A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIGANOS: CULTURA, MITOS E VERDADES Nossa compreensão da cultura cigana não é apenas a folclórica,que foi cristalizada pelo cinema e pela TV, mas também.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIGANOS: CULTURA, MITOS E VERDADES Nossa compreensão da cultura cigana não é apenas a folclórica,que foi cristalizada pelo cinema e pela TV, mas também."— Transcrição da apresentação:

1 CIGANOS: CULTURA, MITOS E VERDADES Nossa compreensão da cultura cigana não é apenas a folclórica,que foi cristalizada pelo cinema e pela TV, mas também queremos ter um olhar crítico sobre os problemas que a cultura atravessa e apresenta, para consubstanciar nosso trabalho espiritualista com esta corrente tão querida; também temos cursos de magia cigana e de baralho cigano.

2 Ainda que tenhamos uma visão romântica sobre a vida cigana, o texto a seguir mostrará que as coisas não são tão bonitas como dizem. "Cigano", na verdade, é uma palavra ofensiva. O grupo de pessoas ao qual ela se refere é chamado Rom e o idioma que falam é o Romanês ou Romani. Há quatro tribos ou de nações Rom (Kalderash, Machavaya, Lovari e Churari) e muitos grupos menores (tais como os Sinti, Luri e Xoraxai). Existem cerca de 12 milhões de Romas em várias nações do mundo, pois eles não são incluídos nas em sensos. Os Romas vivem em suas próprias comunidades, fora da sociedade gajikané (estrangeira). Séculos de discriminação e ódio étnico os tornaram desconfiados e temem que a integração com a sociedade causará a perda de sua identidade cultural. Os Roma espalharam-se por muitos países diferentes em todo o mundo e se adaptaram às culturas. Não há uma cultura Roma universal e há muitas diferenças; há, porém, características a todos os Roma: lealdade à família, crença no destino e adaptabilidade.

3 Origens As palavras "Roma" e "Romani" pareçam estar relacionadas à "Roma", cidade, e "Romano",porém, eles não vieram da Itália. A origem étnica dos Romas vem da Índia, pelas indicações na linguagem. O Romani é uma língua indo-ariana, cuja origem é o antigo punjabi ou hindi. Não há tradição escrita.Eles emigram há séculos: eles deixaram a Índia há 1000 anos, talvez devido à guerra entre os povos hindu e muçulmano. O exército multi-étnico espalhou-se ao longo dos limites territoriais do Islã, eles se moveram para a Pérsia,hoje, chamada de Irã) e chegaram ao sudeste da Europa por volta de A próxima grande migração ocorreu no século XIX e no início do século XX, quando os Romas foram da Europa para as Américas.Vestem- se com roupas coloridas, praticam a adivinhação, a cura, o engano, são livres e soberanos, portanto, incompreendidos. Desenvolveram técnicas de adivinhação, aprenderam outras. O Baralho cigano é uma delas. Quando eu comecei com ele, senti-me inseguro. Hoje, ao lê-lo, é como ver a história de um consulente num livro claro e conciso.

4 Cursos e palestras sobre a cultura cigana Magia cigana; Baralho cigano; Rituais de prosperidade.


Carregar ppt "CIGANOS: CULTURA, MITOS E VERDADES Nossa compreensão da cultura cigana não é apenas a folclórica,que foi cristalizada pelo cinema e pela TV, mas também."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google