A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. A Colonização As Treze Colônias Inglesas foram colonizadas durante o século XVI pelo estado inglês. As Treze Colônias Inglesas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. A Colonização As Treze Colônias Inglesas foram colonizadas durante o século XVI pelo estado inglês. As Treze Colônias Inglesas."— Transcrição da apresentação:

1 OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

2 A Colonização As Treze Colônias Inglesas foram colonizadas durante o século XVI pelo estado inglês. As Treze Colônias Inglesas foram colonizadas durante o século XVI pelo estado inglês. Os grupos colonizadores foram: Os grupos colonizadores foram: camponeses; camponeses; puritanos; puritanos; prisioneiros, prostitutas. prisioneiros, prostitutas. Foram implantados dois tipos de colonização: Foram implantados dois tipos de colonização: Norte – Colônia de Povoamento Norte – Colônia de Povoamento Sul – Colônia de Exploração Sul – Colônia de Exploração

3 Identifique abaixo as colônias de povoamento e exploração. Apresente suas respectivas características.

4 Relações entre Colônia e Metrópole Aspectos que incentivaram o processo revolucionário: Aspectos que incentivaram o processo revolucionário: influência das ideias iluministas (liberdade, participação política e livre comércio); influência das ideias iluministas (liberdade, participação política e livre comércio); Revolução Industrial – Aumento da vigilância sobre a produção e ações comerciais nortistas; Revolução Industrial – Aumento da vigilância sobre a produção e ações comerciais nortistas; Guerra dos Sete Anos ( ): Guerra dos Sete Anos ( ): - Disputa entre ingleses e franceses pela posse da região o vale do Ohio. - Apoio de estados europeus (Ing – Prússia / FRA – Espanha e Áustria).

5 -Vitória inglesa => Posse das regiões do: vale do Ohio, Quebec, Montreal. - A paz foi selada através do Tratado de Paris, onde os ingleses conquistaram liberdade de ação na Índia e receberam da Espanha a região da Flórida. esgotamento do Tesouro inglês; esgotamento do Tesouro inglês; diminuição da autonomia administrativa nortista; diminuição da autonomia administrativa nortista;

6 implantação das Leis do Açúcar, Selo e Chá – Reação colonial (Festa do Chá de Boston ). implantação das Leis do Açúcar, Selo e Chá – Reação colonial (Festa do Chá de Boston ).

7 Realização do Primeiro Congresso da Filadélfia (1774): Realização do Primeiro Congresso da Filadélfia (1774): Elaboração da Declaração de Direitos => Visava restabelecer a liberdade das colônias, sob pena de rompimento definitivo da colônia. Elaboração da Declaração de Direitos => Visava restabelecer a liberdade das colônias, sob pena de rompimento definitivo da colônia. Promulgação do Ato de Quebec => União dos três núcleos coloniais norte-americanos. Promulgação do Ato de Quebec => União dos três núcleos coloniais norte-americanos. Conflitos entre as tropas inglesas e as tropas coloniais (George Washington). Conflitos entre as tropas inglesas e as tropas coloniais (George Washington). O Processo de Independência

8 A Guerra de Independência ( ) Realização do Segundo Congresso da Filadélfia: Realização do Segundo Congresso da Filadélfia: * caráter separatista; * caráter separatista; * redação da Declaração de Independência (Thomas Jefferson). * redação da Declaração de Independência (Thomas Jefferson). A promulgação da Declaração de Independência não foi aceita pelo governo inglês, o qual intensificou as lutas com os colonos. A promulgação da Declaração de Independência não foi aceita pelo governo inglês, o qual intensificou as lutas com os colonos.

9

10 A partir da vitória americana na Batalha de Saratoga, os colonos conseguiram o apoio dos espanhóis e franceses. A partir da vitória americana na Batalha de Saratoga, os colonos conseguiram o apoio dos espanhóis e franceses. Em 1783 foi selada a paz definitiva entre os americanos e ingleses através da assinatura do Tratado de Versalhes, onde os britânicos reconheceram a independência das Treze Colônias. Em 1783 foi selada a paz definitiva entre os americanos e ingleses através da assinatura do Tratado de Versalhes, onde os britânicos reconheceram a independência das Treze Colônias.

11 As Influências provocadas pela Revolução Americana Processo emancipacionista das colônias americanas hispânicas e portuguesa. Processo emancipacionista das colônias americanas hispânicas e portuguesa. Formação de novas Repúblicas. Formação de novas Repúblicas.

12 A MARCHA PARA O OESTE Fatores que favoreceram e motivaram a expansão: Fatores que favoreceram e motivaram a expansão: * escassez de terras na costa do Atlântico; facilidades oferecidas pelo governo para a aquisição de terras na região; facilidades oferecidas pelo governo para a aquisição de terras na região; procura de matérias-primas e de novas fontes de alimentos pelas regiões em fase de industrialização; procura de matérias-primas e de novas fontes de alimentos pelas regiões em fase de industrialização;

13 descoberta de ouro na Califórnia (1848); descoberta de ouro na Califórnia (1848); conquista de áreas de pastagens para os rebanhos; conquista de áreas de pastagens para os rebanhos; construção de ferrovias, o que permitia a aplicação lucrativa de capitais e integrava os mercados, assegurando o escoamento da produção agrícola. construção de ferrovias, o que permitia a aplicação lucrativa de capitais e integrava os mercados, assegurando o escoamento da produção agrícola.

14 Acirramento das divergências entre Norte e Sul, uma vez que o primeiro defendia a instalação de pequenas propriedades com mão-de-obra livre e assalariada e o segundo pretendia que se ampliasse os latifúndios escravistas. Acirramento das divergências entre Norte e Sul, uma vez que o primeiro defendia a instalação de pequenas propriedades com mão-de-obra livre e assalariada e o segundo pretendia que se ampliasse os latifúndios escravistas. Em 1854, o Congresso concede aos estados recém anexados o direito de optar entre a escravidão e o trabalho livre. Em 1854, o Congresso concede aos estados recém anexados o direito de optar entre a escravidão e o trabalho livre.

15 Como os territórios foram adquiridos? Compra Compra Guerra Guerra Acordos Acordos Para Casa Para Casa Em seu caderno, desenhe o mapa dos Estados Unidos e identifique as regiões anexadas após a independência. Para tal, destaque o nome, a data de incorporação, a forma como foi adquirida e a quem pertencia.

16

17 A GUERRA CIVIL NORTE- AMERICANA ( ) Origem: Origem: - Divergências existentes entre as ex-colônias do Norte e as ex- colônias do Sul. - Estopim: eleição de Abraham Lincoln para presidente da República (candidato republicano e defensor do abolicionismo). Reação sulista -> Criação dos Estados Confederados da América. Reação sulista -> Criação dos Estados Confederados da América. Início do conflito (Fev. 1861) Início do conflito (Fev. 1861) 1863 – Abolição da Escravatura 1863 – Abolição da Escravatura 9 de Jul de 1865 – o general Grant recebe a rendição incondicional do general Robert Lee. 9 de Jul de 1865 – o general Grant recebe a rendição incondicional do general Robert Lee.

18 Reflexos da Guerra Civil Crescimento econômico Crescimento econômico Criação de sociedades secretas racistas Criação de sociedades secretas racistas Ampliação da malha ferroviária Ampliação da malha ferroviária


Carregar ppt "OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. A Colonização As Treze Colônias Inglesas foram colonizadas durante o século XVI pelo estado inglês. As Treze Colônias Inglesas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google