A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(Catequistas. Século XXI. p ; )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(Catequistas. Século XXI. p ; )"— Transcrição da apresentação:

1 (Catequistas. Século XXI. p. 132-136; 141-142)
Curso de iniciação à Catequese MÉTODO NA CATEQUESE (Catequistas. Século XXI. p ; ) Departamento Arquidiocesano da Catequese

2 O QUE ENTENDEMOS POR MÉTODO
A palavra método vem do grego e que quer dizer “caminho”. Toda a Pedagogia tem um “método”. Ele é um meio ao serviço da pessoa... Para percorrer esse caminho utilizam-se técnicas e processos devidamente conjugados para conseguir atingir os objectivos que nos propomos. Não há um método único e perfeito... A variedade nos métodos é um sinal de vida e uma riqueza.

3 O QUE ENTENDEMOS POR MÉTODO
O essencial não é o método mas o fim. Para além do método há que ter em conta o espírito do mesmo. Os métodos dependem dos destinatários, das circunstâncias e situações, bem como da personalidade do Educador. Daqui, os “vários” caminhos para atingir o mesmo fim. Não há pois um método único e ideal.

4 O QUE ENTENDEMOS POR MÉTODO
MÉTODO DE DUTIVO Parte do anúncio da mensagem, expresso nos principais documentos da fé (Bíblia, Liturgia, Doutrina...) E tira as consequências práticas para a vida... Vai: - de cima para baixo; - do geral para o particular; - do abstracto para o concreto. MÉTODO INDUTIVO Parte dos problemas e situações humanas, isto é da vida e das situações concretas. E ilumina-os com a Luz da Palavra de Deus. Vai: - de baixo para cima; - do particular para o geral; - do concreto para o abstracto.

5 O QUE ENTENDEMOS POR MÉTODO
MÉTODO DE DUTIVO O catequizando: - escuta a proclamação da mensagem cristã; - reflecte sobre ela para descobrir o seu sentido; tira consequências para a sua vida quotidiana. MÉTODO INDUTIVO O catequizando: - toma consciência dos factos (pessoais, racionais, eclesiais...) - descobre neles o sentido que têm à luz da Revelação; - procura transformar a sua vida segundo as exigências da Palavra.

6 FINALIADDE DO MÉTODO 1. Objectivos do método
Toda a Metodologia Catequética tem de orientar-se: - para o Encontro profundo com Cristo e para a conversão progressiva; - para a Interiorização ou contemplação de uma presença; - e para o Compromisso individual e grupal.

7 Acolhimento Actividade Final ITINERÁRIO DA CATEQUESE
É como que uma caminhada. Sai-se da vida; provoca-se um ao encontro com Deus e volta-se a à vida de uma forma nova...

8 ITINERÁRIO DA CATEQUESE
Uma catequese tem três partes 1ª - Acolhimento 2ª - Desenvolvimento da Catequese - Experiência humana - Palavra de Deus - Expressão de fé 3ª - Actividade Final

9 CELEBREMOS A NOSSA FÉ Senhor, quando escuto a Tua Palavra, meus olhos,
meu coração minha mente sentem que o teu Reino é imenso. Senhor; quero sentir-me pequeno, operante a Tua grandeza. obrigado, Senhor por queres precisar de mim.


Carregar ppt "(Catequistas. Século XXI. p ; )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google