A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Células sangüíneas Prof. Jorge Clarêncio Andrade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Células sangüíneas Prof. Jorge Clarêncio Andrade."— Transcrição da apresentação:

1 Células sangüíneas Prof. Jorge Clarêncio Andrade

2 O sangue Abraham, Histologia e biologia celular, 2006

3 Composição sanguínea

4 Eritrócitos = Hemácias Junqueira & Carneiro, 2005

5 Eritrócitos = Hemácias Gartner, Histologia, 2005

6 Células nucleadas Junqueira & Carneiro, 2005

7 Células nucleadas Gartner, Histologia, 2005

8 Neutrófilo Junqueira & Carneiro, 2005

9 Neutrófilo e Basófilo Junqueira & Carneiro, 2005

10 Eosinófilo Junqueira & Carneiro, 2005

11 Linfócitos Junqueira & Carneiro, 2005

12 Monócito Junqueira & Carneiro, 2005

13 Células sanguíneas DI Fiore, Histologia 2005

14 As principais células sanguíneas maturas: hemácias plaquetas neutrófilo eosinófilo basófilo monócito linfócito (grande) linfócito (pequeno)

15 As principais células sanguíneas maturas: Junqueira & Carneiro, 2005

16 As principais células sanguíneas maturas: Junqueira & Carneiro, 2005

17 Neutrófilos Os Neutrófilos são os granulócitos mais comuns no sangue. (55-70% de todos os Leucócitos são Neutrófilos). Eles tem núcleo segmentado, tipicamente com 2 a 5 lobos conectados entre si através de finas fitas de cromatina as quais podem ser difíceis de se ver. A célula pode aparentar ser multinucleada.

18 Basófilos Os Basófilos compreendem menos de 1% do total de leucócitos,e são distinguidos pelos grânulos azul escuro específicos proeminentes que contém histamina, heparina e outros componentes.O núcleo está usualmente obscurecido pelo densidade dos grânulos. Os Basófilos estão associados com a resposta imune inata a antígenos externos, assim como na ocorrência de asma e anafilaxias.

19 Eosinófilos Os Eosinófilos correrspondem a 2-5% do total de leucócitos, e são distinguíveis pelos seus grânulos acidofílicos (vermelho/laranja) proeminente contendo um componente conhecido como Proteína Básica Principal, a qual é tóxica para muitas larvas de parasitas. O núcleo tem usualmente apenas 2 a 3 lobos. As funções desse tipo de granulócito estão associadas com respostas alérgicas e defesa contra parasitas.

20 Linfócitos O linfócito é uma célula arredondada ou ovalada com um núcleo oval ou em forma de rim que ocupa a maior parte da célula. O nucléolo pode estar presente mas a cromatina densa impede a distinção. Possui um diâmetro de 6 a 16 micrômetros. Normalmente são menores que os monócitos. Os linfócitos desempenham inúmeros papéis na resposta imune adquirida.

21 Monócitos Os Monócitos são as maiores células vistas no esfregaço sangüíneo e constitue5 a 8% dos leucócitos. Seu núcleo não é multilobular como os granulócitos,mas pode ser em forma de U com cromatina aparentemente reticular. O citoplasma dos monócitos contém numerosos grânulos lisossomais os quais dão a ele uma aparência acinzentada de vidro fosco. Os Monócitos saem eventualmente da corrente sangüínea e se tornam macrófagos tissulares, os quais são responsáveis pela remoção de debris assim como pela defesa contra certos tipos de invasores


Carregar ppt "Células sangüíneas Prof. Jorge Clarêncio Andrade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google