A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada."— Transcrição da apresentação:

1 Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.

2 Formação dos tecidos

3

4

5 TecidoEpitelial Possuem células dispostas lado a lado (justapostas) com pouca substância intercelular entre elas. Tem a função de revestimento, proteção e secreção.

6 Tecidos – Corte de epitélio

7 Tecido Epitelial Glandular Glândulas: células do tecido epitelial modificadas e capazes de produzir diversas substancias. Ex: suor, saliva, lagrima, hormônios.

8 Tecido Epitelial Glandular Glândula Endócrina: a secreção de hormônios é eliminada para os vasos sanguíneos localizados nas proximidades da glândula. Exemplo: glândulas hipófise e tireóide.

9 Tecido Epitelial Glandular Glândula Exócrina: os ductos secretores se abrem para fora do corpo, ou para o interior de cavidades. Exemplos: glândulas salivares, sebáceas, lacrimais e mamárias.

10 Tecido Epitelial Glandular Glândula mista: pâncreas. Secreta o suco pancreático no duodeno e secreta insulina e glucagon no sangue.

11 Tecido Epitelial

12 Queratina: proteção e morte celular. Melanina: proteção e cor da pele.

13 Tecido Conjuntivo É formado por diversos tipos de células imersas em grande quantidade de material extracelular (matriz intercelular).

14 Tecido Conjuntivo Os diferentes tipos de tecidos conjuntivos são amplamente distribuídos pelo corpo, podendo desempenhar funções de preenchimento de espaços entre órgãos, sustentação, defesa e nutrição.

15 Tecido Conjuntivo Matriz intercelular: água, e fibras de proteínas. Fibras de colágeno e elastina.

16 Tecido Conjuntivo Tipos de tecidos conjuntivos: Propriamente Dito Cartilaginoso. Adiposo. Ósseo. Sanguíneo.

17 Tecido Conjuntivo Propriamente Dito Preenche espaços vazios não ocupados por outros tecidos e desempenha importante papel no isolamento de infecções localizadas e nos processos de cicatrização. Forma a derme, localizada abaixo da epiderme. Quando ele possui fibras forma os tendões que liga os músculos aos ossos.

18 Tecido Conjuntivo Cartilaginoso Apresentam consistência firme, mas não é tão rígido como o tecido ósseo. Reveste superfícies articulares, é fundamental para o crescimento dos ossos longos. Não contém vasos sanguíneos nem tampouco nervos. Forma parte do nariz, laringe, anéis da traqueia e brônquios, pavilhão auditivo, epiglote, entre outros

19 Tecido Conjuntivo Adiposo É formado por células que armazenam gordura. Funciona como depósito de energia e tem também função de regulação da temperatura do corpo.

20 Tecido Conjuntivo Adiposo

21 Tecido Conjuntivo Ósseo Apresenta a matriz intercelular sólida, impregnada de cálcio e fosfato. Forma os ossos que formam o esqueleto. Função de sustentação.

22 Tecido Conjuntivo Ósseo

23 Tecido Conjuntivo Sanguíneo Parte líquida: Plasma (matriz intercelular).

24 Plasma Sanguíneo

25 Tecido Conjuntivo Sanguíneo Parte sólida: Glóbulos vermelhos (hemácias), com função de transporte de oxigênio. Glóbulos brancos (Leucócitos), com função de defesa. Plaquetas: com função de coagulação sanguínea.

26 Tecido Conjuntivo Sanguíneo Hemácia Leucócito

27 Tecido Conjuntivo Hematopoiético Tem função de produzir novas células sanguíneas. Está presente na medula óssea vermelha de vários ossos do esqueleto e em certos órgãos.

28 Tecidos Epitelial, Conjuntivo e Muscular do Estômago

29 Tecidos da pele

30 Foto dos tecidos da pele

31 Anexos da pele

32 Tecido Muscular É constituído de células alongadas, denominadas fibras e com capacidade de contração. Músculos do corpo humano:

33 Tecido Muscular

34 Músculo estriado esquelético É formado por células cilíndricas longas, com vários núcleos e estrias transversais. Tem controle voluntário. Exemplo: músculos presos aos ossos.

35

36 Músculo Liso É formado por células fusiformes, uninucleadas e sem estrias transversais. Tem controle involuntário. Exemplo: Estômago e intestinos.

37 Músculo Liso

38 Músculo Estriado Cardíaco Possui células alongadas e com estrias transversais. Tem contração involuntária e rítmica. Exemplo: músculo cardíaco.

39 Músculo Estriado Cardíaco

40 Tecido Nervoso É formado por células chamadas Neurônios e por células da Glia (Neuróglia). As células deste tecido não se regeneram com facilidade. Células da Glia: Tem função de apoio para os neurônios e nutrição deles.

41 Neurônios

42 Tecido Nervoso Sinapses: local de conexão entre um neurônio e outro. Mediadores químicos: também são chamados de neurotransmissores. Ex: dopamina, adrenalina, serotonina.

43 Tecido Nervoso

44


Carregar ppt "Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google