A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Participação e Gestão Popular na Cidade O que é participação? Participar é estar presente em atividades que já existem, com sua estruturas e finalidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Participação e Gestão Popular na Cidade O que é participação? Participar é estar presente em atividades que já existem, com sua estruturas e finalidades."— Transcrição da apresentação:

1 Participação e Gestão Popular na Cidade O que é participação? Participar é estar presente em atividades que já existem, com sua estruturas e finalidades. Não é sinônimo de auto-gerir, mas tão somente, de contribuir para a dinâmica do processo em questão. Dentro do ideário neoliberal, a participação passa a ser percebida como um instrumento que possibilita o controle e, às vezes, a antecipação de soluções em situação pré-conflitivas. Formas de Participação Participação Real: Participação Real: Presente na práticas coletivas da sociedade civil, leva a médio e longo prazo a rupturas da ordem social vigente. Ela dá origem ao novo. Esta forma de participação emerge da constatação da existência de profundas contradições na sociedade na sociedade, da dificuldade de superá-las meramente pelo desenvolvimento espontâneo dos fenômenos, da necessidade de articulação e organização das coletividades. Participação Formal: Participação Formal: De caráter legalista, dá origem a novidades, mas não ao novo, leva a reformas, mas, não a transformações.Busca-se mudar os efeitos, sem intervir nas causas. O desenvolvimento é visto como um processo seqüencial e cumulativo.

2 Participação e Gestão Popular na Cidade Tipos de Participação Co-gestão: Co-gestão: A co-gestão é uma das formas mais avançadas de participação no capitalismo. Através da constituição de vários tipos de conselhos, a co-gestão constitui-se na alternativa mais avançada para trabalhar o conflito, inserindo os agentes envolvidos num mesmo processo, que se diz neutro e busca assentar-se nas premissas generalizantes do bem-estar geral. A política de colaboração entre as classes é a grande diretriz da forma co-gestão de participação. Autogestão: Autogestão: A auto-gestão é a forma mais avançada de organização popular. A autogestão não é apenas um processo consultivo e opinativo, mas, fundamentalmente, deliberativo e normativo. É um processo que, de um lado, exige consciência política de seus participantes e, de outro, leva á formação e ao desenvolvimento da consciência, devido ao caráter pedagógico de suas práticas. Autogestão = Autonomia

3 Participação e Gestão Popular na Cidade A Gestão Democrática na Cidade - Controle comunitário sobre os investimento no ambiente construído; - Re-apropriação da esfera pública, como um direito do cidadãos e não um concessão dos poderes instituídos; - Natureza das políticas públicas; - Esvaziamento do conceito de participação / Consenso x Conflito / Luta de classes A participação na sociedade brasileira A questão da participação popular aparece em dois momentos históricos: Nos períodos de controle do Estado sobre a sociedade, sob forma de reinvidicação, ou nos períodos de redemocratização do país. O ponto de destaque é o fato de ser uma questão sempre presente. -Participação das camadas médias; -Participação da burguesia nacional; -Participação das camadas populares.

4 Participação e Gestão Popular na Cidade O que é participação ampliada? - Formas diversas de participação, de modos também diversos, em busca de um mesmo objetivo, a transformação social. Institucionalização Exigência burocrática para criar uma identidade jurídica ao movimento, delimitando-lhe um espaço político dentro da sociedade civil. A institucionalização dos movimentos dentro da sociedade civil corresponde a um momento de fortalecimento e crescimento de estruturas- embrionárias de poder e gestão popular. Criam-se condições de operacionalização de políticas e projetos que equacionem as demandas populares segundo uma ótica que contemple os seus interesses. Participação estimulada pelo Estado


Carregar ppt "Participação e Gestão Popular na Cidade O que é participação? Participar é estar presente em atividades que já existem, com sua estruturas e finalidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google