A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARINGÁ. SISTEMA DE INFORMAÇÃO É a base essencial da vigilância e do controle da Tuberculose, tanto do ponto de vista epidemiológico, como operacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARINGÁ. SISTEMA DE INFORMAÇÃO É a base essencial da vigilância e do controle da Tuberculose, tanto do ponto de vista epidemiológico, como operacional."— Transcrição da apresentação:

1 MARINGÁ

2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO É a base essencial da vigilância e do controle da Tuberculose, tanto do ponto de vista epidemiológico, como operacional. É importante assegurar a qualidade da informação gerada.

3 INFORMAÇÃO Livro de Sintomático Respiratório (registro de todos pedidos e resultados de baciloscopias.) Livro de Registro de Controle de Pacientes e Controle de tratamento dos casos de Tuberculose Ficha de Notificação/Investigação de Tuberculose do Sistema de informação de Agravos de Notificação (SINAN)

4 SINAN Sistema de Informação de Agravos de Notificação Padronizado de modo a possibilitar o planejamento, acompanhamento, avaliação e tomada de decisão nos três níveis. Objetivo: Coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo sistema de vigilância epidemiológica, municipais, estaduais.

5 SINAN Sistema de Informação de Agravos de Notificação Na NOB – SUS 01/96 define atribuições nas três esferas de governo e gestão na operacionalização do sistema a fim de garantir alimentação permanente e regular dos bancos de dados. A transferência de recursos da PAB será suspensa no caso da falta de informações do SINAN por 2 meses consecutivos.

6 ENTRADA DE DADOS NO SINAN – NOTIFICAÇÃO/TB (versão Sinan net) Casos novos Reingresso após abandono Recidivas Transferências Notificados utilizando a F.E de Tuberculose, Deverá ser realizada e digitada sempre pelo município notificante, independente do local de residência. As correções/complementações de dados deverão ser efetuadas sempre pelo 1º nível informatizado - município.

7 NOTIFICAÇÃO/INVESTIGAÇÃO – UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE E CENTROS DE SAÚDE Identificar profissionais (NVS) Captar diariamente nos prontuários os casos suspeitos de TB (NVEH) Conforme rotina do serviço encaminhar notificações para Secretaria Municipal de Saúde

8 ACOMPANHAMENTO FORA DO MUNICÍPIO DE RESIDÊNCIA As informações sobre o acompanhamento do caso deverão ser atualizadas pelo município que acompanha. O município de residência atualizará estes dados somente quando receber este caso (encerrando o mesmo.) A coordenação municipal da TB deverá verificar se existe registros em outros sistemas (SIM, SIH, SIA e SIAB) que não conste no SINAN

9 ACOMPANHAMENTO/ATUALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES Baciloscopias Contatos registrados Tratamento supervisionado Situação de encerramento até 9º ou 12º no encerramento Data de encerramento Possibilitam a avaliação de resultado Importante que sejam registrados pela UBS

10

11

12 ROTINA DO SINAN TRANSFERÊNCIA MUDANÇA DE DIAGNÓSTICO MUDANÇA DE ESQUEMA TERAPÊUTICO (INTOLERÂNCIA) FALÊNCIA (Esquema Básico) DUPLICIDADE(semanalmente,quinzenal e mensal) homônimos, duplicidade verdadeiro, duplo registro

13

14 ANÁLISE DE DADOS DO SINAN TABWIN (dados da Base DBF) EPINFO SINAN RELATÓRIOS Permite o cálculo de indicadores epidemiológicos importantes para análise do comportamento da endemia, monitoramento e avaliação das ações de controle Qualidade da base de dados

15

16

17

18

19

20

21 OBRIGADA


Carregar ppt "MARINGÁ. SISTEMA DE INFORMAÇÃO É a base essencial da vigilância e do controle da Tuberculose, tanto do ponto de vista epidemiológico, como operacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google