A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia Geotérmica Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Alunos: Dalton, Willian R, Renan e Julio Série: 2º A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia Geotérmica Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Alunos: Dalton, Willian R, Renan e Julio Série: 2º A."— Transcrição da apresentação:

1 Energia Geotérmica Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Alunos: Dalton, Willian R, Renan e Julio Série: 2º A

2 O que é? A energia geotérmica é um tipo de energia que funciona graças à capacidade natural da Terra e/ou da sua água subterrânea em reter calor, e consiste em transferir esse calor, num sistema composto de canos subterrâneos e de uma "bomba de sucção de calor", para aquecer ou arrefecer um edifício

3 Obtenção Obtemos energia geotérmica a partir de uma bomba de sucção de calor que é um componente do sistema que necessita de energia elétrica para poder funcionar. O seu papel consiste em extrair energia térmica da Terra para um edifício durante o inverno e o contrário acontece durante o verão onde transfere o calor do edifico até uma zona mais fria da Terra, assim mantendo-o fresco.

4 Para isto ser realizável, a energia térmica tem de viajar através de um meio líquido (água subterrânea) contendo uma solução que previne a gelificação da água nos locais onde ela atinge temperaturas baixas.

5 Este sistema de funcionamento é exemplificado pelo seguinte esquema:

6 Vantagens As vantagens dos sistemas geotérmicos são tais que: permitem poupar energia (75% de eletricidade numa casa) uma vez que substituem ar condicionado e aquecedores elétricos. são muito flexíveis, uma vez que podem ser facilmente subdivididos ou expandidos para um melhor enquadramento, (e aproveitamento de energia) num edifício, e isto, ficando relativamente barato. libertam relativamente menos gases poluentes para a atmosfera que outras fontes de energia não renováveis.

7 Desvantagem se não for usado em pequenas zonas onde o calor do interior da Terra vem á superfície através de gêiseres e vulcões, então a perfuração dos solos para a introdução de canos é dispendiosa. os anti-gelificantes usados nas zonas mais frias são poluentes: apesar de terem uma baixa toxicidade, alguns produzem CFCs e HCFCs. este sistema tem um custo inicial elevado, e a barata manutenção da bomba de sucção de calor (que por estar situada no interior da Terra ou dentro de um edifício não está exposta ao mau tempo e a vandalismo), é contrabalançada pelo elevado custo de manutenção dos canos (onde a água causa corrosão e depósitos minerais).


Carregar ppt "Energia Geotérmica Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Alunos: Dalton, Willian R, Renan e Julio Série: 2º A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google