A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Siderurgia e Garimpo UD II - ASSUNTO: 2.1. Os recursos naturais e as atividades econômicas – (setor mineral e os grandes projetos de mineração) BIBLIOGRAFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Siderurgia e Garimpo UD II - ASSUNTO: 2.1. Os recursos naturais e as atividades econômicas – (setor mineral e os grandes projetos de mineração) BIBLIOGRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 Siderurgia e Garimpo UD II - ASSUNTO: 2.1. Os recursos naturais e as atividades econômicas – (setor mineral e os grandes projetos de mineração) BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA: ADAS, Melhen e ADAS, Sérgio. Panorama Geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios socioespaciais. 4ª edição reformulada. São Paulo: Moderna, 2004 OBJETIVO(S) ESPECÍFICO(S) A SER(EM) ATINGIDO(S): f. Analisar o papel da siderurgia na economia nacional.

2 Siderurgia Brasileira
- até meados do século XX: pequena e limitada – Cia Siderúrgica Mineira (1917) transformada em Belgo-Mineira (1922); - década de 1940: criação da Cia Siderúrgica Nacional (CSN) – financiamento norte-americano – governo nacionalista de Getúlio Vargas – Acordos de Washington; - localização??? - fatores naturais (minas de carvão do sul do Brasil + minérios do Quadrilátero Ferrífero); - fatores político-econômicos (proximidade dos centros industriais da época; facilidade de transporte dos minérios pela E.F. Central do Brasil; proximidade dos principais portos do sudeste); - instalação: município de Volta Redonda (RJ) – Vale do Paraíba do Sul – descontentamento de Minas Gerais; - combustível: carvão mineral – grande inovação na época; - estados mais favorecidos: SP e RJ; - Privatização em 1993.

3 Companhia Siderúrgica Nacional - 1941

4 década de 1950: - Cia Siderúrgica Paulista (COSIPA) – Cubatão/SP – foi planejada como siderúrgica privada, mas o BNDE assume o projeto em 1963; - Usina Siderúrgica de Minas Gerais (Usiminas) – Ipatinga/MG – nasce como reação à instalação da CSN em Volta Redonda – governo federal, de Minas Gerais e consórcio japonês – modernidade;

5 década de 1970: - Açominas – Ouro Branco/MG; - Cia Siderúrgica de Tubarão (CST) - Vitória/ES; Infra-estrutura: - Extração – Vale - Transporte: E.F. Central do Brasil e E.F. Vitória-Minas - Concentração: região Sudeste, com destaque para MG (Vale do Aço)

6 Garimpo - atividade de vulto histórico;
- responsável pela abertura de fronteiras na Amazônia – intensificação com a abertura de estradas interligando o território nacional a partir da década de 1950 e com os projetos de integração nacional;

7 - principais garimpos: Serra Pelada e Tapajós (PA) e Maderia (AM);
- Serra Pelada (Curionópolis/PA): - controlada pela CVRD desde 1974; - Mais de 30 mil garimpeiros invadem a região na década de – o governo federal promove uma intervenção na região; - SNI libera o garimpo manual – registro na RF/controle dos garimpeiros – venda à CEF; – esgotamento dos depósitos superficiais – a CVRD tenta reaver a posse da área; - Interesses eleitorais colaboram para que o governo faça obras e prorrogue a exploração manual – em 1984, após nova concessão, a CVRD é indenizada; (13,9 t); 1987 (2,2 t); 1988 (745 kg); e 1990 (250 kg). - exploração predatória – atinge o lençol freático – contaminação e mortes;

8 Serra Pelada

9 - 1992: interrupção do garimpo manual – a CVRD retoma a área – busca por novas áreas;
: CN aprova decreto permitindo a concessão de áreas de exploração nas proximidades de Serra Pelada – interesses diversos (políticos, sindicatos, mineradoras, garimpeiros); - CVRD – mantém concessão do garimpo até 2007; - Fev 2007: o Min. Minas e Energia concede à Coomigasp a licença de exploração da área; - Pelo menos 45 mil garimpeiros da Coomigasp devem trabalhar no local, em uma espécie de associação com a empresa canadense Colossus Minerals Inc., o que resultou na Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM). Na divisão dos lucros, 75% ficam com a empresa canadense e 25% são divididos entre os 45 mil trabalhadores – o MPF vem contestando tal divisão.

10 - problemas ambientais: desmatamento, assoreamento, mercúrio, etc;
- problemas sociais: reservas indígenas, más condições de trabalho, etc.

11

12


Carregar ppt "Siderurgia e Garimpo UD II - ASSUNTO: 2.1. Os recursos naturais e as atividades econômicas – (setor mineral e os grandes projetos de mineração) BIBLIOGRAFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google