A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Porquê que as pipocas estouram? A pipoca é uma variação do milho, com uma estrutura composta por amido, água(12% de água em seu interior) e uma casca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Porquê que as pipocas estouram? A pipoca é uma variação do milho, com uma estrutura composta por amido, água(12% de água em seu interior) e uma casca."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Porquê que as pipocas estouram? A pipoca é uma variação do milho, com uma estrutura composta por amido, água(12% de água em seu interior) e uma casca bem dura de proteína. Estouro: a água da pipoca entra em estado gasoso, pelo aquecimento, como isto, o amido se funde à umidade, criando uma espécie de cadeia de bolhas gelatinosas. A expansão, aumentando mais de 20 vezes o seu volume

4 Porquê os cabelos ficam brancos com a idade ? Os cabelos brancos surgem, com a oxidação das células pelos radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis, com número ímpar de elétrons, que podem desequilibrar as funções celulares. No organismo, milhares de radicais livres, provenientes sobretudo do oxigênio (elemento vital para a transformação dos alimentos em energia) são formados e destruídos a cada minuto. A destruição é operada por antioxidantes naturais (as vitaminas C e E e as enzimas superóxido dismutase e catálise). No processo de renovação, as células-tronco do folículo piloso entram em contato com outra célula, a de pigmentação. Nisto, formam-se das células-tronco os melanócitos e estes são ativados. Os melanócitos produzem a melanina, a proteína que confere pigmentação aos cabelos e à pele. Até os 40/45 anos de idade, geralmente o organismo consegue vencer a luta contra os radicais livres, retirando-os da circulação sem grandes dificuldades.

5 Se analisarmos as folhas de perto, veremos pelos bem finos recobrindo toda a parte verde. Esses pelos contém ácido fórmico (H 2 CO 2 ), que em contato com a pele produz vermelhidão, coceira, ardência (queimaduras) e, consequentemente, muita dor. Porquê as urtigas provocam coceiras? A planta libera um ácido que pode ser combatido com uma base: Leite de magnésio, alvejantes, água de sabão…..

6 Porquê a água apaga o fogo? O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão - quando uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Fogo: basicamente o calor, o comburente (oxigênio) e o combustível. Ao retirarmos um desses três componentes do fogo, ele apaga! Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio.

7 Porquê a cola cola? Cada tipo de cola é desenvolvido para estabelecer forças intermoleculares fortes com determinado material. Geralmente, as superfícies que são coladas possuem saliências e poros em que a cola penetra e provoca um contato íntimo entre suas próprias moléculas e as moléculas do material que será colado. Assim, são as forças de atração intermoleculares entre a cola e duas partes de um material que possua certa afinidade molecular, produzindo e mantendo um conjunto inteiro unido.

8 Porquê a borracha apaga o lápis? Quando escrevemos sobre um papel, o lápis ou lapiseira depositam uma pequena quantidade de grafite sobre o papel em que você estava escrevendo. Isso se chama força de adesão. Esse grafite permanece sobre a folha de papel por meio de ligações. Quando aplicamos a borracha sobre a grafite, o que acontece é que a força da borracha é maior que a da grafite, então essas ligações são quebradas e o grafite passa para a borracha. Agora pergunto: como este grafite sai da borracha? A grafite sai da borracha graças a algumas substancias como enxofre e alguns óleos especiais e alguns, abrasivos como pó de quartzo e talco que compõem a borracha e que têm por função, fazer com que os pedaços sujos desprendam dela. Assim o material plástico envolverá todo o resíduo formado deixando tudo limpo e pronto para se reescrever a história! da grafite se.

9 Após as refeições o organismo sofre algumas alterações que nos dá a sensação de falsa hibernação. Essa sensação ocorre quando o alimento chega ao estômago, pois nesse momento concentra maior quantidade do fluxo sanguíneo corpóreo nessa região com a finalidade de facilitar o seu processo. A concentração do fluxo sanguíneo na região do estômago (que se estende até o intestino) faz com que o cérebro fique menos oxigenado e o sistema nervoso menos irrigado. Na digestão há o aumento das concentrações de glicose no sangue (glicemia) que, diminui / interrompe o estado de alerta cerebral. Essa interrupção acontece por causa do açúcar presente nos alimentos que faz com que as células nervosas, que nos deixam alertas, parem de liberar os sinais necessários para tal estado. Dessa forma, o açúcar faz com que as células nervosas enviem ao cérebro o estado de saciedade que promove o ciclo descrito acima e consequentemente o sono. Porquê sentimos sono após comermos?

10 Porquê a cebola provoca lagrimas? A cebola possui várias substâncias químicas que estimulam nosso olfato, paladar e infelizmente nossos olhos Cheiro: óxidos sulfúricos derivados do ácido sulfúrico (H 2 SO 4 ). Lagrimas: Quando realizamos o corte de uma cebola, esta libera enzimas denominadas de alinases (dissulfeto de alila(H 2 C=CH-CH 2 -S-S-CH 2 -CH=CH 2 ) estas por sua vez reagem com o óxido sulfúrico já presente na estrutura da cebola. A reação dá origem a uma substância volátil, que entra em contato com o ácido sulfínico que, por ser pouco estável, acaba se transformando em um gás volátil. Quer dizer: quando realizamos o corte da cebola o dissulfeto de alila é volatizado (liberado) e chega até os olhos provocando lágrimas.


Carregar ppt "Porquê que as pipocas estouram? A pipoca é uma variação do milho, com uma estrutura composta por amido, água(12% de água em seu interior) e uma casca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google