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Avaliação da implantação das ações de Controle,

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Apresentação em tema: "Avaliação da implantação das ações de Controle,"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação da implantação das ações de Controle,
Avaliação e Auditoria do SUS - Vitória da Conquista * Pactuação com municípios da Região Sudoeste * Cotas de Internações Hospitalares * Médicos Autorizadores-AIH * Centrais de Regulação Gestão Plena da Atenção Básica - Março/98 Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde - Outubro/99

2 Situação Pré-Gestão Plena
* Inexistência de ações de controle, avaliação e auditoria * Cobrança generalizada aos pacientes pela rede contratada * Cobrança ao SUS de procedimentos e internações não realizadas * Alteração de diagnóstico e procedimentos das internações * Inexistência de critérios técnicos para contratação dos serviços * Distorções na programação de oferta de serviços

3 Contrato Emergencial com prestadores de serviços do SUS
* Decreto do Executivo Municipal - Situação de emergência * Contrato - Portaria Ministerial - Outubro/1993 * Programação provisória - correção de algumas distorções (oftalmologia, ortopedia, fisioterapia, patologia clínica, etc...) Setor de Autorização de Internações Hospitalares * Eletivas * Urgência/Emergência

4 Licitação para contratação de serviços privados
* Edital - Contrato / Planilhas de avaliação * Greve de 6 hospitais privados da rede SUS - 12 dias * Acordo Judicial * Procedimentos de licitação deserta

5 Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria do SUS
* Avaliação e regulação da oferta de serviços * Autorização de procedimentos ambulatoriais especializados e internações hospitalares * Articulação com os municípios pactuados * Supervisão dos serviços hospitalares * Investigação de denúncias/reclamações dos usuários * Serviços de resgate, remoção e pré-hospitalar * Ressarcimento ao SUS – planos privados

6 Regulação do atendimento ambulatorial especializado eletivo
Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Mecanismo de regulação do Serviço Único de Saúde Facilita o acesso da população a consultas e procedimentos ambulatoriais especializados Garantir a gratuidade no atendimento pelo SUS coibindo a cobrança de taxas pelos prestadores privados contratados Evitar cobrança ao SUS de procedimentos não realizados pelos prestadores Ferramenta de programa e avaliação da oferta de serviços

7 Regulação do atendimento de emergência
Médicos supervisores hospitalares Médicos autorizadores Médicos auditores Postos avançados 24 horas nas principais emergências Central de Ambulâncias Serviço de Remoção e Atendimento Pré-Hospitalar UTI Móvel Médicos reguladores (Portarias 17 a 20/01 de 04/09/01) Central de Internações Hospitalares (fase experimental)

8 Evolução da produção de internações hospitalares

9 Evolução da produção de internações hospitalares

10 Evolução da produção de internações hospitalares

11 Evolução da produção de internações hospitalares

12 Evolução da produção de internações hospitalares

13 Evolução da produção de internações hospitalares

14 Evolução da produção de internações hospitalares

15 Evolução da produção de internações hospitalares

16 Evolução da produção de internações hospitalares

17 Evolução da produção de internações hospitalares

18 Evolução da produção de internações hospitalares

19 Evolução da produção ambulatorial

20 Evolução da produção ambulatorial

21 Evolução da produção ambulatorial

22 Evolução da produção de internações hospitalares

23 Projetos em Implantação Projetos em Implantação – 2002
Central de Internação Hospitalar Informatizada (fase experimental) Informatização da rede básica Comunicação “on-line” de toda a rede Novo sistema informatizado laboratorial Cartão SUS Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados “on-line” com a rede de atenção básica

24 Contratação de consultoria para avaliação
Atividades projeto REFORSUS Atividades projeto REFORSUS Contratação de consultoria para avaliação externa do trabalho desenvolvido Registro dos passos seguidos pela Auditoria Análise das bases de dados (SIA e SIH) Entrevistas com informantes-chave Análise e discussão com a equipe da SMS Elaboração do documento de registro e avaliação da experiência


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