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UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – SISTEMA UAB UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – SISTEMA UAB UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL LICENCIATURA EM PEDAGOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – SISTEMA UAB UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

2 Objetivos Gerais: Contribuir para a compreensão do processo educativo nas etapas iniciais -Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental-, da Educação Básica, em suas múltiplas inter-relações pedagógicas, históricas, sociais, econômicas, políticas e culturais; Possibilitar conhecimentos teórico-práticos que permitam formar o educador, em sentido amplo, tendo a docência como base de sua formação e identidade profissional; Contribuir para o conhecimento dos fundamentos teóricos das ciências que integram a proposta de atendimento ao educando, e, concomitantemente, seu tratamento didático-metodológico exigido, no âmbito da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Desenvolver autonomia pessoal e intelectual, que lhe permita relacionar-se com o mundo do conhecimento e com os demais atores que integram o contexto educacional, conduzindo, assim, sua caminhada.

3 Objetivos Específicos: Preparar profissionais para o exercício da docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica; Proporcionar condições para que os futuros professores possam adquirir, construir e difundir conhecimento técnico e científico, inclusive nas possibilidades de construção de práticas inclusivas; Aprofundar o estudo de conteúdo das diferentes áreas da Educação Básica, possibilitando um conjunto de aprendizagens e a articulação do docente com a comunidade; Preparar profissionais para o desenvolvimento de atividades educacionais que envolvam experiências escolares e não- escolares.

4 O Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade a Distância caracteriza-se como proposta de formação cuja preocupação está em capacitar pessoas para que, possam efetivamente desempenhar papéis que contribuam para o crescimento e desenvolvimento do educando, tornando-as profissionais conscientes, exercendo atividades educativas de qualidade. A referência maior para a efetivação desta proposta é o curso de Pedagogia, oferecido pela UFMS desde 1981.

5 PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO necessidade de uma Política de Profissionalização do ponto de vista mais global (formação, condições de trabalho, remuneração) que se assente na definição de competências nas três esferas governamentais: União, Estados, Municípios, e na ação articulada entre elas. Definição e implementação de piso salarial unificado, associado a uma jornada de trabalho e a uma formação inicial e continuada de qualidade, como condição para a recuperação da dignidade do profissional da educação; articulação sistemática entre as Instituições contratantes para a melhoria da qualidade na formação e valorização do profissional, processo que exige identificação de demandas e definição de responsabilidades; priorização efetiva da formação profissional de professores – formação inicial e continuada (como indissociáveis), por parte das instituições públicas de ensino;

6 qualificação em nível superior como horizonte da formação de professores da Educação Infantil e da 1ª a 4ª séries, em médio e em longo prazo, impondo, como necessária, a diversificação de Modalidades de formação (formação em serviço e educação aberta e a distância, além das formas convencionais); necessidade de formação de profissionais com conhecimentos específicos para atuar no espaço social da Educação Infantil e Anos Iniciais, compreendido como espaços com características próprias, voltado à integração das funções cuidar e educar.

7 NECESSIDADE SOCIAL DO CURSO A Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Base da Educação, em seu artigo 62 define que a formação dos profissionais para atuar na Educação Básica deverá ser feita em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, porém, em alguns casos, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na Educação Infantil e nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

8 quatro O currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia– Modalidade a Distância sustenta-se em quatro Núcleos de Estudos: Núcleo de Estudos Básicos 1º. Núcleo de Estudos Básicos, com as áreas de Gestão da Informação (Fundamentos da EAD e uso das Tecnologias; em Educação, Educação, Mídias e Tecnologias, Língua Portuguesa, Trabalhos Acadêmicos, Produção de Texto Seminário Temático, Atividades Programadas) para informar e instrumentalizar o acadêmico. Na parte dos Fundamentos da Educação - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, Fundamentos Sociológicos e Psicológicos da Educação, Educação Brasileira I e II, Seminário Temático e Atividades Programadas, estas sub-áreas são trabalhadas na perspectiva da complexidade do fenômeno educativo, como prática socioinstitucional e processo de múltiplas relações e especificidades;

9 Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos 2º. Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos: com as áreas de Trabalho Docente e Ensino-aprendizagem, nesse busca-se a compreensão dos aspectos relacionados com o processo de profissionalização docente e abordagens nas áreas de conhecimentos específicos formado pelas ciências que embasam um processo educativo, tais como, as Múltiplas Linguagens, o Pensamento Matemático: formação e desenvolvimento de Conceitos, a descoberta da realidade Natural e Artificial e o Mundo Social e a Diversidade Cultural, Geográfica e Histórica, trabalhadas em seus fundamentos epistemológicos, metodológicos e pedagógicos;

10 3º Núcleo de Aprofundamento Gestão, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos 3º Núcleo de Aprofundamento com as áreas de Gestão, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, constitui-se em espaço de discussão dos aspectos institucionais e organizacionais, a dinâmica do trabalho como rotina e espaços educativos, sendo a preocupação central o entendimento e a definição de elementos que possibilitem o trabalho a ser efetivado no espaço da instituição de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

11 4º Núcleo de Estudos Integradores Prática Pedagógica 4º Núcleo de Estudos Integradores, com a área de Prática Pedagógica, nesse são desenvolvidos os Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como o Trabalho de Conclusão de Curso, que visam o contato com a prática e a sua imbricada relação com a teoria.

12 CURSO DE PEDAGOGIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Integralização curricular, em anos: 4 (mínimo) – 6 (máximo) Carga horária, em horas: (mínimo)– (máximo).

13 1º NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS 1.1 GESTÃO DA INFORMAÇÃO Fundamentos da EAD e uso das Tecnologias em Educação Educação, Mídias e Tecnologias Língua Portuguesa Trabalhos Acadêmicos Produção de Texto Seminário Temático Atividades Programadas FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Fundamentos Sociológicos e Psicológicos da Educação Educação Brasileira I e II Seminário Temático Atividades Programadas Total 1º Núcleo 530 h

14 2º NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DE ESTUDOS 2.1 TRABALHO DOCENTE Didática Currículo e Escola Organização do Trabalho na Escola Docência e a Prática Pedagógica Seminário Temático Atividades Programadas Total Parcial - 2º Núcleo350 h

15 2º NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DE ESTUDOS ENSINO-APRENDIZAGEM 2.2 ENSINO-APRENDIZAGEM Educação, Sexualidade e Gênero Educação Especial Geografia e Sociedade Jogos, brinquedos e brincadeiras Literatura Infanto-juvenil Ensino de Matemática Ensino de Língua Portuguesa Ensino de História Ensino de Ciências e Natureza Pluralidade cultural, educação e escola no Brasil Práticas Pedagógicas nos Anos iniciais do Ensino Fundamental Práticas Pedagógicas em Educação Infantil Seminário Temático Atividades Programadas Total Geral 2º Núcleo1300 h

16 3º NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO 3.1 GESTÃO Gestão Escolar I Gestão Escolar II Estágio Supervisionado em Gestão Escolar Políticas Educacionais Seminários Temáticos 60 Total Parcial 3º Núcleo 300 h

17 3º NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL 3.2 EDUCAÇÃO ESPECIAL Fundamentos Teórico-Metodológicos na área da Deficiência Intelectual Fundamentos Teórico-Metodológicos na área de Altas Habilidades Fundamentos Teórico-Metodológicos na área de Deficiência Visual Estudo de LIBRAS Intervenções Psicopedagógicas I Intervenções Psicopedagógicas II Dificuldades de Aprendizagem Desenvolvimento Curricular na Educação Especial Estágio Supervisionado nas Instituições Especializadas Estágio Supervisionado nos Serviços de Apoio Especializados Seminário Temático Total Parcial 3º Núcleo 580 h

18 3º NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO 3.3 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos Educação de Jovens e Adultos Estágio Supervisionado em Educação de Jovens e Adultos Seminário Temático 60 Total Parcial 3º Núcleo 240 h

19 4º NÚCLEO DE ESTUDOS INTEGRADORES 4.1. PRÁTICA PEDAGÓGICA Estágio Supervisionado na Educação Infantil Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Trabalho de Conclusão de Curso 60 Total 4º Núcleo 180 h

20 A Estrutura do Curso de Graduação em Pedagogia, oferecido na modalidade a distância da UFMS, busca contemplar o uso de mídias integradas. São materiais de referência distribuídos de acordo com cada plano de aula do professor e, ainda, atividades apoiadas pelas ferramentas do Ambiente Moodle. A organização curricular do Curso tem a seguinte estrutura: a) Organização em módulos; b) Períodos semestrais; Para o desenvolvimento da estrutura curricular serão organizados, entre outros, os seguintes recursos didáticos: Material impresso por conteúdo; Ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle); Encontros presenciais; Estudos a distância; Sistema de acompanhamento (tutoria local e a distância). O material impresso de referência será disponibilizado ao acadêmico. Outras fontes complementares (livros, filmes, CD/DVD e outros) estarão à disposição no ambiente virtual e na biblioteca do Pólo.

21 Encontros Presenciais Os encontros presenciais são obrigatórios. São momentos para a realização de debates, interações, orientações, avaliações de aprendizagem (aplicação das provas) e apresentação de seminários e trabalhos. Tais encontros estão previstos para ocorrerem nos fins de semana, no pólo onde o acadêmico se matriculou, e terão a duração máxima de 16 (dezesseis) horas, às sextas-feiras, sábados e domingos. Encontro presencial inicial: visa fornecer aos acadêmicos as orientações sobre o Módulo, tais como: plano de ensino dos conteúdos (guia didático) e cronograma das atividades acadêmicas. Encontros intermediários: são destinados à orientação do Seminário Temático e à realização de provas presenciais, conforme calendário. Encontro presencial final: ocorrerá sempre no final do módulo (semestre), conforme calendário. Nesse momento, serão realizadas avaliações formais (provas presencias) de todos os conteúdos do módulo que se encerra e apresentação do seminário temático.

22 Seminários Temáticos Trata-se de trabalho realizado pelos acadêmicos como resultado de estudos e pesquisas desenvolvidos ao longo de cada módulo, impulsionando-os a um processo de reflexão sobre questões ligadas aos conteúdos de suas aprendizagens. Os seminários temáticos são um dos elementos centrais do processo de acompanhamento e avaliação do acadêmico, servem de elemento motivador para o desenvolvimento de processos de pesquisa no cotidiano das práticas pedagógicas. Os seminários são sempre precedidos de planejamento específico, podendo incluir modalidades diversas de trabalho: grupos de trabalho, oficinas, conferências, palestras, etc. Sua apresentação, ao final de cada módulo deve ser acompanhando por colegas de curso, professores e pelos membros da sociedade como um todo.

23 Estágio Supervisionado O Estágio Curricular Supervisionado é um componente curricular direcionado à consolidação dos desempenhos profissionais desejados inerentes ao perfil do formando de Pedagogia. O acadêmico de Pedagogia vivenciará situações de ensino-aprendizagem na Educação Infantil e nos Anos Inicias do Ensino Fundamental em Instituições Escolares e não Escolares. As atividades de Estágio serão definidas pelo Colegiado do Curso, com regulamento próprio para a modalidade a distância, a ser disponibilizado no site

24 Trabalho de Conclusão de Curso O acadêmico deverá elaborar um trabalho de conclusão de curso, sob o formato de artigo científico, conforme normas NBR 6023 – ABNT, em vigência no período. As orientações do TCC serão definidas pelo Colegiado do Curso, com regulamento próprio para a modalidade a distância, a ser disponibilizado no site

25 Operacionalização do Curso O Curso prevê o uso combinado de material impresso (disponibilizado na plataforma) e recursos interativos do ambiente colaborativo de aprendizagem de forma a facilitar a comunicação à distância entre acadêmicos, tutores e coordenadores, favorecendo o acompanhamento permanente, a troca de experiências e a realização das atividades acadêmicas. Todo o desenvolvimento do Curso será executado em módulos semestrais, com avaliações constantes do trabalho didático- pedagógico, conforme o programa da disciplina. O plano de ensino (guia didático) será disponibilizado no início do semestre no ambiente virtual. Observe com atenção o cronograma de aulas e atividades disponibilizado na ferramenta acervo do curso para saber os dias e horários dos momentos presenciais. O Ambiente Colaborativo de Aprendizagem do curso e/ou da disciplina é onde você irá acessar todas as informações necessárias para o pleno desenvolvimento e realização das atividades. É, também, nesse espaço que você encontrará motivação para aprofundar seus estudos e interagir com os colegas de turma.

26 Processo de avaliação do acadêmico A avaliação do desempenho acadêmico dos acadêmicos abrange provas presenciais (orais ou escritas) e não presenciais (escritas), trabalhos, seminários, fóruns, chats etc. Para avaliar o processo de aprendizagem, o professor adotará determinados critérios, de acordo com seu plano de ensino e as normas vigentes na UFMS. O interesse no processo de avaliação de aprendizagem é analisar a capacidade de reflexão crítica dos acadêmicos frente as suas próprias experiências, a fim de que possam atuar, dentro de seus limites, sobre o que os impede de agir para transformar aquilo que julgar limitado em termos do Projeto Político Pedagógico da Escola.

27 Coordenação de Educação a Distância: Prof. Antonio Lino Rodrigues de Sá Coordenadora do Curso: Profª. Jacira Helena do Valle Pereira


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