A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECIDOS DE PROTEÇÃO EPIDERMEESÚBER. EPIDERME tecido de revestimento típico de órgãos jovens (raiz, caule e folhas) Ausente em plantas aquáticas ou que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECIDOS DE PROTEÇÃO EPIDERMEESÚBER. EPIDERME tecido de revestimento típico de órgãos jovens (raiz, caule e folhas) Ausente em plantas aquáticas ou que."— Transcrição da apresentação:

1 TECIDOS DE PROTEÇÃO EPIDERMEESÚBER

2

3 EPIDERME tecido de revestimento típico de órgãos jovens (raiz, caule e folhas) Ausente em plantas aquáticas ou que vivem em regiões úmidas.

4 As células epidérmicas são vivas, aclorofiladas, justapostas, altamente vacuoladas e possuem forma, tamanho e arranjo variáveis.

5

6 Os anexos da epiderme cutícula estômatos, Pelos ( tricomas), hidatódios e acúleos

7 EPIDERME NA FOLHA

8 Vista frontal da epiderme da folha de Eucalyptus sp, vista em Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). A cera aparece em branco sobre a epiderme.

9 ESTÔMATOS

10

11 Vista frontal de um estômato. Microscopia Eletrônica de Varredura.

12 Entrada de água Célula-guarda túrgida Abertura do Ostíolo Saída de água Célula-guarda flácida Fechamento do Ostíolo

13 ESTÔMATOS

14 Pelos (tricomas) estruturas que se projetam da epiderme com função diversificada : glandulares, urticantes ou proteção contra perda excessiva de água por transpiração.

15

16

17 HIDROCULTURA

18

19 PELOS (TRICOMAS)

20

21 ACÚLEOS

22

23 Paineira rosa

24

25 HIDATÓDIOS

26 Papilas saliências das células epidérmicas que produzem determinadas substâncias, como o néctar, que atraem insetos e beija-flores para realizarem o processo de polinização. são encontradas nas pétalas das flores.

27

28

29 Escamas estruturas em formato de disco que formam um escudo constituído por células do mesofilo foliar e por células mortas. O escudo é responsável pela absorção de água. Encontrados nas bromélias epífitas, e não possuem cutícula.

30

31 Importantíssima na absorção e retenção da água e nutrientes pelas bromélias

32 PERIDERME encontrado em caules e raízes com crescimento secundário; substitui a epiderme; é formado por 3 camadas: súber, felogênio e feloderme.

33 SÚBER

34

35 é um bom isolante acústico, térmico e impermeável à água.

36 SÚBER RITIDOMA

37 Lenticelas LENTICELAS

38 Ritidoma Conforme o felogênio produz súber, as camadas mais antigas se desprendem, isso é, o ritidoma (a casca de árvore).

39 Ritidoma

40

41


Carregar ppt "TECIDOS DE PROTEÇÃO EPIDERMEESÚBER. EPIDERME tecido de revestimento típico de órgãos jovens (raiz, caule e folhas) Ausente em plantas aquáticas ou que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google