35 VALIDADE E VERDADE Se a classe B está contida na classe A e se a classe C está contida na classe B, então a classe C está contida na classe A

36 VALIDADE E VERDADE Comparemos agora os dois raciocínios:

37 VALIDADE E VERDADE 1º Raciocínio Todo B é A Todo C é B Logo, todo C é B Os insetos possuem seis patas As abelhas são insetos Logo, as abelhas possuem seis patas n Inferência válida e conclusão verdadeira

38 VALIDADE E VERDADE 2º Raciocínio Todo B é A Todo C é B Todo inseto é humano Toda abelha é inseto Toda abelha é humana n Inferência válida e conclusão falsa

39 VALIDADE E VERDADE Resultado da comparação Todo B é A Todo C é B Logo, todo C é B n A estrutura dos dois raciocínios é a mesma n A inferência é válida nos dois casos, embora a conclusão seja verdadeira no 1º raciocínio e falsa, no 2º raciocínio

40 VALIDADE E VERDADE Isto significa que, quando a estrutura é a mesma, a inferência expressa pelo raciocínio pode ser válida ainda que o raciocínio é chegue a uma conclusão falsa

41 Conclusão Importante: A validade da inferência não depende da verdade ou falsidade da conclusão do raciocínio

42 Outras Conclusões Importantes: n O raciocínio não é verdadeiro ou falso n A inferência que ele expressa é válida ou não-válida n A conclusão do raciocínio é verdadeira ou falsa

43 CONCEITO DE LÓGICA Podemos agora elaborar uma definição de Lógica

44 Conceito de Lógica É a disciplina que estuda OS PRINCÍPIOS DA INFERÊNCIA VÁLIDA sem considerar a verdade ou falsidade das sentenças envolvidas pelos raciocínios

45 Analogia: O pensador usa a LÓGICA para certificar-se de que o argumento está correto O pedreiro usa o FIO DE PRUMO para certificar-se de que a parede está na vertical

46 Analogia: FIODEPRUMO A Lógica é o do Raciocínio

47 Fim da Apresentação Esperamos ter deixado claro para você o conceito de Lógica Obrigado por sua atenção Para sair do programa, chame o atendente


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