A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ABERTURA DO ANO LETIVO APRESENTAÇÕES :TURMA E PROFESSOR OBJETIVOS: Identificar a importância do ensino de Literatura Identificar: - o material didático.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ABERTURA DO ANO LETIVO APRESENTAÇÕES :TURMA E PROFESSOR OBJETIVOS: Identificar a importância do ensino de Literatura Identificar: - o material didático."— Transcrição da apresentação:

1 ABERTURA DO ANO LETIVO APRESENTAÇÕES :TURMA E PROFESSOR OBJETIVOS: Identificar a importância do ensino de Literatura Identificar: - o material didático necessário; - a metodologia de trabalho; - a sistemática de avaliação.

2 O QUE É LITERATURA? POR QUE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO? LDBEN No /96 # PCN # PNE Art 35.: Objetivos para o Ensino Médio: ……. III) Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

3 LITERATURA FATOR INDISPENSÁVEL DE HUMANIZAÇÃO - Desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensíveis e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante. LETRAMENTO LITERÁRIO - Estado ou condição de quem não apenas é capaz de ler poesia ou drama, mas dele se apropria efetivamente por meio do prazer estético, fruindo-o.

4 MATERIAL DIDÁTICO LITERATURA BRASILEIRA – EM DIÁLOGO COM OUTRAS LITERATURAS E OUTRAS LINGUAGENS CADERNO ou PASTA p/ exercícios e anotações PARADIDÁTICO: O Cavaleiro Preso na Armadura – uma fábula para quem busca a Trilha da Verdade DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA LITERATURA BRASILEIRA – Tempos, Leitores e Leituras Até 14 Jan 2012

5 METODOLOGIA DIALOGISMO: na SALA DE AULA e na Vida Literatura dialogada Outras Artes e Linguagens Objeto central: Texto Literário FORMAÇÃO DO LEITOR JOVEM Situações de Produção e Recepção Relações com outros textos Potencialidades da Lingua Literária Leitor Crítico: quantidade e qualidade de leituras

6 LEITURA LITERÁRIA FORMAÇÃO DO LEITOR JOVEM: 1.Preparação para a leitura; 2.Levantamento de conhecimentos prévios; 3.Aspectos paratextuais: capa, orelha etc; 4.Leitura silenciosa; 5.Progressão da leitura no ritmo pessoal; 6.Busca da compreensão global; 7.Desenvolvimento da compreensão leitora.

7 LEITURA LITERÁRIA ATIVIDADES PÓS-LEITURA: 1.Necessidade de ler em retrospécto; 2.Aprofundar questões de linguagem; 3.Reavaliar comportamentos; 4.Descobrir novos nexos; 5.Preencher vazios do texto; 6.Falar sobre o texto, tornando-se autor; 7.Recomendar ou não o que leu; 8.Estabelecer relações dialógicas c/ textos; 9.Aprofundar a relação afetiva e intelectual com a obra; 10.Realizar projetos ou pactos de leitura.

8 SISTEMA DE AVALIAÇÃO NORMAS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO AVALIAÇÃO X MEDIDAS DE APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO DE ENSINO (AE) - Prova bimestral (90 min) AVALIAÇÃO PARCIAL (AP) - Conjunto de Instrumentos de Avaliação NOTA PERIÓDICA (NP) = (AE + AP)/2 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO: - VI - Exercícios - Trabalhos - Constatações


Carregar ppt "ABERTURA DO ANO LETIVO APRESENTAÇÕES :TURMA E PROFESSOR OBJETIVOS: Identificar a importância do ensino de Literatura Identificar: - o material didático."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google