A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

3 ORAÇÃO Jesus, irmão nosso, que, para abrir a todos os homens o caminho da Páscoa, quisestes experimentar a tentação e o medo, ensinai-nos a refugiarmo-nos junto de Vós, e a repetir as vossas palavras de abandono e adesão à vontade do Pai, que, no Getsémani, mereceram a salvação do universo. Fazei que o mundo conheça, através dos vossos discípulos, a força do vosso amor sem limites (Jo 13, 1), do amor que consiste em dar a vida pelos amigos (Jo 15, 13). Jesus, no Horto das Oliveiras, sozinho, perante o Pai, renovastes a adesão à sua vontade. R/. A Vós o louvor e a glória para sempre.

4 Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

5 ORAÇÃO Jesus, amigo dos homens, viestes à terra e revestistes a nossa carne, para oferecer a vossa solidariedade aos vossos irmãos e irmãs da humanidade Jesus, manso e humilde de coração, dais alívio a quantos sofrem sob o peso do seu fardel (Mt 11, 29); e no entanto a oferta do vosso amor muitas vezes foi rejeitada! Mesmo entre aqueles que Vos aceitaram houve quem Vos renegasse, quem traísse o compromisso assumido. Mas Vós nunca deixastes de amá-los, a ponto de abandonar todos os outros para ir à procura deles, com a esperança de os trazer novamente a Vós, carregados aos ombros (Lc 15, 5), ou reclinados ao peito (Jo 13, 25).

6 ORAÇÃO Entregamos à vossa infinita misericórdia os vossos filhos tentados pelo desânimo ou pelo desespero. Concedei-lhes a graça de procurarem refúgio junto de Vós, e de "nunca desesperarem da vossa misericórdia" (Regra de S. Bento, 3, 74). Jesus, Vós continuais a amar quem recusa o vosso amor e, incansável, procurais quem Vos atraiçoa e abandona. R/. A Vós o louvor e a glória para sempre.

7 Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

8 ORAÇÃO Jesus, testemunha fiel (Ap 1, 5), face à morte confessastes serenamente a vossa identidade divina e anunciastes o vosso regresso glorioso no fim dos tempos para levar a cumprimento a obra que o Pai Vos confiara. Confiamos à vossa misericórdia as nossas dúvidas, as contínuas oscilações entre ímpetos de generosidade e momentos de indolência, em que deixamos "os cuidados deste mundo e a sedução da riqueza" (Mt 13, 22) sufocar a Centelha que o vosso olhar ou a vossa Palavra fez saltar dos nossos corações endurecidos. Encorajai aqueles que começaram a seguir o vosso caminho, para que não se assustem diante das dificuldades e renúncias pressentidas.

9 ORAÇÃO Recordai-lhes que sois manso e humilde de Coração e é suave o vosso jugo e leve o fardo. Concedei-lhes experimentar o alívio que só Vós podeis oferecer (Mt 11, 28-30). Jesus, sereno face à morte iminente, único justo perante o injusto Sinédrio. R/. A Vós o louvor e a glória para sempre.

10 Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

11 ORAÇÃO Jesus, única esperança daqueles que, frágeis e feridos, caem; Vós conheceis o que há no interior de cada homem (Jo 2, 25). A nossa fragilidade aumenta o vosso amor e suscita o vosso perdão. Fazei que, à luz da vossa misericórdia, reconheçamos os nossos passos falsos e, salvos pelo vosso amor, proclamemos as maravilhas da vossa graça. Concedei a quantos exercem autoridade sobre os irmãos que se gloriem, não de ter sido escolhidos, mas da sua fragilidade pela qual habite neles a vossa força (II Cor 12, 9). Jesus, pousando o olhar sobre Pedro, suscitais lágrimas amargas de arrependimento, rio de paz de um novo baptismo. R/. A Vós o louvor e a glória para sempre.

12 Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

13 ORAÇÃO Jesus, cordeiro inocente levado ao matadouro (Is 53, 7) para tirar o pecado do mundo (Jo 1, 29), dirigi o vosso olhar de ternura para todos os inocentes perseguidos, aos prisioneiros que gemem em cárceres infames, às vítimas do amor pelos oprimidos e pela justiça, a quantos não entrevêem o fim de um longa pena não merecida. A vossa presença, intimamente sentida, suavize a sua amargura e dissipe a escuridão da prisão. Fazei que nunca nos resignemos a ver em cadeias a liberdade que destes a todo o homem, criado à vossa imagem e semelhança. Jesus, manso rei de um reino de justiça e de paz, resplandeceis vestido com um manto de púrpura: o vosso sangue derramado por amor. R/. A Vós o louvor e a glória para sempre.

14 Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

15 ORAÇÃO Jesus, "resplendor da glória do Pai e imagem da sua substância" (Heb 1, 3), aceitastes ser reduzido a um frangalho humano, um condenado ao suplício, que dá pena. Tomastes sobre Vós os nossos sofrimentos, tínheis carregado as nossas dores, éreis esmagado pelas nossas iniquidades (Is 53, 4-5) Com as vossas feridas, sarai as feridas dos nossos pecados. Concedei a quantos são injustamente desprezados e marginalizados, a quantos foram desfigurados pela tortura ou pela doença, compreender que, crucificados convosco e como Vós para o mundo (Gal 2, 19), completam o que falta à vossa Paixão para a salvação do homem (Col 1, 24). Jesus, pedaço de humanidade profanada, em Vós se revela a sacralidade do homem: arca do amor que paga o mal com o bem. R/. A Vós o louvor e a glória para sempre.

16 Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

17 ORAÇÃO Jesus, rei da glória, coroado de espinhos, curvado sob o peso da cruz que mãos humanas prepararam para Vós, imprimi em nossos corações a imagem do vosso rosto coberto de sangue, para nos recordar que nos amastes até Vos entregardes Vós mesmo por nós (Gal 2, 20). Que o nosso olhar nunca se separe do sinal da nossa salvação, erguido no coração do mundo, para que, contemplando-o e crendo em Vós, não nos percamos, mas tenhamos a vida eterna (Jo 3, 14-16). Jesus, sobre os vossos ombros dilacerados pesa o patíbulo ignóbil: por vosso merecimento a cruz torna-se constelação de gemas e a árvore do Paraíso volta a ser árvore da Vida. R/. A Vós o louvor e a glória para sempre.

18 Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

19 ORAÇÃO Jesus, tomastes resolutamente o caminho que conduz a Jerusalém (Lc 9, 51); os vossos sofrimentos tornaram-Vos o guia dos homens pelo caminho da salvação (Heb 2, 10). Sois o nosso precursor pela estrada da vossa Páscoa (Heb 6, 20). Vinde em ajuda de todos aqueles que, conscientemente ou constrangidos por factos obscuros, seguem os vossos passos, Vós que dissestes: "Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados" (Mt 5, 4). Jesus, aliviado do peso da cruz por Simão de Cirene, para que ele, ignaro companheiro no caminho do sofrimento, se tornasse vosso amigo e hóspede na morada da glória eterna. R/. A Vós o louvor e a glória para sempre.

20 Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

21 ORAÇÃO Jesus, rei glorioso, coroado de espinhos, o rosto coberto de sangue e escarros, ensinai-nos a buscar incessantemente o vosso rosto (Sal 27/26, 8) para que a sua luz ilumine o nosso caminho (Sal 89/88, 16); ensinai-nos a discerni-lo sob os traços do homem ferido pela doença, prostrado pelo desânimo, envilecido pela injustiça. Fazei que estejam impressos nos nossos olhos os traços do vosso rosto amável, de que vossos "irmãos mais pequeninos" (Mt 25, 40) são um luminoso reflexo, sacramento da vossa presença no meio de nós. Jesus, acompanhado até à colina do Calvário por um cortejo de mulheres em lágrimas: elas conheceram o vosso rosto de luz, a vossa palavra de graça. R/. A Vós o louvor e a glória para sempre.

22 Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

23 ORAÇÃO Jesus, no seio do vosso povo, só um pequenino rebanho, ao qual aprouve ao Pai dar o seu Reino (Lc 12, 32), Vos reconheceu como Senhor e Salvador mas o vosso Espírito depressa fará deles Testemunhas "em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria, e até aos confins do mundo " (Act 1, 8). Concedei àqueles que pela terra inteira anunciam a vossa Palavra, ousadia (Fil 1, 14) e liberdade (Flm 8) gloriosas, pelas quais o vosso Espírito irrompe com a força da Páscoa e a linguagem da cruz, escândalo aos olhos do mundo, torna-se sabedoria para aqueles que acreditam (I Cor 1, 17ss). Jesus a vossa morte, oblação pura para que todos tenham a vida, revelou a vossa identidade de Filho de Deus e Filho do homem. R/. A Vós o louvor e a glória para sempre.

24 Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

25 ORAÇÃO Jesus, amigo dos pecadores e dos publicanos (Mt 9, 11; 11, 19; Lc 15, 1-2), Vós viestes salvar, não os justos, mas os pecadores (Mt 9, 13) e quisestes dar-nos a prova do vosso "amor desmedido" (Ef 2, 4 Vulgata) e da abundância da vossa misericórdia, aceitando morrer por nós quando éramos ainda pecadores (Rom 5, 8). Pousai sobre nós o vosso olhar de bondade e, depois de termos saboreado a amargura purificadora da humilhação, acolhei-nos nos vossos braços, seguros da misericórdia paterna, e transformai com o vosso perdão a lama do pecado em veste de glória. Jesus, proclamado inocente por um malfeitor, companheiro de pena: para Vós e para o vosso companheiro chegou a hora de entrar no Reino. R/. A Vós o louvor e a glória para sempre.

26 Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

27 ORAÇÃO Jesus, Filho dilecto do Pai, aos tormentos sofridos na cruz junta-se o de ver junto de Vós a vossa Mãe abatida pela dor. Confiamo-Vos a desolação e a Revolta dos pais desvairados diante dos sofrimentos ou da morte de um filho; confiamo-Vos o desalento de tantos órfãos, de filhos abandonados ou deixados sozinhos. Vós estais presente nos seus sofrimentos como o estáveis na cruz, junto da Virgem Maria. Venha o dia do encontro, quando toda a lágrima será enxugada e a alegria não terá fim. Jesus, moribundo na cruz confiais a Mãe ao Dilecto, o Apóstolo virgem, à Virgem pura que Vos trouxe no seio. R/. A Vós o louvor e a glória para sempre.

28 Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

29 ORAÇÃO Jesus, irmão nosso, com a vossa morte reabristes-nos a estrada que a culpa de Adão fechara. Precedestes-nos no caminho que conduz da morte à vida (Heb 6, 20). Tomastes sobre Vós o medo e os tormentos da morte, mudando radicalmente o seu sentido: invertestes o desespero que eles provocam, fazendo da morte um encontro de amor. Confortai aqueles que hoje estão para empreender o mesmo caminho que Vós. Tranquilizai aqueles que procuram evitar o pensamento da morte. E quando chegar para nós também a hora dramática e bendita, acolhei-nos na vossa alegria eterna, não por causa dos nossos méritos, mas em virtude das maravilhas que a vossa graça realiza em nós.

30 ORAÇÃO Jesus, ao exalar o último respiro, entregais a vida nas mãos do Pai e derramais sobre a Esposa o dom vivificante do Espírito. R/. A Vós o louvor e a glória para sempre.

31 Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

32 ORAÇÃO Jesus, Senhor rico de misericórdia, fizestes-Vos homem para Vos tornar nosso irmão, e, com a vossa morte, vencer a morte. Descestes aos infernos para libertar a humanidade, para fazer-nos novamente viver convosco, ressuscitados chamados a sentar-se nos Céus junto de Vós (cf. Ef 2, 4-6). Bom Pastor, que nos guiais às águas tranquilas, tomai-nos pela mão ao atravessarmos as sombras da morte (Sal 23/22, 2-4), para ficarmos convosco e contemplar eternamente a vossa glória (Jo 17, 24). Jesus, envolvido num lençol e depositado no sepulcro, esperai que, rolada a pedra, o silêncio da morte seja quebrado pelo júbilo do aleluia perene. R/. A Vós o louvor e a glória para sempre.

33


Carregar ppt "Presidente: Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus Todos: que pela vossa Santa Cruz remistes o mundo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google