A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLONIZAÇÃO E FORMAÇÃO DA AMÉRICA DESENVOLVIDA Canadá – a colonização do Canadá iniciou-se no séc. XVII, com o estabelecimento de ingleses na baía de Hudson.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLONIZAÇÃO E FORMAÇÃO DA AMÉRICA DESENVOLVIDA Canadá – a colonização do Canadá iniciou-se no séc. XVII, com o estabelecimento de ingleses na baía de Hudson."— Transcrição da apresentação:

1 COLONIZAÇÃO E FORMAÇÃO DA AMÉRICA DESENVOLVIDA Canadá – a colonização do Canadá iniciou-se no séc. XVII, com o estabelecimento de ingleses na baía de Hudson e de franceses no litoral leste. A ocupação seguiu gradativamente para o oeste, alcançando o litoral ocidental somente no final do séc. XIX, com a chegada da ferrovia a Vancouver. O Canadá conseguiu sua independência da Inglaterra somente em 1867.

2 Estados Unidos – a colonização efetiva dos EUA ocorreu em 1776, com a independência das Chamadas 13 colônias, que até então permaneciam sob o domínio da Inglaterra. Em seguida, iniciou-se a Conquista do Oeste. Dessa forma, novas áreas foram incorporadas, sobre tudo para o uso agrícola, algumas anexadas por meio de guerras ou cedidas aos americanos. Assim como no Canadá, a construção de ferrovias nos EUA foi fundamental para a ocupação do território.

3 A França vendeu a Louisiania, em 1803 por U$15 milhões; A Espanha vendeu a Flórida em 1819 por U$5 milhões; O Texas foi anexado em 1845 e o México derrotado militarmente (1846 e 1848), foi obrigado a entregar aos EUA os atuais estados da Califórnia, Nevada, Utha, Colorado, Arizona e Novo México. Em 1867 a Rússia vendeu o Alasca por U$7 milhões (cujo subsolo possui enormes reservas de ouro, petróleo, carvão mineral, etc.) O Havaí foi anexado em 1898 e é o estado mais meridional dos EUA.

4 GUERRA DE SECESSÃO Após a independência, as contradições entre os estados do Norte e do Sul acentuaram-se. No Sul, os fazendeiros detinham o poder político e eram contra a abolição dos escravos. No Norte, os donos de indústrias detinham o poder econômico e desejavam o fim da escravidão – trabalhadores assalariados comprariam os artigos produzidos em suas fábricas.

5 A eleição, em 1860, de Abraham Lincoln para presidente dos EUA acirrou ainda mais o antagonismo, pois o presidente representava os interesses do Norte. Temendo perder o poder político, onze estados do Sul separaram-se da União, formando os Estados Confederados da América. O Norte não aceitou a ruptura e, em 12/4/1861, iniciou- se a Guerra da Secessão, contra a separação, que terminou em 1865 com vitória do Norte.

6 DOUTRINA MONROE Sintetizada na frase A América para os Americanos, a Doutrina Monroe era um conjunto de princípios de política externa formulado pelo presidente James Monroe. O governo estadunidense deixava claro para os países europeus que qualquer tentativa de recolonizar os territórios americanos, após a independência das antigas possessões, seria considerada um ato de hostilidade contra os EUA.

7 POPULAÇÃO Os 295 milhões de habitantes dos EUA estão distribuídos de forma bastante irregular. A população é essencialmente urbana (82%), com uma expectativa de vida de aproximadamente 85 anos. No Nordeste estão as áreas de maior densidade demográfica, destaques para Boston, Nova York e Washington, que formam a megalópole Bos-Wash.

8

9 COMPOSIÇÃO ÉTNICA A população dos EUA é formada, em sua maioria por brancos (75%), negros (12,3%), outros grupos étnicos correspondem a 12,6%. Manifesta-se no país um grave problema social: negros, latino-americanos, asiáticos e indígenas são vítimas de discriminação racial. Comparando com a população branca, esses grupos étnicos detêm maiores taxas de desemprego, os trabalhos menos valorizados e as menores rendas.

10 Outro grave problema social é a imigração ilegal Apesar do controle com leis rigorosas, imigrantes clandestinos, principalmente mexicanos, vivem ilegalmente no país e sujeitam-se a serviços informais, pouco valorizados e mal-remunerados.

11

12


Carregar ppt "COLONIZAÇÃO E FORMAÇÃO DA AMÉRICA DESENVOLVIDA Canadá – a colonização do Canadá iniciou-se no séc. XVII, com o estabelecimento de ingleses na baía de Hudson."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google