A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU MINISTÉRIO DA ECONOMIA INSTITUTO NACIONAL DE ESTATITICAS E CENSO (INEC) 3 0 Recenseamento Geral da População e Habitação BH,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU MINISTÉRIO DA ECONOMIA INSTITUTO NACIONAL DE ESTATITICAS E CENSO (INEC) 3 0 Recenseamento Geral da População e Habitação BH,"— Transcrição da apresentação:

1 REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU MINISTÉRIO DA ECONOMIA INSTITUTO NACIONAL DE ESTATITICAS E CENSO (INEC) 3 0 Recenseamento Geral da População e Habitação BH, /05/2007 O Coordenador do RGPH: Dr. Bessa Vitor da Silva Dr. Bessa Vitor da Silva

2 INTRODUÇÃO: A República da Guiné-Bissau está no seu 3 0 Recenseamento, o primeiro teve lugar em 1979 e o segundo em Os resultados do último Recenseamento ficaram obsoletos. A necessidade de obter alguns indicadores pertinentes para a elaboração, actualização, seguimento e avaliação das políticas sectoriais do Governo tornou-se um imperativo. A necessidade de obter alguns indicadores pertinentes para a elaboração, actualização, seguimento e avaliação das políticas sectoriais do Governo tornou-se um imperativo.

3 INTRODUÇÃO: A realização do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) oferece uma oportunidade única de recolha de dados para o seguimento do DENARP, bem como dos programas sectoriais.

4 INTRODUÇÃO: Finalmente, os dados do RGPH vão também permitir aos serviços estatais colmatar as actuais lacunas em matéria de indicadores estatísticos e melhorar a sua capacidade de previsão e planificação, na base de dados de boa qualidade.

5 Quadro Institucional: O Decreto-Lei sobre a organização do 3 0 RGPH, foi promulgado em 27/05/06. Este Decreto materializa a decisão do Governo de realizar o 3 0 Recenseamento em Criou: - CNR et DCR Um outro Decreto-Lei fixar, em devido tempo, o momento censitário em todo o território nacional.

6 Principais fases do RGPH/2008 1) - Actividades preparatórias 2) - Cartografia censitária 3) - Recenseamento piloto 4) - Recenseamento geral 5) - Inquérito pós-censitário 6) - Tratamento dos dados 7) - Análise dos dados 8) - Publicação 9) - Disseminação dos resultados.

7 Actividades Realizadas Actualização do Documento do Projecto, Actualização do Documento do Projecto, Atelier sobre Exame Critico do Recenseamento de 1991, Atelier sobre Exame Critico do Recenseamento de 1991, Questionário Básico Questionário Básico Actualização dos mapas (Gabinete), Actualização dos mapas (Gabinete), Formação dos Cartógrafos, Formação dos Cartógrafos,

8 Actividades em Curso Cartografia Censitária: (janeiro/2007) Cartografia Censitária: (janeiro/2007) - Quatro Regiões (Concluídas), Projecto do Recensemanto Piloto, Projecto do Recensemanto Piloto, Elaboração do Plano de Análise. (Julho/Agosto 2007) Elaboração do Plano de Análise. (Julho/Agosto 2007)

9 Produtos Esperados Os principais produtos esperados do 3 RGPH são de 5 tipos: i)Os relatórios de análise dos temas, ii)Os quadros estatísticos, iii)Os mapas temáticos, iv)Os Suportes de divulgação, v)As bases de dados.

10 (1 0 P.E.) Relatórios de análise: 1 - Avaliação da Qualidade dos Dados do RGPH Estrutura Etária da População por Sexo e Idade 3 - Repartição Espacial da População 4 - Migração e Urbanização 5 - Fecundidade 6 - Mortalidade 7 - Estado Civil e Nupcialidade 8 - Características Sócio-Culturais 9 - Alfabetização, Instrução, Escolarização 10- Características Económicas da População 11- Habitação e Condições de Vida das Famílias 12 - Situação da Pobreza 13 - Situação da Mulher 14 - Crianças 15 - Jovens de menos de 18 anos 16 - Deficientes Físicos 17 - Idosos 18 - Monografia Sobre a Cidade de Bissau 19 - Projecções e Estimativas Demográficas

11 (2 0 P.E.) Quadros Estatísticos Resultados preliminares (publicados 2 meses depois do Recenseamento); Resultados preliminares (publicados 2 meses depois do Recenseamento); As Tabelas estatísticas prioritárias (publicados 2 meses depois dos trabalhos de apuramento dos dados); As Tabelas estatísticas prioritárias (publicados 2 meses depois dos trabalhos de apuramento dos dados); Ficheiro das localidades (publicados 2 meses depois dos trabalhos de apuramento dos ficheiros). Ficheiro das localidades (publicados 2 meses depois dos trabalhos de apuramento dos ficheiros).

12 (3 0 P.E.) Mapas Temáticos 1- Atlas demográfica 2- Mapa da existência da pobreza 3- Mapa Sanitário 4- Mapa de Ensino

13 (4 0 P.E.) Suportes de Divulgação Documentos Impressos a) Quadros Estatísticos b) Relatório de Análise dos Temas c) Cartazes d) Desdobráveis e) Atlas Demográfica f) Monografia de Bissau g) Códigos geográficos oficiais (Ficheiro das Localidades)

14 Suportes de Divulgação Documentos em suporte electrónico h) Principais resultados do RGPH; i) CD-ROM interactivo apresentando a metodologia e os resultados do RGPH; j) Site Web dos dados do RGPH e doutros recenseamentos e inquéritos realizados no país.

15 (5 0 P.E.) Base de Dados (5 0 P.E.) Base de Dados 1) Base de dados demográficos, sociais e económicos (incluindo os dados do 2 0 RGP); 2) Base de dados cartográficos; 3) Base de dados da Amostra-mãe actualizada servindo de base de sondagem para os inquéritos inter- censitários; 4) Base de dados integrados multi-sectoriais (actualização dos dados da versão DEV-INFO da Guiné-Bissau).

16 INDICADORES: 1.Indicadores de seguimento das grandes Conferências e Cimeiras Internacionais, 2.Indicadores dos Objectivos do Milénio para o Desenvolvimento (OMD) e NEPAD, 3.Indicadores de seguimento dos Direitos das Crianças (Cimeira Mundial para as Crianças 2000)

17 INDICADORES: 4) Indicadores de Educação para todos (EPT 2000), 5) Indicadores de Istambul + 5, 6) Indicadores do PA/CIPD (1994), 7) Indicadores do CCA/UNDAF, 8) Indicadores do Documento de Estratégia Nacional de Redução da Pobreza (DENARP)

18 Resumo das Principais fases do RGPH ActividadesInícioFim Actividades Preparatórias Cartografia CensitáriaJan/07Out/07 Recenseamento PilotoOut/07 Recenseamento GeralAbr/08 Inquérito Pos-CensitárioJunh/08 Tratamento dos dadosJulh/08Mar/09 Analises dos dadosOut/08Mar/09 PublicaçãoAbr/09Junh/09 DisseminaçãoJunh/09Julh/09

19 Orçamento: Orçamento Global do projecto: USD. Orçamento Global do projecto: USD. A contribuição do governo é FCFA, Correspondendo a USD (19%), Cobrindo essencialmente as indemnizações do pessoal nacional afecto a Coordenação do projecto.

20 Contribuição do Governo:

21 Contribuição solicitada dos parceiros: dólares:

22 REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU MINISTÉRIO DA ECONOMIA INSTITUTO NACIONAL DE ESTATITICAS E CENSO (INEC) 3 Recenseamento Geral da População e Habitação MUITO OBRIGADO


Carregar ppt "REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU MINISTÉRIO DA ECONOMIA INSTITUTO NACIONAL DE ESTATITICAS E CENSO (INEC) 3 0 Recenseamento Geral da População e Habitação BH,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google