A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aspectos Físicos (identificar: no livro e GEOATLAS) Rio Grande (curso de água na fronteira com EUA) Planalto do México (Planalto Central ou Planalto do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aspectos Físicos (identificar: no livro e GEOATLAS) Rio Grande (curso de água na fronteira com EUA) Planalto do México (Planalto Central ou Planalto do."— Transcrição da apresentação:

1

2 Aspectos Físicos (identificar: no livro e GEOATLAS) Rio Grande (curso de água na fronteira com EUA) Planalto do México (Planalto Central ou Planalto do Anauac) Serra Madre Oriental e Serra Madre Ocidental Vulcão Orizaba (ponto mais alto: 5700 m altitude) Bacia do Rio Balsas Península da Califórnia Península de Yucatã Golfo de Tehuantepec Serra Madre do Sul

3

4

5

6 CLIMA E VEGETAÇÃO Predomínio: Clima tropical e suas variedades Deserto de Sonora (divisa EUA e México): - clima desértico (relacionar: corrente marítima) - formação vegetal (cactáceas) Ao sul: floresta tropical Península da Califórnia: clima seco (ver causa no Geoatlas: corrente fria da Califórnia) Golfo do México: águas quentes alimentam furacões

7

8

9

10

11 México (passado) Cristóvão Colombo (1492) índios Destacaram-se duas civilizações: Astecas: o Império Asteca chegou a 12 milhões de habitantes. Possuidor de um grande exército, seus soberanos tributavam e controlavam povos vizinhos da capital Tenochtlán (hoje, Cidade do México). Maias: os maias povoaram a península de Yucatã desde 1000 a.C. Chegaram a construir edifícios de 100 metros de altura e desenvolveram uma cultura material e escrita hieróglifa muito sofisticada.

12 Independência do México Independente da Espanha em Era a República de maior território entre os países de língua espanhola na América Latina no século XX. Ao longo dos anos perdeu mais da metade do território para os EUA: - estados do Texas, Novo México e Arizona - parte dos atuais estados da Califórnia, Nevada, Wyoming,Utah e Colorado. México passou de 4,5 milhões para 1,9 milhão Km²

13 Um poderoso vizinho ao norte 1) EUA instalam inúmeras empresas (maquiadoras ou maquiladoras) junto à fronteira com o México em busca de mão de obra barata: - México passou por uma forte industrialização graças a entrada de capitais estrangeiros; - desnacionalização de boa parte da economia mexicana, principalmente nos setores mais avançados

14 Um poderoso vizinho ao norte 2) Emigração de mexicanos (chicanos ou braceros) - trabalhadores mexicanos que cruzam ilegalmente a fronteira entre os dois países em busca de serviços temporários nas plantações dos estados do sul do EUA. Ganham em dólar, moeda bem mais valorizada que o peso mexicano.

15 México e a Reforma agrária Primeiro país da América Latina a realizar uma reforma agrária com distribuição de terras aos camponeses. Instituídos os ejidos (porções de terras da nação, distribuídos para usufruto dos camponeses, fins formarem cooperativas) Falta de fiscalização e incentivo do governo: os lotes de terras viraram propriedade privada. Prática da agricultura de subsistência (utilizando queimadas, que causam a erosão dos solos, constituindo as milpas).

16 MILPAS NA PENÍNSULA DE YUCATAN

17

18

19

20 México: Economia Petróleo é o principal produto de exportação, desde a década de Grande produtor mundial de prata Turismo: importante fonte de renda Primeiras décadas século XX: atividades econômicas eram essencialmente agrícolas e de mineração. Por volta de 1950: aceleração da industrialização devido investimentos estrangeiros na instalação de multinacionais (produção automóveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos etc.)

21 México: Economia Malha ferroviária interna: fator importante para o desenvolvimento industrial Sisal (ou agave): áreas semiáridas do norte (fornece fibras têxteis e é a matéria-prima para a bebida típica do país, a tequila) Milho: nativo da própria América, é o vegetal que ocupa a maior área de cultivo. Golfo do México: extrativismo de petróleo e do gás natural é a base da economia (desenvolvimento da indústria petroquímica; construção de oleodutos e gasodutos), tendo o EUA como o maior importador da produção mexicana.

22 NAFTA Acordo de Livre-Comércio da América do Norte Países: Canadá, EUA e México.

23 México: População 60 % de mestiços (percentual mais elevado da América): cruzamento do branco colonizador com o indígena (asteca, em sua maioria) Grupos indígenas: 25% da população Cidade do México: a maior metrópole do continente americano (região metropolitana tem 21 milhões de habitantes: concentração de quase metade das indústrias e cerca de 20% da população do México)

24

25

26 CHIAPAS ESTADO MAIS POBRE DO MÉXICO Fica ao sul (possui limites com a Guatemala) Área onde vive a maioria da população indígena descendentes dos maias Lavoura de pequena e média propriedade (baixa produtividade) Alta taxa de natalidade (instabilidade social; revolta dos camponeses por melhor assistência do governo federal para melhoria das condições de vida comunitária)

27

28


Carregar ppt "Aspectos Físicos (identificar: no livro e GEOATLAS) Rio Grande (curso de água na fronteira com EUA) Planalto do México (Planalto Central ou Planalto do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google