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Supervisão Ferramenta Imprescindível da Regulação Myrian Côrtes Bittencourt Coord. Técnica CER/BA e- mail Tel: (071) 3117.

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1 Supervisão Ferramenta Imprescindível da Regulação Myrian Côrtes Bittencourt Coord. Técnica CER/BA e- mail Tel: (071) º Fórum Estadual de Regulação 10 e 11/04/2014

2 Supervisão Hospitalar Regimento Interno da Central Estadual de Regulação Publicado D.O em 30/04/2010 Comissão Permanente de Regulação, Controle e Avaliação

3 CER Unidade Hospitalar Comissão Permanente de Regulação Controle e Avaliação

4 Art.º 53 - Compete as Comissões Ser a interface do hospital com a CER, garantindo fluxo contínuo da informação e das internações... Exercer a Regulação no âmbito do hospital, agilizando processo regulatório do paciente na própria unidade ou para outras unidades, identificando leitos e possibilidades de alta, negociando com as equipes assistenciais remanejamentos internos e externos Fornecer subsídios à Direção da Unidade para gerenciamento dos leitos

5 Rede Própria Rede Complementar Credenciada Plantões de 12 horas – 7 dias/semana

6

7 Situação da CPRCA HGE HGRS HESF HUPES HAN HSA ORTOFORT HMV HEL HAM HPCL HAP CATO HE HMG HEB INSBOTHMH CIDADE HSF Fixa Equipe Móvel Enfermeiro móvel MATERNIDADES

8 Na pratica..... CPRCA: Identifica vagas Identifica pacientes com possibilidade de transferência Solicita avaliações pendentes Solicita relatórios de transferência Viabiliza exames de laboratórios Operacionaliza saída (procura acompanhante, repografia, etc.)

9 Instrumentos da CPRCA Sistema Informatizado Grupo Relatórios Padrão Grupo What up Cartografia da Rede Telefone

10 Vantagens Interlocução Viabiliza Regulação Avaliação Educação em Serviço Controle

11 Requisitos para CPRCA Saber trabalhar em equipe e ter interlocução com os profissionais da assistência, pacientes e acompanhantes Conhecer a normatização do Ministério da Saúde Conhecer contratos Conhecer fluxos pactuados Conhecer perfil dos estabelecimentos

12 Desafios Alimentar o sistema em tempo real Melhorar articulação com gestão de leitos da unidade para maior rotatividade dos leitos Estabelecer fluxo interno com posto da regulação Padronizar as solicitações de internações por meio dos protocolos de regulação Deixar de desenvolver ações que são própria da unidades e assumir o papel regimental

13 ENFERMEIROS CRPCA Queda de 34%

14 Ano Solicitados por dia Atendidos por dia Aumento solicitações em 460% Atendimentos em 353% de 4 solicitações por dia para 21 de 3 atendimentos dia para 14.

15 DiaSolicitadosAtendidos Aumento solicitações em 224% Atendimentos em 110% dos De 4 solicitações/dia para 14 De 3 atendimentos/dia para 7

16 Dia Solicitados por dia Atendidos por dia Aumento em 58% das solicitações Atendimentos em 76% De 5 solicitações/dia para 8 Se 4 atendimentos/dia para 5

17 Ano Solicitados por dia Atendidos por dia Aumento em 225% das solicitações Atendimentos em 200% De 4 solicitações/dia para 13 De 3 atendimentos/dia para 9

18 Aumento solicitações em 50% Nenhum aumento dos atendimentos De 2 solicitações/dia para 3; Os atendimentos ficaram inalterados Ano Solicitados por dia Atendidos por dia

19 Recomendações para estabelecimentos Implantar/implementar a Gestão de Leitos Utilizar Protocolos de Regulação Melhorar fluxo interno com a sala de regulação Elaborar e atualizar relatório a cada 48/72 horas o quadro clinico Instituir um chefe de plantão para interlocução com a CER Disponibilizar um telefone para contato permanente com a regulação

20 Obrigada


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