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Ferramenta Imprescindível da Regulação

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Apresentação em tema: "Ferramenta Imprescindível da Regulação"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramenta Imprescindível da Regulação
1º Fórum Estadual de Regulação 10 e 11/04/2014 Supervisão Ferramenta Imprescindível da Regulação Myrian Côrtes Bittencourt Coord. Técnica CER/BA e- mail Tel: (071)

2 Supervisão Hospitalar
Regimento Interno da Central Estadual de Regulação Publicado D.O em 30/04/2010 Comissão Permanente de Regulação, Controle e Avaliação

3 Comissão Permanente de Regulação Controle e Avaliação
Unidade Hospitalar CER

4 Art.º 53 - Compete as Comissões
Ser a interface do hospital com a CER, garantindo fluxo contínuo da informação e das internações... Exercer a Regulação no âmbito do hospital, agilizando processo regulatório do paciente na própria unidade ou para outras unidades, identificando leitos e possibilidades de alta, negociando com as equipes assistenciais remanejamentos internos e externos Fornecer subsídios à Direção da Unidade para gerenciamento dos leitos

5 Plantões de 12 horas – 7 dias/semana
Atuação CPRCA Plantões de 12 horas – 7 dias/semana Rede Própria Rede Complementar Credenciada

6 Tipos de cprca Fixa Móvel

7 Situação da CPRCA HGE ORTOFORT HAP HSA HGRS CATO HE HUPES HESF HMG HEB
HPCL INSBOT HMH HEL HMV HAN CIDADE HSF HAM MATERNIDADES Fixa Equipe Móvel Enfermeiro móvel

8 Na pratica..... CPRCA: Identifica vagas
Identifica pacientes com possibilidade de transferência Solicita avaliações pendentes Solicita relatórios de transferência Viabiliza exames de laboratórios Operacionaliza saída (procura acompanhante, repografia, etc.)

9 Instrumentos da CPRCA Sistema Informatizado Relatórios Padrão Grupo
Grupo What up Cartografia da Rede Telefone

10 Vantagens Educação em Serviço Interlocução Viabiliza Regulação Avaliação Controle

11 Requisitos para CPRCA Saber trabalhar em equipe e ter interlocução com os profissionais da assistência, pacientes e acompanhantes Conhecer a normatização do Ministério da Saúde Conhecer contratos Conhecer fluxos pactuados Conhecer perfil dos estabelecimentos

12 Desafios Alimentar o sistema em tempo real
Melhorar articulação com gestão de leitos da unidade para maior rotatividade dos leitos Estabelecer fluxo interno com posto da regulação Padronizar as solicitações de internações por meio dos protocolos de regulação Deixar de desenvolver ações que são própria da unidades e assumir o papel regimental

13 ENFERMEIROS CRPCA Queda de 34%

14 Aumento solicitações em 460% Atendimentos em 353%
Ano Solicitados por dia Atendidos por dia 2006 4 3 2007 6 5 2008 18 13 2009 21 14 2010 22 15 2011 2012 20 2013 Aumento solicitações em 460% Atendimentos em 353% de 4 solicitações por dia para 21 de 3 atendimentos dia para 14.

15 Aumento solicitações em 224% Atendimentos em 110% dos
Dia Solicitados Atendidos 2006 4 3 2007 5 2008 8 2009 13 7 2010 2011 9 2012 12 6 2013 14 Aumento solicitações em 224% Atendimentos em 110% dos De 4 solicitações/dia para 14 De 3 atendimentos/dia para 7

16 Aumento em 58% das solicitações Atendimentos em 76%
Dia Solicitados por dia Atendidos por dia 2006 5 4 2007 6 2008 9 2009 12 8 2010 14 2011 11 7 2012 2013 Aumento em 58% das solicitações Atendimentos em 76% De 5 solicitações/dia para 8 Se 4 atendimentos/dia para 5

17 Aumento em 225% das solicitações Atendimentos em 200%
Ano Solicitados por dia Atendidos por dia 2006 4 3 2007 5 2008 8 2009 10 6 2010 13 2011 12 7 2012 2013 9 Aumento em 225% das solicitações Atendimentos em 200% De 4 solicitações/dia para 13 De 3 atendimentos/dia para 9

18 Aumento solicitações em 50% Nenhum aumento dos atendimentos
Ano Solicitados por dia Atendidos por dia 2006 2 1 2007 2008 2009 3 2010 2011 2012 2013 Aumento solicitações em 50% Nenhum aumento dos atendimentos De 2 solicitações/dia para 3; Os atendimentos ficaram inalterados

19 Recomendações para estabelecimentos
Implantar/implementar a Gestão de Leitos Utilizar Protocolos de Regulação Melhorar fluxo interno com a sala de regulação Elaborar e atualizar relatório a cada 48/72 horas o quadro clinico Instituir um chefe de plantão para interlocução com a CER Disponibilizar um telefone para contato permanente com a regulação

20 Obrigada


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