A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A 1ª Guerra Mundial Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano – Maj Edmundo - 02/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A 1ª Guerra Mundial Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano – Maj Edmundo - 02/2011."— Transcrição da apresentação:

1 A 1ª Guerra Mundial Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano – Maj Edmundo - 02/2011

2 Objetivos Compreender a importância da 1ª Guerra para a formação atual da Europa e do mundo. Determinar as causas da 1ª Guerra. Caracterizar as fases da guerra. Explicar as influências que ela teve para o Brasil.

3 A 1ª Guerra Mundial Foi um conflito ligado as disputas imperialistas entre as potências européias. Foi uma grande guerra “moderna” em termos tecnológicos (uso do avião, submarino, guerra química, o tanque, o canhão de longo alcance, etc.) Se tornou mundial quando se estendeu para as colônias e a guerra submarina afundou navios neutros. Os EUA sairam do conflito como uma grande potência.

4 As Causas do Conflito Disputa entre as potências europeias, em especial Inglaterra e Alemanha. A corrida colonial  “Questão do Marrocos A política de alianças A “paz armada” O “revanchismo francês” O assassinato do príncipe Francisco Ferdinando (causa imediata)

5 Assassinato de Francisco Ferdinando

6 As Alianças Formaram-se dois grupos de países véspera da Guerra:
*A Tríplice Entente: Inglaterra, França, Rússia. Durante a guerra se incorporam: EUA, Itália,Austrália, Bélgica, Portugal, Brasil, entre outros) *A Tríplice Aliança: Alemanha, Imp. Austro- Húngaro, Itália. A Itália muda de lado ao ínicio do conflito. Houve a entrada do Imp. Otomano

7

8 O uso de caminhões para o deslocamento da tropa

9 As Fases da Guerra A Primeira Guerra pode ser dividida didaticamente em três fases: 1)Guerra de Movimento 2)Guerra de trincheiras a 1917 3)Volta a guerra de movimentos

10 Guerra de Movimentos Caracteriza o início da guerra com grande movimentação das tropas nas fronteiras dos países em guerra. Os alemães aplicam o “Plano Schliefen” invadindo primeiramente a França. Os alemães acabam por ser detidos próximos a Paris, na “Batalha do Marne.”

11 A Guerra de Trincheiras
A batalha do Marne provocou uma situação de “empate” na frente ocidental. Nos Alpes a situação era semelhante. Os exércitos inimigos cavam longas trincheiras e a guerra passa a ser uma luta de posições. Há neste período a utilização de armas tecnológicas como os dirigíveis, os aviões, os tanques, os submarinos,os gases venenosos, sem contudo alterar significativamente as posições dos exércitos.

12 Ataque da infantaria britânica

13

14

15

16

17

18

19 Volta a Guerra de Movimentos
Ao final do ano de 1917, tivemos algumas mudanças importantes: a Rússia sai da Guerra por causa de uma revolução em seu país. Os alemães aproveitam esta fraqueza da entente e lançam uma nova ofensiva na frente ocidental. Quando a Guerra parecia ganha para os alemães, os Estados Unidos desembarcam tropas na Europa, mudando o equilíbrio em favor dos aliados. No início de 1918, a Áustria e a Turquia pedem a paz. A Alemanha acaba por se render em novembro de

20 Conseqüências da 1ª Guerra
Os EUA emergem como uma potencia mundial. Os EUA deixam de ser um país devedor para ser um país credor. A Europa sofre uma decadência relativa. A Alemanha é obrigada a assinar uim tratado bastante injusto: “O Tratado de Versalhes”. O Império Austro-Húngaro e o Império Otomano desaparecem, mediante os tratados de Saint Germain e Sevres.

21 É criada a Liga das Nações
O Brasil, como outros países da América Latina, África do Sul, Canadá e Austrália passam por um momento de rápida industrialização. Criou condições para a ascensão do nazismo devido a crise que se instala na Alemanha após a guerra.

22 O Tratado de Versalhes Estabelecia que a Alemanha era a culpada da Guerra. Fazia amputações territoriais (entre elas a devolução da Alsácia-Lorena). Estabelecia uma gigantesca dívida de guerra, parte en equipamentos e gado, parte em dinheiro. Determinava a redução do exército alemão, a limitação da marinha, o fim da força aérea, a desmilitarização de áreas fronteiriças com a França.

23

24 Fim Peça esta aula pelo


Carregar ppt "A 1ª Guerra Mundial Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano – Maj Edmundo - 02/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google